Jump to content
  • 0

empresa com histórico de divida liq./ EBITDA acima de 2 pode ser uma opção boa?

Vitor Henrique Martins Napoli

Pergunta

então, eu estou tentando montar a minha carteira e ja até escolhi algumas ações boas, mas a questão é que tem essa empresa que eu estava analisando e... ela preenche a maioria( se não quase todos) dos pré-requisitos pra ser uma boa empresa pra se investir só que ela tem um histórico de dívida liq./ EBITDA acima de 2, oq eu sei que não é o ideal para uma empresa. a pergunta é, isso anula todas as outras caracteristicas boas que essa empresa já tem? e se tem alguma forma de analisar o porque desse número estar tão alto?

• Brabo 4
Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Oi, Boa noite.

Depende.

Depende da empresa, depende do setor, depende dos concorrentes, (etc) nem sempre teremos boas empresas 100% boa no destaque da nossa bolsa, as vezes alguma empresa boa pode estar passando por um problema, tem que investigar, se você esta seguindo o diagrama para adicionar a empresa recomendo que não  se guie 100% das vezes, crie suas características e analise a empresa com base no que aprendeu, se facilitar crie um checklist para ajudar, cada empresa tem suas particularidade e sua pergunta esta um tanto quanto vaga.

Mas vou deixar algumas perguntas que podem te ajudar.

📌 1. A dívida é sustentável?

📌 2. A dívida está crescendo ou diminuindo?

📌 3. Qual o custo da dívida?

📌 4. O setor da empresa justifica um alto endividamento?

📌 5. O Retorno sobre o Capital Investido (ROIC) é maior que o custo da dívida?

Espero ter ajudado

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Sergio Tanaka disse:

Adiciono mais um depende

Depende se tem espaço na sua carteira para ela

Pq tô falando isso

Se vc acha q tem algum risco, tem espaço pra isso na sua estratégia?

Q empresa q eh

3 horas atrás, Pablo Rickson disse:

Oi, Boa noite.

Depende.

Depende da empresa, depende do setor, depende dos concorrentes, (etc) nem sempre teremos boas empresas 100% boa no destaque da nossa bolsa, as vezes alguma empresa boa pode estar passando por um problema, tem que investigar, se você esta seguindo o diagrama para adicionar a empresa recomendo que não  se guie 100% das vezes, crie suas características e analise a empresa com base no que aprendeu, se facilitar crie um checklist para ajudar, cada empresa tem suas particularidade e sua pergunta esta um tanto quanto vaga.

Mas vou deixar algumas perguntas que podem te ajudar.

📌 1. A dívida é sustentável?

📌 2. A dívida está crescendo ou diminuindo?

📌 3. Qual o custo da dívida?

📌 4. O setor da empresa justifica um alto endividamento?

📌 5. O Retorno sobre o Capital Investido (ROIC) é maior que o custo da dívida?

Espero ter ajudado

obrigado, vou dar uma olhada nesses pontos que vc falou

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Adicionando....

Bom, acho q um ponto importante é o histórico dessa div liq/ebtida.

Isso te ajuda a ver se a empresa vive alavancada ao longo do tempo, ou se é uma situação de momento com um objetivo positivo pra empresa no futuro. Tem q ver caso a caso. Elétricas por exemplo tendem a se endividar mais, devido a previsibilidade e longa duração dos contratos.

Outro ponto é a sua pirâmide. De repente essa empresa pode não ser as mais fortes da sua base, mas se nos outros fundamentos ela faz sentido pra vc e ela passa nos requisitos, pode fazer sentido analisar a dívida e enfim decidir se vale a pena ela entrar na sua carteira.

Sempre pensando no longo prazo.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Vitor Henrique Martins Napoli disse:

então, eu estou tentando montar a minha carteira e ja até escolhi algumas ações boas, mas a questão é que tem essa empresa que eu estava analisando e... ela preenche a maioria( se não quase todos) dos pré-requisitos pra ser uma boa empresa pra se investir só que ela tem um histórico de dívida liq./ EBITDA acima de 2, oq eu sei que não é o ideal para uma empresa. a pergunta é, isso anula todas as outras caracteristicas boas que essa empresa já tem? e se tem alguma forma de analisar o porque desse número estar tão alto?

Qual setor ? Normalmente as elétricas trabalham mais alavancadas devido a previsibilidade que elas tem com os contratos de longo prazo que ganham em leilões, principalmente as transmissoras… se for o caso, normalmente é um ponto para se dar uma olhada, mas com olhar menos rigoroso.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Vitor Henrique Martins Napoli disse:

Bom dia, @Vitor Henrique Martins Napoli !

Apenas complementando nossos amigos.

Com base em uma resposta sua que a empresa em questão é do setor de energia (Engie no caso), é comum considerarmos uma dívida líquida / EBITDA maior. Normalmente é até 2 para empresas em geral e 3 para empresa do setor de energia. E isso tem um porquê.

Empresas do setor de energia possuem a RAP que é a Receita Anual Permitida. É parte de uma regulamentação que que impõe a receita máxima que uma empresa do setor pode ter anualmente. Com isso, é possível ter um uma visão um pouco maior do horizonte da empresa sabendo o máximo que ela pode gerar de receita e se seus endividamentos estão coesos com este máximo.

No mais, o que o pessoal indicou é correto. Não olhe apenas este indicador de forma isolada. Toda análise de uma empresa deve ser feita com um conjunto de informações a serem interpretados.

Espero que agregue!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
12 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Vitor Henrique Martins Napoli !

Apenas complementando nossos amigos.

Com base em uma resposta sua que a empresa em questão é do setor de energia (Engie no caso), é comum considerarmos uma dívida líquida / EBITDA maior. Normalmente é até 2 para empresas em geral e 3 para empresa do setor de energia. E isso tem um porquê.

Empresas do setor de energia possuem a RAP que é a Receita Anual Permitida. É parte de uma regulamentação que que impõe a receita máxima que uma empresa do setor pode ter anualmente. Com isso, é possível ter um uma visão um pouco maior do horizonte da empresa sabendo o máximo que ela pode gerar de receita e se seus endividamentos estão coesos com este máximo.

No mais, o que o pessoal indicou é correto. Não olhe apenas este indicador de forma isolada. Toda análise de uma empresa deve ser feita com um conjunto de informações a serem interpretados.

Espero que agregue!

interessante essa questão da RAP. obrigado pela informação

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...