Ainda estou com o curso em progresso, mas já terminei o módulo 3, e uma ação que eu já tomei foi resgatar alguns FIAs e FIMs que eu tinha, os quais começaram a liquidar e estão me gerando um caixa para redistribuir corretamente quando terminar o curso.
Dado que ainda devo levar pelo menos um mês para concluir o curso, e não pretendo usar todo o caixa de uma vez quando terminar (farei aportes graduais), pensei em colocar parte desse caixa em LCIs/LCAs de liquidez mais curta (1-2-3 meses) ao invés do tesouro selic (respeitando o FGC, claro). Faria isso pois, considerando a isenção de imposto, LCIs/LCAs com taxa maior que 79% já são mais atrativos que a selic nesse curto prazo.
Meu raciocínio está correto? Sei que devo evitar prazos menores que 30 dias devido ao IOF, mas acima disso estaria ok. Devo me atentar a mais algum ponto? Vi algo sobre existir um prazo mínimo de 90 dias para esse tipo de investimento, mas estou vendo prazos menores na plataforma em que invisto atualmente.
Pergunta
Lucas Fernandes
Olá pessoal, meu primeiro post aqui :)
Ainda estou com o curso em progresso, mas já terminei o módulo 3, e uma ação que eu já tomei foi resgatar alguns FIAs e FIMs que eu tinha, os quais começaram a liquidar e estão me gerando um caixa para redistribuir corretamente quando terminar o curso.
Dado que ainda devo levar pelo menos um mês para concluir o curso, e não pretendo usar todo o caixa de uma vez quando terminar (farei aportes graduais), pensei em colocar parte desse caixa em LCIs/LCAs de liquidez mais curta (1-2-3 meses) ao invés do tesouro selic (respeitando o FGC, claro). Faria isso pois, considerando a isenção de imposto, LCIs/LCAs com taxa maior que 79% já são mais atrativos que a selic nesse curto prazo.
Meu raciocínio está correto? Sei que devo evitar prazos menores que 30 dias devido ao IOF, mas acima disso estaria ok. Devo me atentar a mais algum ponto? Vi algo sobre existir um prazo mínimo de 90 dias para esse tipo de investimento, mas estou vendo prazos menores na plataforma em que invisto atualmente.
Agradeço desde já!
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
1
1
DIAS POPULARES
24/Fev
5
Top Posters For This Question
Lucas Fernandes 3 posts
Flavio Prado 1 post
Eddy Paulini 1 post
DIAS POPULARES
24/Fev 2025
5 posts
Os mais famosos desse tópico
Flavio Prado
@Lucas Fernandes não sei o valor que você está falando, mas creio que a diferença que você terá serão poucos reais a mais, se não forem centavos a mais. Creio que não há necessidade de investir o valo
Lucas Fernandes
Valeu pela resposta Flavio, fiz umas continhas. A taxa que vi hoje para os LCs nesses prazos é de 84%. Comparando os resultados (me corrija caso tenha feito algo errado rs)... Rentabilidade de 10
Lucas Fernandes
Olá pessoal, meu primeiro post aqui :) Ainda estou com o curso em progresso, mas já terminei o módulo 3, e uma ação que eu já tomei foi resgatar alguns FIAs e FIMs que eu tinha, os quais começara
4 respostas para essa pergunta
Recommended Posts