Jump to content
  • 0

Como calcular a minha reserva de emergência

Felipe D Amato Vieira Da Cruz

Pergunta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Fala Felipe, tudo bem ?

Cara, se você não tem custo fixo e mora com seus pais é difícil calcular uma reserva de emergência e dimensionar o que seria um valor oK pra você ter guardado.

O que eu diria pra você refletir é sobre os seus planos ...
Pretende morar sozinho logo ?
Se sim, comece a entender o que seria o valor de um aluguel e/ou custos envolvendo moradia e uma vida independente ...
Isso incluiria:

• Aluguel
  • Luz
  • Internet 
  • Alimentação 
  • Transporte 
  • por ai vai ...

A ideia é da reserva de emergência é justamente pra você conseguir sobreviver por um período sem a necessidade do trabalho e ou uma emergência que é necessário um valor guardado e com liquidez imediata.

No seu caso, como você é novo, EU, iria tentar entender quais seriam os custos do que mencionei acima para dar uma ideia a você do quanto seria um valor ideal no futuro para você ter guardado.

Editado por Gabriel Dotto Falkembach
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

@Felipe D Amato Vieira Da CruzVocê consegue ter uma noção baseado no que você ganha, se não estou enganado Raul cita nas aulas em torno de 6 meses dos custos fixos, pega o que vc ganha e tira 25% (O que seria de investimento), o resto seria custo fixo, ai você multiplica por 6 e chega a um valor.

Outra forma é você ver os custos da sua casa (O que seus pais gastam por mês) e ter uns 5/6 meses desse valor de reserva, se algum dia (Deus o livre) acontecer algo com seus pais você teria condições de manter a casa por um tempo. Se seus pais já tiverem uma estrutura financeira OK, então faz a primeira opção mesmo.

Euuuuu... no seu lugar juntaria uns 5 meses do salário FULL

Obs: Os 6 meses acredito que são para pessoas que tenham uma certa previsibilidade na renda.

Editado por Samuel Henrique Da Silva
Link para compartilhar

• Criar novo...