Jump to content
  • 0

Vendo ou não minha casa pra jogar em FII's?

Luiz Gustavo Falcão Pereira

Pergunta

Pessoal, tenho uma casa que vale R$ 360 mil, está financiada, mas a prestação eh baixissima (menos de 500 reais/mes), porem como minha familia cresceu, eu alugo ela e completo um valor pra pagar o aluguel do apto que estou agora. A casa eu alugo por R$ 1800,00 ao mes e coloco mais R$ 600,00 pra completar o valor do apto que moro. Acontece que essa casa que tenho é de liquidez mto alta, ou seja, consigo pegar na minha mão rapidamente R$ 300 mil, livre (tenho 50 mil de saldo devedor de financiamento). Compensa vender a casa e jogar todo esse valor em FII's? Fiz simulações aqui com varios FII's e na média, consigo tranquilo R$ 2.800,00 ao mes. Nessa hipotese eu ganho R$ 1.000 reais a mais e ainda livro do financiamento, ou seja, R$ 1.500 a mais que o imóvel me dá. Como vi que tem mtos FII's com P/VP abaixo de 1, fico tentado a fazer uma jogada dessa. Acha que vale a pena?

• Brabo 3
Link para compartilhar

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

Pessoal, tenho uma casa que vale R$ 360 mil, está financiada, mas a prestação eh baixissima (menos de 500 reais/mes), porem como minha familia cresceu, eu alugo ela e completo um valor pra pagar o aluguel do apto que estou agora. A casa eu alugo por R$ 1800,00 ao mes e coloco mais R$ 600,00 pra completar o valor do apto que moro. Acontece que essa casa que tenho é de liquidez mto alta, ou seja, consigo pegar na minha mão rapidamente R$ 300 mil, livre (tenho 50 mil de saldo devedor de financiamento). Compensa vender a casa e jogar todo esse valor em FII's? Fiz simulações aqui com varios FII's e na média, consigo tranquilo R$ 2.800,00 ao mes. Nessa hipotese eu ganho R$ 1.000 reais a mais e ainda livro do financiamento, ou seja, R$ 1.500 a mais que o imóvel me dá. Como vi que tem mtos FII's com P/VP abaixo de 1, fico tentado a fazer uma jogada dessa. Acha que vale a pena?

Como você já não está morando nesta casa, e só é usada como um investimento, acredito que faz sentido investir em algo mais rentável. 

Mas se você for vender, tb é importante verificar a possibilidade de comprar um novo imóvel do tamanho adequado para sua família, pois ao vender o primeiro imóvel, você terá que pagar o ganho de capital. Mas se utilizar o que recebeu para comprar um novo imóvel, não precisa pagar esse imposto.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

O cerne da questão, é que em caso de um revés financeiro, você tem a possibilidade de morar nessa casa gastando pouco, como voce mesmo diz, mesmo que em condições piores, pagando bem menos que seu próprio aluguel, alem do que em ultima analise pode até pode deixar de pagar o financiamento em uma emergencia e "" morar de graça"" até resolver seu problema. Então não faria isso no seu lugar. Ainda mais sendo seu único imóvel.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Oi, Boa noite.

Resposta rápida: Não.

Resposta longa:

Considerando que o mundo caia, você perde seu emprego e seu inquilino saiu e a casa não esta alugando,  como pagar o aluguel? Não é melhor manter a sua segurança familiar em primeiro lugar? considere que os Fii's estão em promoção hoje, mas você acredita que a Selic só vai estar alta hoje?  estamos em um pais inflacionário, não consegue manter a inflação sob controle nunca, o cenário pode melhorar hoje e amanha já pode piorar, a única certeza é a incerteza.  Hoje pode parecer uma oportunidade, mas e se passarem uma regulação que os Fii's deverão pagar uma vez no ano ou no semestre? vender? manter? o que fazer? 

Se eu fosse você eu manteria minha casa como mantenho hoje, não venderia se não fosse o caso de eu precisar me mudar, e mesmo assim consideraria deixar ela mobiliada e alugada. A segurança do teto sobre a sua cabeça não tem preço.

Espero ter ajudado em algo, Abraço.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

@Luiz Gustavo Falcão Pereira complementando os colegas, a decisão é pessoal, além disto há a "análise financeira" e a "análise familiar". Pelo lado financeiro, apesar do valor do aluguel estar bom (0,50%), provavelmente os ganhos colocando o valor em FIIs vão render mais. No entanto você tem Família e ela é prioridade.

Eu entendo que se vender a sugestão seria a compra de um imóvel mais adequado a sua Família, de preferência sem precisar financiar. Caso este seja o seu único imóvel, pelo valor dele, é isento de ganho de capital. Sugiro que baixar o programa GCAP 2025 da Receita Federal para simular como seria a venda do imóvel. É este o programa que é usado para calcular o DARF, então seria uma simulação real de como seria uma venda.

Vale lembrar que não é recomendação de fazer ou não, é para ajudar com opções.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Pensando pelo lado família... se fosse eu, aumentaria aportes de caixa(para oportunidade de comprar um imovel maior) e dentro de um prazo X venderia...colocaria algo em torno de 80% em FII's o restante daria de entrada em um financiamento com juros menor do que vc ganha dos fii's ou se conseguisse pagaria a vista...

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
20 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

se tem família, melhor não brincar

mesmo que financeiramente a matemática esta do teu lado, se alguma coisa der errado, vai morar num FII?

ta recebendo 0,5% de rendimentos, é o esperado para um aluguel, se comparar com os FIIs, realmente pode facilmente conseguir 0,7 para mais, mas isso pode variar, pode ser taxado, e se o teu aluguel aumentar?

financeiramente ta certo, mas se tem família, filhos pequenos, melhor saída seria vender para comprar uma casa maior, pois o seu aluguel vai ser reajustado, em quanto o financiamento, vai te dar um valor mensal que vai diminuir com o tempo

Boa Resposta ...

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
20 horas atrás, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

Rapaiz, queria muito ouvir isso numa pergunta de live

mas ja sabemos a resposta 

"Se der alguma merda nos alugueis - principalmente no que vc paga - , você vai ir morar no escritório do FII?"

tirando a brincadeira de lado, voce tem familia, e um imovel traz segurança, e por mais que esteja alugando , em um caso excepcional onde vc tenha que voltar pra ele, vc tem um teto pra sua familia...

Invista em FII com dinheiro novo... Investimentos tem que ser com aquele dinheiro que nao vamos precisar no curto medio prazo, senao estamos nos expondo a um risco sem necessidade

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Eu não indico fazer isso não. 

Caso tudo dê certo e o valor investido renda sempre o "esperado" (algo em torno de 0,85% na média) você se sai bem e receberia R$2550,00 ao mês (considerando os 300k que receberia após pagar o saldo e quitar a casa), isso ainda sobraria R$150,00 para você investir deste valor, após pagar seu aluguel.

Agora se o rendimento médio cair para 0,6% ano mês por um período?? Neste cenário você receberia dos investimentos em FIIs R$1800,00, o restante do valor do seu aluguel tiraria de onde?? Esse cenário você não considerou??

Pode até ficar tentado, mas faça as contas nos 2 cenários. Como já disseram acima, se tudo der errado, vai morar no FII? Ainda por cima com a família que cresceu? Não haja por impulso. Calcule, calcule e calcule de novo, até ter certeza que é uma boa opção (eu não acho!!) 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
21 horas atrás, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

Na matemática pode funcionar bem, lembre-se o rendimento pode variar e as cotas podem subir ou descer, ainda que seja uma oscilação menor conseguirá conviver com essa oscilação do patrimônio e da renda?

Vc já mora de aluguel, então não seria uma mudança drástica, sobraria até mais uma grana, se não pretende voltar para casa, lembrando que uma casa vc pode ampliar, subir andar e fazer que ela atenda sua necessidade atual, colocar painéis solares, torná-la mais auto sustentável.

Se fosse seu segundo patrimônio por assim dizer, eu arriscaria dizer faça, mas melhor vc colocar todos os pontos positivos e negativos, falar com sua mulher e filhos o que acham da ideiai, daí começar a amadurecer a questão.

E tem outro ponto, o imóvel ao longo do tempo valorizou, nos Fiis é extremamente importante fazer novos aportes para que o patrimônio aumente, consequentemente a renda.

Eu iria para ponta do lápis, existe uma diferença grade de construir patrimônio aporte a aporte (500, 1000 mês a mês), diferente de colocar 300 mil todo em fiis e de uma tacada só, fora escolher os ativos, que talvez na AUVP Consultoria ajude, Raul soltou um vídeo hj da montagem de uma carteira de 20 mil reais, que poderia ser usada para valores até maiores.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Concordo com a maioria que disse que é melhor não fazer isso, pois vc está alugando uma outra casa e a casa ainda é financiada, se acontecer qualquer imprevisto de o inquilino sair ou atrasar o aluguel e vc não receber o salário por exemplo, vai bagunçar tudo seu orçamento.
Eu tinha um apto quitado e comprei uma casa maior que também está quitada, neste caso, resolvi vender o apto e colocar tudo em FII's, não me arrependo nenhum pouco de ter feito isso, o rendimento dá muito mais que o valor do aluguel e sem dor de cabeça com inquilino me enchendo o saco.
Só acho válido fazer isso se os imóveis estiverem quitados e tivermos uma morada nossa, para em caso de caos total, ainda tivermos pelo menos um teto pra nos abrigar.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...