Jump to content
  • 0

Marcação a mercado nos titulos do Tesouro Renda+

Eliane Cunha

Pergunta

Olá investidores,

Achei fácil entender a marcação a mercado nos títulos pré-fixados, mas estou confusa sobre como ela acontece nos títulos do Tesouro Renda+. Pensei em comprar um título para o meu filho menor de idade, como uma garantia de aposentadoria, já que são títulos de longo prazo, e o tempo é o melhor amigo dos juros compostos. Mas como o prazo é longo, a variação da marcação a mercado tende a ser maior, o que me preocupa.

Na simulação de compra, o valor a ser recebido é calculado com base no valor do título hoje. Então se a taxa de juros cair, o valor do título deveria subir, mas e se a inflação subir tb? Como é feito esse cálculo?

Agradeço muito se alguém puder me ajudar.

• Brabo 2
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
6 horas atrás, Eliane Cunha disse:

Olá investidores,

Achei fácil entender a marcação a mercado nos títulos pré-fixados, mas estou confusa sobre como ela acontece nos títulos do Tesouro Renda+. Pensei em comprar um título para o meu filho menor de idade, como uma garantia de aposentadoria, já que são títulos de longo prazo, e o tempo é o melhor amigo dos juros compostos. Mas como o prazo é longo, a variação da marcação a mercado tende a ser maior, o que me preocupa.

Na simulação de compra, o valor a ser recebido é calculado com base no valor do título hoje. Então se a taxa de juros cair, o valor do título deveria subir, mas e se a inflação subir tb? Como é feito esse cálculo?

Oi Elaine, Boa noite.

O Tesouro Renda+ já está atrelado ao IPCA, então a variação da inflação em si não afeta diretamente o preço do título no curto prazo. No entanto, a expectativa de inflação pode impactar as taxas de juros do mercado. Se o mercado acredita que a inflação futura será maior, isso pode levar a um aumento nas taxas de juros, reduzindo o preço do título no curto prazo.

Vale a pena para o seu filho?

Na minha opinião, se a ideia é garantir uma aposentadoria para ele e você não pretende vender antes do vencimento, o Tesouro Renda+ pode ser uma boa opção. Como você disse, o tempo é um grande aliado dos juros compostos. Mas se houver a chance de precisar do dinheiro antes, talvez seja melhor avaliar outros investimentos com menor volatilidade.

Espero ter ajudado.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Eliane Cunha disse:

Olá investidores,

@Eliane Cunha, se a inflação subir, provavelmente o valor no título sofrerá uma marcação a mercado positiva, pois o título renderá mais. 
Provavdlmente neste momento as instituições estarão emitindo títulos atrelados ao IPCA com a taxa fixa menor do que você adquiriu.

Lembre-se, quando a inflação está alta, os títulos atrelados à inflação não são tão atrativos . Quando não se fala inflação, é o momento de investir..

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Ola Eliane,

Complementando, um título atrelado a IPVA sofrerá marcação a mercado correspondente a taxa q ele está vinculado.

São coisas distintas, títulos atrelados a SELIC e títulos atrelados ao IPCA.

Neste caso seu título é atrelado a IPCA, e como bem explicado pelo Ricardo sofrerá a marcação com o IPCA.

IPCA sobe, preço cai, e os novos títulos tendem vir com a taxa X menor. Seu título do IPCA + X  será então precificado dessa forma.

Espero ter ajudado. E uma grande forma de ajudar seu pequeno é trazendo a educação financeira na rotina dele também.

Bons estudos.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Ricardo Tuller Mendes disse:

@Eliane Cunha, se a inflação subir, provavelmente o valor no título sofrerá uma marcação a mercado positiva, pois o título renderá mais. 
Provavdlmente neste momento as instituições estarão emitindo títulos atrelados ao IPCA com a taxa fixa menor do que você adquiriu.

Lembre-se, quando a inflação está alta, os títulos atrelados à inflação não são tão atrativos . Quando não se fala inflação, é o momento de investir..

Fala @Ricardo Tuller Mendes, tudo bem?

Sua resposta me gerou uma dúvida, pois você disse que se o IPCA alterar teremos marcação à mercado, mas pelo que entendi não é isso. Sou novo por aqui, então preciso de mais informação que os veteranos... :D

Pelo que entendi, como é Tesouro IPCA+, se a inflação subir ou descer, não influencia, pois contratou por IPCA+Taxa e a Taxa é o ganho real, sendo que rende o IPCA + essa taxa.

Agora, se as taxas atuais mudam, e pelo que entendi depende de n fatores, inclusive a SELIC, então aí sim você tem uma marcação à mercado, pois atualmente ele estará sendo ofertado por uma taxa maior ou menor.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 03/03/2025 at 16:07, Eliane Cunha disse:

Olá investidores,

Boa noite, @Eliane Cunha !

Apenas complementando nossos amigos.

Na prática, na fase de acumulação que é onde você vai aportar mensalmente até uma determinada data para começar a receber de volta o valor, nada muda se compararmos diretamente com um Tesouro IPCA+ tradicional. O efeito da marcação a mercado irá existir mas não será um problema caso não realize vendas antecipadamente.

Isso fixa sua taxa contratada em cada compra. Apenas ilustrando com números hipotéticos:

No primeiro mês você compra um Renda+ IPCA+5%, no mês 2 IPCA+5,5% e no mês 3 IPCA+4,8%. No vencimento que seria a transição da fase de acumulo para a fase de recebimento, cada título vai pagar mensalmente um valor equivalente a taxa contratada. Suponhamos que o título do mês 1 de IPCA+5% gera uma renda mensal de R$50. O título do mês 2 de IPCA+ 5,5% gera R$52 e o título do mês 3 de IPCA+ 4,8% gera R$ 49. Logo, eu recebo mensalmente R$151 (considerando claro apenas estes três meses).

Espero que agregue ao tema e tenha ajudado a esclarecer as dúvidas!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Artur Barbosa disse:

Fala @Ricardo Tuller Mendes, tudo bem?

Sua resposta me gerou uma dúvida, pois você disse que se o IPCA alterar teremos marcação à mercado, mas pelo que entendi não é isso. Sou novo por aqui, então preciso de mais informação que os veteranos... :D

Pelo que entendi, como é Tesouro IPCA+, se a inflação subir ou descer, não influencia, pois contratou por IPCA+Taxa e a Taxa é o ganho real, sendo que rende o IPCA + essa taxa.

Agora, se as taxas atuais mudam, e pelo que entendi depende de n fatores, inclusive a SELIC, então aí sim você tem uma marcação à mercado, pois atualmente ele estará sendo ofertado por uma taxa maior ou menor.

Isso aí @Artur Barbosa, no IPCA+Taxa, a Taxa é o ganho real. Agora, se a inflação subir ou descer, influencia no título sim, porém se você seguir até o fim, receberá exatamente o valor contratado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Pessoal,

Somente um complemento… tem até vídeo do Raul no canal falando sobre o renda+
Em resumo, pra gente que estuda sobre investimentos, não vale a pena.

Uma boa carteira com bons ativos, seguindo o diagrama, vai entregar mais que esses títulos.

Um ponto importante para levar em conta, no renda+ depois de 20anos termina os pagamentos (quando você entra na fase de receber) o que pode não ser muito boa coisa !

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...