Jump to content
  • 0

Dúvida sobre aula 06 / módulo 3. Preço unitário de um título IPCA+ maior que R$ 1000

Pergunta

Prezados, meu nome é Carlos , sou novato aqui e sou da nova turma da AUVP (1/2025).

Tenho uma dúvida referente a este tema do titulo (aula 6 , módulo 3).

Entendi a explicação do Raul de que todo título tem que valer R$ 1000 no vencimento, porém ficou a dúvida quanto a essas situações em que o título IPCA+ já vale acima de R$ 1000 no momento de investimento (compra do título). 
Se já vale acima de R$ 1000  na compra e no final (vencimento) vai valer R$1000 (mas corrigido pela inflação já que se trata de um título IPCA) , como eu terei certeza de que este seria um investimento rentável e  de que eu irei lucrar ? 

ex: um título IPCA com taxa de 6,35% cujo preço unitário seja p. Ex. R$1200 ou p. Ex. R$ 3000 

Ainda não consegui enxergar o lucro /rentabilidade desta operação.

Espero ter ficado clara a minha dúvida, obrigado desde já.

Editado por Carlos Mauricio Santos Rodrigues Junior
Erro de português
  • Brabo 1
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
4 horas atrás, Flavio Prado disse:

Então os títulos Tesouro Selic e Tesouro IPCA+ tem o poder de compra de R$1mil lá do passado e quando chegar no vencimento ele valerá o equivalente a R$1mil lá do passado.

Espero ter ajudado.

Então, o lucro dessa operação seria a ação da inflação no decorrer do tempo que esse dinheiro ficou investido? "valerá o equivalente a R$1mil lá do passado"

Desculpe a intromissão, aproveitei a carona da dúvida

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
5 minutes ago, Marlon Jeske disse:

A parcela do IPCA sim, ai a parcela do + é pré-fixada no momento da aquisição do título.

Ali em rosinha tem a parte que você citou do R$1.000,00 corrigidos pela inflação até o vencimento (parte indexada ao índice de preços) e em azul a parcela pré-fixada (remuneração contratada). Por isso são considerados como títulos híbridos.

IPCA+2029.jpg

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
Just now, Cimioni Mateus Colling Machado disse:

Então, o lucro dessa operação seria a ação da inflação no decorrer do tempo que esse dinheiro ficou investido? "valerá o equivalente a R$1mil lá do passado"

Desculpe a intromissão, aproveitei a carona da dúvida

Bom dia, @Cimioni Mateus Colling Machado !

Apenas dando uns centavinhos de contribuição ao tema.

Como você viu, o tesouro IPCA+ tem dois componentes de reajuste: o IPCA em si e um percentual prefixado.

Pense no IPCA como a correção do seu dinheiro para mantimento do poder de compra, ou seja, que ele não perca valor, e na taxa prefixada (aquele % na frente do + do título) como uma rentabilidade que você ganha. É nessa taxa prefixada que você ganha um "a mais" conforme o seu valor aportado já vai sendo corrigido.

Espero que tenha ficado claro!

Link para compartilhar

• Criar novo...