Jump to content
  • 1

Tesouro Direto x cofrinho Banco Digital

Danilo Ribeiro Faial

Pergunta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
14 minutes ago, Danilo Ribeiro Faial disse:

Fala galera! 
sou aluno novo, passando pelo módulo 3 onde estão as aulas sobre os títulos do Tesouro. 
tenho algum dinheiro guardado no cofrinho Pic Pay que rende 102% do CDI que dá 13,41%/ano. Enquanto os dois títulos do  tesouro Selic pós fixados disponíveis no momento são: Selic + 0,5 = 13,30 e Selic + 0,11 = 13,36. Ou seja; ambos perdem para cofrinho. Ainda há o fato de liquidez diária e a facilidade, no caso do “cofrinho” de ter acesso a esse dinheiro caso necessário. Sei que o tesouro é o investimento mais seguro do Brasil, mas pra valores até 250k o cofrinho ainda tem FGC. Se nada me passou despercebido, a menos que seja um valor maior que 250k, me pergunto pq alguém investiria no tesouro Selic? Me desculpe se estou dizendo uma grande bobagem aqui, sou iniciante tentando aprender. Obrigado senhores. 

@Danilo Ribeiro Faial,

Meu caro, creio q uma parte da resposta vc mesmo já disse, mas vamos lá...

Existe uma diferença, ao meu ver, crucial entre cofrinhos e cdbs em relação ao tesouro direto...

Tesouro direto tb possui liquidez diária, pq o governo recompra títulos todos os dias! Então não está aí...

FGC não salvará ninguém se houver uma "pane" do nosso sistema financeiro, aliás... Se um banco do calibre de Bradesco, Santander, BB, e afins ousar quebrar, o FGC já não aguenta pagar todo mundo! Então, a solidez está realmente no tesouro direto, visto q o governo seria o último a quebrar de fato!

E os cdbs tem prazo de vencimento em detrimento do tesouro direto que os prazos são bem alongados perto dos títulos privados dos bancos, melhorando minha composição de juros no tempo com a liquidez que eu ainda preciso em caso de emergência!

Então, na minha modesta opinião, uso do limite do fgc com bancos menores para extrair LCAs, LCIs e cdbs que deem rendimento aí de 120% do CDI ou mais... 

Fora isso, me mantenho seguro no tesouro selic... Pq se precisar "queimar" uma garantia do fgc, q seja pra proteger de um risco maior...

Eis a minha modestissima opinião, q espero possa lhe ajudar a pensar sobre o assunto! 😉

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Danilo Ribeiro Faial disse:

Fala galera! 
sou aluno novo, passando pelo módulo 3 onde estão as aulas sobre os títulos do Tesouro. 
tenho algum dinheiro guardado no cofrinho Pic Pay que rende 102% do CDI que dá 13,41%/ano. Enquanto os dois títulos do  tesouro Selic pós fixados disponíveis no momento são: Selic + 0,5 = 13,30 e Selic + 0,11 = 13,36. Ou seja; ambos perdem para cofrinho. Ainda há o fato de liquidez diária e a facilidade, no caso do “cofrinho” de ter acesso a esse dinheiro caso necessário. Sei que o tesouro é o investimento mais seguro do Brasil, mas pra valores até 250k o cofrinho ainda tem FGC. Se nada me passou despercebido, a menos que seja um valor maior que 250k, me pergunto pq alguém investiria no tesouro Selic? Me desculpe se estou dizendo uma grande bobagem aqui, sou iniciante tentando aprender. Obrigado senhores. 

Bom dia, @Danilo Ribeiro Faial !

Apenas complementando nosso amigo @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia.

Um adendo ao FGC que as vezes passa batido é que valor a ser ressarcido não cai na conta de imediato. Leva umas semaninhas aí até o emissor fazer a oficialização da falência, o reconhecimento disso por parte do FGC, o pedido de ressarcimento do investidor ao FGC (feito via app do FGC e aqui começa a ficar lento pois imagina quantas pessoas não estarão fazendo o mesmo), a consolidação do pedido X o que a pessoa tinha de fato no emissor que foi pro vinagre (aqui é onde normalmente mais demora, os dias, semanas) e só então o valor cai na conta.

E na minha humilde opinião, entre um banco digital que se sobressai com 0,10% de rentabilidade em comparação com a segurança do tesouro Selic, eu iria de tesouro. O tempo passado com a cabeça no buy and hold me fez prezar muito a segurança  😅

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Danilo Ribeiro Faial disse:

Fala galera! 

faz uma aplicação num titulo do tesouro, e depois coloca o mesmo valor numa caixinha cofrinho picpay, olha depois de um ano o valor que tem em cada um.

Apenas a maquiagem dos dados

No tesouro, você aplica e tem uma taxa contratada por um prazo determinado, não vai mudar no meio do caminho.

Condições do picpay (https://picpay.com/app_webviews/terms)

4.8.1. Ao movimentar o saldo disponível entre a sua Carteira e os Cofrinhos, Você concorda com a emissão de um novo CDB, com prazos e taxas de rendimento que podem ser diferentes do anteriormente investido, incluindo a incidência de tributos. Você poderá consultar todas as condições no momento da movimentação.

4.8.2. Taxas. Os valores das taxas e os indexadores utilizados para fins de rendimentos não são fixos e podem sofrer alterações a qualquer momento. Em caso de alteração, Você poderá consultar as novas condições por meio dos canais de atendimento do PicPay ou no próprio Aplicativo.

4.8.4. Alteração ou encerramento. A qualquer momento poderemos suspender ou encerrar a geração do rendimento, temporária ou definitivamente, sem justificação prévia, bem como alterar as condições do rendimento, especialmente a relativa à taxa e ao indexador aplicável a ele. Em decorrência de alteração das condições de rendimentos, os valores investidos em CDB poderão ser resgatados antecipadamente e/ou ser reinvestidos em novos CDB nos mesmos termos da Cláusula 4.8, a critério do PicPay.

4.8.6. Vigência. Estas condições serão válidas por prazo indeterminado, podendo ser alteradas a qualquer momento. Em caso de alteração, Você poderá consultar as novas condições por meio dos canais de atendimento do PicPay ou no próprio Aplicativo.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...