Jump to content

Medo de fazer acontecer.

Recommended Posts

Bom dia a todos,

venho expor um sentimento pessoal, talvez alguém passe por isto, desde muito novo sou muito bom em acumular dinheiro, sempre soube guardar e " investir ", porém mais guardar do que investi sempre tive medo de gastar com algo que não me desse retorno, como já vi muitos empresários fazendo, o famoso No Pain No Gain, e Skin in the game, o porém que desde novo sempre tive a chama de empreendedorismo porém creio que perdi, como muitas outras chamas da juventude, hoje em dia quase não sinto prazer em jogar ou correr atrás de empreender, pois tudo parece que vou fracassar, olho para os negócios tenho medo de falhar, olho para os jogos tenho medo de perder meu tempo com " coisas que pela logica do mundo, são fúteis ", quando era novo fazia laranjinha para ganhar meu primeiro dinheiro mas não consegui me manter por muito tempo, não pelo fato de comer as laranjinhas mas do nada parei, comecei a ficar com vergonha do nada, enfim o tempo passou, comecei meu primeiro serviço de carteira assinada aos 15 anos de idade, e então fui fazendo minha carreira, hoje tenho 27 anos esse ano faço 28, sou engenheiro civil formado me formei com 22 anos, porém comecei a atuar no "cargo engenheiro civil " tem menos de 1 ano, nunca tive padrinho então tive que correr e entrei na construção como badeco, entrei na área de laboratório como auxiliar tendo um diploma em mãos em 2020, em poucos meses virei laboratorista, no segundo ano fui classificado para técnico, mudei de empresa em busca de crescimento e novos conhecimento e então fui como técnico novamente chegando a fazer serviços de encarregado, sai novamente em 2023 pois na empresa não tinha oportunidade de crescimento, eram muitas promessas mas via que não tinha futuro, entrei na empresa que hoje atuo, vim como encarregado de laboratório e após 1 ano de serviço fui promovido a engenheiro civil trainee, na parte da qualidade da obra, após alcançar um " sonho planejado ", atuar no cargo, hoje não vejo tanto futuro pois sempre tive vontade de ter meu próprio negocio, penso em mudar de carreira e ir para o Marketing Digital, mas já tentei algumas coisas e falhei, porém por que creio que não dediquei o suficiente, as obras exige muito da gnt, tendo que trabalhar as vezes da madrugada até a noite mais escura, e sempre quando pego pra focar mesmo tendo TDAH, aparecem B.os atrás de B.os nas obra que precisam ser solucionado tomando todo meu tempo novamente, gostaria de opiniões sinceras de como acabar com esse medo e começar a tomar rumo na vida, apesar que para muitos talvez eu ainda seja novo, eu já me sinto muito velho, estou estudando os investimentos pois como disse minha vida sempre foi estável por esse medo, e como comecei a trabalhar desde novo sempre guardei dinheiro, gostaria de alocar bem o meu dinheiro que está parado, pois já comprei muitas ações ruins também, ainda estou no modulo 2 do curso, e decidi terminar o curso antes de qualquer outra compra mesmo sabendo que estamos em época de boa alocação e oportunidade, mesmo que eu não tenha vendido as ações ruins ainda as tenho em carteira por não saber o que fazer, vocês que passam por isso ou também tem esse medo do ponta pé inicial para tudo ou que não tenha constância nas coisas que faz, seja pela procrastinação que também creio ser um pouco desse mal, que gerou devido a esse medo, ou quem já passou dessa faze e conseguiu superar deem suas opiniões para uma pessoa em busca de sabedoria. desde já agradeço a todos!

• Brabo 2
Link para compartilhar

Bom dia, @Ryan Furtado !

Acho que a primeira coisa que eu te diria era de tirar esse pensamento de que 27 está velho. Apenas compartilhando, eu considero que fui começar minha vida pra valer aos 30 quando fiz transição de carreira, abri meu primeiro CNPJ (algo que eu não imaginava que eu teria algum dia), comecei a trabalhar mais com o que eu gostava, larguei total minha antiga área de TI (também me formei em engenharia, da computação no caso) e mudei minha rotina 100% inclusive por questões de saúde na família onde moro com minha mãe que necessita de cuidados e ajuda para locomoção. Enfim, uma bagunça.

E não tem como fugir disso. A vida é essa loucura, é se jogar por muitas vezes na incerteza e isso aumenta a depender daquilo que queremos encarar. Por exemplo, empreender é um constante risco. Acho que nenhum empreendedor acertou de primeira o que fez ele ser conhecido. Foram muitas tentativas, muitos fracassos, mas muitas lições para erguer a cabeça e seguir em frente.

Veja o próprio Raul que sempre conta que não foi do dia para a noite que ele teve a ideia de montar uma escola de uma consultoria e que em dois meses já estava faturando milhões. Acredito que ele é um dos poucos (pelo menos que eu vejo) que joga a real falando dos tombos que tomou, da história, dos aprendizados para ir galgando o caminho que segue hoje.

Então, acredito que não tenha outro caminho a não ser meter a cara a tapa e absorver aprendizados. Não vamos acertar todas. Prefiro ser realista neste ponto do que passar uma ilusão que seja. Mas isso não significa que não possamos construir algo legal. E que isso leva tempo. Tudo que é bom, que é grandioso é construído com tempo, esforço e trabalho. 

Trace seus planos hoje. Coloque no papel, escreva mesmo e tire da cabeça as ideias, intenções e afins. Quando deixamos só na cabeça, nossa ideia ainda é só parte do imaginário. Quando escrevemos, estamos começando a materializar essa ideia que só então ela pode evoluir para coisas maiores. Defina seus objetivos, pense com carinho nisso e trace um plano para conquistar isso. Veja onde quer chegar e veja quais passos dar para isso. Parece papo furado de coach, eu sei. Mas é algo que funciona.

E por fim, persistência. Encarar o novo ainda mais quando temos uma zona de conforto não é fácil. Experiência própria. Imagina ganhar um ótimo salário e toar uma decisão de mudar de área onde o piso salarial dessa nova área não é nem metade do que se ganha anteriormente e a carga de trabalho é no mínimo dobrada? É tenso mesmo, não vou negar. Mas tem uma chavinha que vira quando saímos dessa zona de conforto que é libertadora. Vale muuuuuitoooo a pena!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

sim, vc é novo
vc tem tempo pra errar e tentar de novo.

já é formado, profissão muito boa (to falando da profissao e nao do trabalho atual)

se vc tem medo de empreender, que tal só continuar evoluindo na carreira e daqui uns 10/15 anos vc vai estar em outro patamar, voce sera outra pessoa.

tenho 43 anos, eu no trabalho hj sou uma pessoa completamente diferente de quando eu tinha menos de 30

o mesmo vale sobre os investimentos, ta com medo? bota no tesouro e um dia naturalmente vc vai comecar a criar coragem.

na verdade isso vale pra tudo, 27 anos mal virou adulto (homem, pq mulher fica adulta mto mais rapido)

• Brabo 2
Link para compartilhar

53 minutes ago, Ryan Furtado disse:

Bom dia a todos,

venho expor um sentimento pessoal, talvez alguém passe por isto, desde muito novo sou muito bom em acumular dinheiro, sempre soube guardar e " investir ", porém mais guardar do que investi sempre tive medo de gastar com algo que não me desse retorno, como já vi muitos empresários fazendo, o famoso No Pain No Gain, e Skin in the game, o porém que desde novo sempre tive a chama de empreendedorismo porém creio que perdi, como muitas outras chamas da juventude, hoje em dia quase não sinto prazer em jogar ou correr atrás de empreender, pois tudo parece que vou fracassar, olho para os negócios tenho medo de falhar, olho para os jogos tenho medo de perder meu tempo com " coisas que pela logica do mundo, são fúteis ", quando era novo fazia laranjinha para ganhar meu primeiro dinheiro mas não consegui me manter por muito tempo, não pelo fato de comer as laranjinhas mas do nada parei, comecei a ficar com vergonha do nada, enfim o tempo passou, comecei meu primeiro serviço de carteira assinada aos 15 anos de idade, e então fui fazendo minha carreira, hoje tenho 27 anos esse ano faço 28, sou engenheiro civil formado me formei com 22 anos, porém comecei a atuar no "cargo engenheiro civil " tem menos de 1 ano, nunca tive padrinho então tive que correr e entrei na construção como badeco, entrei na área de laboratório como auxiliar tendo um diploma em mãos em 2020, em poucos meses virei laboratorista, no segundo ano fui classificado para técnico, mudei de empresa em busca de crescimento e novos conhecimento e então fui como técnico novamente chegando a fazer serviços de encarregado, sai novamente em 2023 pois na empresa não tinha oportunidade de crescimento, eram muitas promessas mas via que não tinha futuro, entrei na empresa que hoje atuo, vim como encarregado de laboratório e após 1 ano de serviço fui promovido a engenheiro civil trainee, na parte da qualidade da obra, após alcançar um " sonho planejado ", atuar no cargo, hoje não vejo tanto futuro pois sempre tive vontade de ter meu próprio negocio, penso em mudar de carreira e ir para o Marketing Digital, mas já tentei algumas coisas e falhei, porém por que creio que não dediquei o suficiente, as obras exige muito da gnt, tendo que trabalhar as vezes da madrugada até a noite mais escura, e sempre quando pego pra focar mesmo tendo TDAH, aparecem B.os atrás de B.os nas obra que precisam ser solucionado tomando todo meu tempo novamente, gostaria de opiniões sinceras de como acabar com esse medo e começar a tomar rumo na vida, apesar que para muitos talvez eu ainda seja novo, eu já me sinto muito velho, estou estudando os investimentos pois como disse minha vida sempre foi estável por esse medo, e como comecei a trabalhar desde novo sempre guardei dinheiro, gostaria de alocar bem o meu dinheiro que está parado, pois já comprei muitas ações ruins também, ainda estou no modulo 2 do curso, e decidi terminar o curso antes de qualquer outra compra mesmo sabendo que estamos em época de boa alocação e oportunidade, mesmo que eu não tenha vendido as ações ruins ainda as tenho em carteira por não saber o que fazer, vocês que passam por isso ou também tem esse medo do ponta pé inicial para tudo ou que não tenha constância nas coisas que faz, seja pela procrastinação que também creio ser um pouco desse mal, que gerou devido a esse medo, ou quem já passou dessa faze e conseguiu superar deem suas opiniões para uma pessoa em busca de sabedoria. desde já agradeço a todos!

Jovem @Ryan Furtado calma jovem, se acalme.

Você esta querendo se enfiar em um espiral de coisas negativas, mas não esta levando em consideração que você já passou pelas coisas que deram errado e já sabe filtrar.

Tente focar em poucos temas, e melhorar neles, se você levou todo esta tempo para chegar a atar com engenheiro, e não esta feliz (não esta feliz com a profissão ou com a empresa atual?) e cita algumas vezes a vontade de empreender (e se talvez você fizer parceria com alguém que também queira empreender mas preencher as deficiências ou dificuldades que você tem, afinal sua área de atuação é boa, e atuar com sua própria empresa pode te proporcionar em alguns anos um lugar que você nem sonha hoje).

Sobre a mudança pra Mkt digital (por que isto?, você domina o assunto?, você tem condições migrar de carreira ate conseguir ganhar o mesmo de sua profissão atual?). pensa com mais calma em cada ponto e trace comparações entre se profissionalizar mais na sua área (acredito que a escolheu por algum motivo) e querer mkt digital (acredito que seu insta esta te sugerindo isso loucamente com zilhões de propagandas falando que começam com ganhos de 10 mil por mês - cuidado se for este o caso)

Sobre a idade, ai vou te dar a real, com 30 anos eu iniciei na profissão que atuo hoje (Analista de Sistema, mas propriamente como Consultor Funcional, hoje sou Consultor Funcional SAP Sênior e para chegar ate aqui foram quase 15 longos anos - de salario que não condiziam a aturar pessoas e trabalhos que me esgotavam)... volto a repetir foque em poucos temas, pois nos seus 27 anos (super novo ainda) você esta no auge da produtividade e consegue estudar bem o tema que escolher, e tempo pra errar você teve ate agora, virou adulto de verdade, agora tem que começar acertar. (e mesmo que erre siga em frente cara, é assim mesmo, se tem medo vai com medo mesmo - ele passa com o tempo)

Eu sempre pego um ou outro projeto de sistemas o qual as vezes domino 20 a 30% do tema no inicio, e fico super nervoso e preocupado, mas já começo sabendo que ate o meio do projeto vou estar em quase 90% do domínio (normalmente bato 100% antes do meio do projeto). NO meu caso o medo me deixa alerta e procurando me posicionar com o conhecimento que preciso sem me dispersar.

Cada um tem um jeito de lidar com pressão, isso é importante que você saiba e se conheça também.

E sobre o medo, te digo, quem fala que não tem, esta mentindo ou não percebeu que tem, a diferença é que cada um lida com medo de uma forma diferente.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

Obrigado a cada comentário, é o que venho tentando fazer, focar, mas a cada dia que passa parece que surgem mais coisas na cabeça, nunca fui bom em planejamento do tipo colocar no papel, sobre tentar parcerias já tentei algumas todas muito falhas, uma coisa que eu aprendi mas nego essa realidade é a de tentar arrumar parceiros para ajudar aonde sou fraco, digo por que já tentei algumas no mkt digital com amigos que já estão na área, porém não levaram a serio o compromisso, tentei na área de engenharia, com 1 deu certo porém o fluxo é baixíssimo,  tentei com outros na área de engenharia e não vingou, as vezes parece que tenho que me virar com tudo e fazer tudo para que de certo, porém ainda sigo com fé de que um dia vou achar uma parceria produtiva de ambos os lados, ainda não descartei essa ideia, "mesmo meu pai me colocando na cabeça que sociedade só serve pra levar prejuízo", tento quebrar todos os tipos de palavras e pensamentos que meu pai tenta impor sem eu ter experimentado, como disse experimentei algumas vezes e falhei e como o amigo @Henrique Magalhães disse, tem que ir tentando mesmo com medo, ultimamente estou tentando focar nos estudos, para que eu passe dessa faze de medo, a questão de mudar para outra área do que atuo, é por que exige muito do meu tempo, na vdd eng civil é só pra doido a anos não tenho descanso ou durmo direito por que o que se passa na cabeça é trabalho, sab e domingo não se aproveita sabendo que a qualquer momento vai ter uma ligação para terminar um relatório ou para resolver algo na obra, férias e feriados quase também não existe, e não que eu não goste, mas como me vejo meio velho " vou tirar isso do pensamento", eu sinto que eu poderia estar sendo mais produtivo, ou seja, trabalhado menos, ganhando mais, e entregando mais coisas do que o normal, do qual não há possibilidade na engenharia, creio que ainda estou meio perdido e procurando um rumo, mas aos poucos estou conquistando, por isso vim para ver cada conselho que vocês mais sábios tem a oferecer a um tolo, para que um dia me tornarei sábio também.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...