Jump to content
  • 0

Marcação a mercado ( duvida) 2025 /março

Carlos Lucas Vidal Lima

Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Correto o que vc falou sobre reinvestir o resto do lucro , pensado ate o vencido do titulo pra gerar mais lucro,. Eu vi isso na aula e tava ciente sobre isso tbm. Erro nao comentar sobre. 

Mas só queria saber se eu estava mesmo fazendo certo sobre a marcação a mercado, já que sou novo nisso e tentando errar minimo possivel... Obrigado pelo comentario! 

Espero que pessoal comente mais e eu esclarece mais ainda e evolua nesse mundo.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Carlos Lucas Vidal Lima !

Acho importante reforçar alguns conceitos.

Seu raciocínio está correto em pensar que se a taxa de juros depois de um tempo começar a cair dado o patamar de hoje é que considerado elevado, você pode realizar uma marcação a marcado.

Mas o conceito da marcação é antecipar ganho e rentabilidade. Jamais uma marcação a mercado pagará para você um valor ou rentabilidade maior do que o que será entregue no vencimento do título. Por isso é mais correto pensar sempre primeiro no contrafluxo do que na marcação. Entenda a marcação como um bônus que podemos eventualmente ter ao levar um título do tesouro IPCA+ ou prefixado.

Além disso, para a marcação fazer sentido, é necessário reinvestir o valor em um outro título que esteja pagando minimamente mais do que se você levasse o título até o vencimento. Caso contrário, você estaria apenas desacelerando os juros compostos. Vamos pensar em um exemplo onde você adquiriu um título do tesouro prefixado de 13%a.a. Ao decorrer do tempo, o título está marcado para cima e já lhe pagou 11% da rentabilidade antes do momento em que ele teria acumulado essa rentabilidade. Se ao resgatar você não conseguir reinvestir este valor em outro título que gere uma rentabilidade minimamente de 13% (valor contratado do título), não faz sentido resgatar. Se você reaplica o valor, por exemplo, em um título pagando 10%, você receberia mais levando o título até o vencimento que pagará os 13%. 

Espero que tenha ficado claro!

Excelente explicação.

Quando você diz:

Além disso, para a marcação fazer sentido, é necessário reinvestir o valor em um outro título que esteja pagando minimamente mais do que se você levasse o título até o vencimento. Caso contrário, você estaria apenas desacelerando os juros compostos.

É o que o Raul falou sobre o Custo da Oportunidade, nesse caso, quando consegue antecipar parte dos ganhos e tiver uma oportunidade melhor, mesmo pagando o IR, certo?

Então, ainda não fiz o cálculo, mas farei, na marcação a merdado você está antecipando ganhos, por exemplo, 80%, 90%, mas nunca acima de 100%. Pois é, agora escrevendo me parece óbvio, pois o preço está sendo reajustado para no final ter os R$1.000,00 por cota.

Isso?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Boa tarde, @Artur Barbosa !

16 minutes ago, Artur Barbosa disse:

É o que o Raul falou sobre o Custo da Oportunidade, nesse caso, quando consegue antecipar parte dos ganhos e tiver uma oportunidade melhor, mesmo pagando o IR, certo?

Exatamente.

16 minutes ago, Artur Barbosa disse:

Então, ainda não fiz o cálculo, mas farei, na marcação a merdado você está antecipando ganhos, por exemplo, 80%, 90%, mas nunca acima de 100%. Pois é, agora escrevendo me parece óbvio, pois o preço está sendo reajustado para no final ter os R$1.000,00 por cota.

Isso?

Perfeito!

Pegou certinho a ideia do todo  =)

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Olá pessoal, fiquei curioso com isso, e gostaria de saber se hoje existe alguma aplicação que detectasse esses momentos na carteira.

Exemplo, alguma aplicação que monitorasse o custo de oportunidade, e verificasse o momento de sacar o dinheiro de um IPCA+ ou prefixado, e também já observasse possíveis candidatos para reinvestir.

Link para compartilhar

• 0
8 minutes ago, Felipe Oliveira Ferreira disse:

Olá pessoal, fiquei curioso com isso, e gostaria de saber se hoje existe alguma aplicação que detectasse esses momentos na carteira.

Exemplo, alguma aplicação que monitorasse o custo de oportunidade, e verificasse o momento de sacar o dinheiro de um IPCA+ ou prefixado, e também já observasse possíveis candidatos para reinvestir.

@Felipe Oliveira Ferreira eu não conheço nenhum aplicativo que consiga acompanhar o seu título e  mesmo tempo verificar se há algum outro título para compra que seja melhor que aquele que você tem. São muitas variáveis a considerar e creio que não tenha como automatizar.

Como o movimento dos juros é relativamente lento, conseguimos acompanhar as oportunidades. 

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...