Eu entendi a ideia de que se a taxa de juros diminui, o valor de um título aumenta. E o contrário também acontece. Mas a minha pergunta é, como eu consigo calcular o ganho de fato se algo assim acontece, considerando quando isso vai acontecer.
Por exemplo: Se eu investir hoje no tesouro renda + 2055 (com vencimento para o dia 15/12/2076), à uma taxa de IPCA + 7,27%. E daqui a 3 anos por exemplo, a taxa de juros cai e esse título fica a IPCA + 5%. Como eu descubro o valor que eu receberia ao me aproveitar da marcação a mercado vendendo o título?
Espero que tenha ficado claro.
Muito obrigado
Pergunta
Maurício Leite
Eu entendi a ideia de que se a taxa de juros diminui, o valor de um título aumenta. E o contrário também acontece. Mas a minha pergunta é, como eu consigo calcular o ganho de fato se algo assim acontece, considerando quando isso vai acontecer.
Por exemplo: Se eu investir hoje no tesouro renda + 2055 (com vencimento para o dia 15/12/2076), à uma taxa de IPCA + 7,27%. E daqui a 3 anos por exemplo, a taxa de juros cai e esse título fica a IPCA + 5%. Como eu descubro o valor que eu receberia ao me aproveitar da marcação a mercado vendendo o título?
Espero que tenha ficado claro.
Muito obrigado
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
2
2
1
DIAS POPULARES
5/Mar
6
6/Mar
3
Top Posters For This Question
Maurício Leite 3 posts
Marcelo R 2 posts
Artur Barbosa 2 posts
Flavio Prado 1 post
DIAS POPULARES
5/Mar 2025
6 posts
6/Mar 2025
3 posts
Os mais famosos desse tópico
Marcelo R
Vai no site do tesouro direto... Clica em TITULOS depois CALCULADORA Ai em simulação básica, você coloca os dados, por exemplo igual desse print, Ai para simular a marcação a merc
Flavio Prado
@Maurício Leite no Portal do Tesouro Direto (https://portalinvestidor.tesourodireto.com.br) você consegue ver o preço real e o preço teórico de cada aporte que você fez. Além das informações em valore
Posted Images
8 respostas para essa pergunta
Recommended Posts