Thais Marcuci Postado 19 de Março Compartilhar Postado 19 de Março (edited) Boa tarde pessoal. (Como o Raul diz que a gente tem que ser específico pra poder receber a ajuda certa, vou complementar com alguns fatos/detalhes) To postando aqui no baguncinha pois não sei onde por. Preciso de uma aplicação onde eu possa colocar um patrimônio de 150.000 e resgatar rendimentos mensalmente para fins de complemento de renda mensal (tipo uma renda extra) (Minha mãe teve um AVC em Janeiro e esse dinheiro é do seguro de vida dela. Hoje minha mãe tem uma aposentadoria mensal - cerca de 2k e casa propria. Mora em uma cidade pequena, onde o custo de vida é baixo, porém, com o AVC surgiram custos adicionais como acompanhamentos médicos, cuidadora, medicação, etc... Aceito algum risco mas não pode ser alto risco pois não posso comprometer inconsequentemente esse patrimônio. (Por isso pensei que não gostaria de não torrar o dinheiro do seguro simplesmente fazendo fatiando ele mês a mês na subsistência e sim investir esse dinheiro em algo que me dê algum retorno mensal pra complementar a renda dela.) Já reservei 50k (além dos 150) para reserva de emergência para não ter que resgatar essa aplicação em caso de urgência. (Esse dinheiro que não iria na aplicação é o que separei para ser fatiado mês a mês caso as despesas superem as entradas de dinheiro minha e dela. Eu tenho ajudado minha mãe financeiramente, pretendo continuar, mas como minha renda é variável, deixo essa reserva de emergência pra ela, caso o meu complemento não seja suficiente, não precisando assim, resgatar o investimento maior de 150k) Temos opções que se enquadram para atender esse tipo de demanda? Editado 19 de Março por Thais Marcuci 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pablo Rickson Postado 19 de Março Compartilhar Postado 19 de Março Oi, Boa tarde, se esse dinheiro tem carimbo e data marcada para ser usado, coloque em um titulo de renda fixa e vá resgatando. Agora se voce só quer coletar esse rendimento para ir juntando ou gastar e deixar a inflação corroer o poder de compra, invista em alguns poucos Fiis de qualidade, aproveite que eles estão em baixa neste momento, antes que eles comecem a detectar uma queda na Selic e compre os mais solidos, nada de papel ou outros arriscados. Isso considerando que voce já assistiu as aulas e aprendeu como avaliar um fiis 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Henrique Magalhães Postado 19 de Março Post popular Compartilhar Postado 19 de Março @Thais Marcuci primeiramente parabéns por estar cuidando dela ! sendo bem conservador , eu diria para você alocar em tesouro pelo menos a metade! por que ? Se você colocar em cdb / lci / lca você terá que ficar procurando títulos que tenham vencimentos curtos . Não vejo espaço para você correr risco ! lembrando que a depender de onde coloque na renda fixa para ter mais rendimento , você pode esbarrar em um banco que de default e você precise do fgc (uns 30 dias pra receber r reaplicar ) eu teria duas sugestões a) 100% tesouro selic liquidez diária , vai pagar IR a cada resgate , mas como quer usar para complementar acredito que vá ajudar bem se colocasse a reserva e os 150 no tesouro selic, já renderia 1% líquido quase ao mês (a depender da decisão de juros de hoje ) b) parte selic e parte em lci/lca mercado secundário com prazos curtos (vai te dar uma trabalheira de ficar aplicando e reaplicando ) C) o mesmo que a opção A mas em um título cdb 100% cdi de liquidez diária vinculará a conta em um bancão (Bradesco , Santander , Itaú et. ) 5 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Michel Akio Fukuda Postado 19 de Março Compartilhar Postado 19 de Março @Thais Marcuci Nesse situação eu sugiro ir no caminho menos arriscado, igual a sugestão do @Henrique Magalhães acima. Não espero que aconteça, mas se por ventura vc precisar resgatar o dinheiro para pagar algum custo adicional médico, alocando em renda variável vc corre o risco dos 150 virar 120, 100, etc até pq vc não vai conseguir escolher a hora de sacar o investimento na emergência. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Thais Marcuci Postado 20 de Março Author Compartilhar Postado 20 de Março 20 horas atrás, Henrique Magalhães disse: eu teria duas sugestões a) 100% tesouro selic liquidez diária , vai pagar IR a cada resgate , mas como quer usar para complementar acredito que vá ajudar bem se colocasse a reserva e os 150 no tesouro selic, já renderia 1% líquido quase ao mês (a depender da decisão de juros de hoje ) Então, você consegue me explicar melhor como ficaria essa opção? Eu resgataria proporcionalmente, mensal ao que teria rendido o titulo e manteria os 150 ainda rendendo? Seria isso? E se em algum momento eu não precisar resgatar para compor renda, terei o benefício dos juros compostos, que não vai acontecer eu resgatando todo mês. É mais ou menos isso? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado 20 de Março Compartilhar Postado 20 de Março 23 horas atrás, Thais Marcuci disse: Boa tarde pessoal. (Como o Raul diz que a gente tem que ser específico pra poder receber a ajuda certa, vou complementar com alguns fatos/detalhes) To postando aqui no baguncinha pois não sei onde por. Preciso de uma aplicação onde eu possa colocar um patrimônio de 150.000 e resgatar rendimentos mensalmente para fins de complemento de renda mensal (tipo uma renda extra) (Minha mãe teve um AVC em Janeiro e esse dinheiro é do seguro de vida dela. Hoje minha mãe tem uma aposentadoria mensal - cerca de 2k e casa propria. Mora em uma cidade pequena, onde o custo de vida é baixo, porém, com o AVC surgiram custos adicionais como acompanhamentos médicos, cuidadora, medicação, etc... Aceito algum risco mas não pode ser alto risco pois não posso comprometer inconsequentemente esse patrimônio. (Por isso pensei que não gostaria de não torrar o dinheiro do seguro simplesmente fazendo fatiando ele mês a mês na subsistência e sim investir esse dinheiro em algo que me dê algum retorno mensal pra complementar a renda dela.) Já reservei 50k (além dos 150) para reserva de emergência para não ter que resgatar essa aplicação em caso de urgência. (Esse dinheiro que não iria na aplicação é o que separei para ser fatiado mês a mês caso as despesas superem as entradas de dinheiro minha e dela. Eu tenho ajudado minha mãe financeiramente, pretendo continuar, mas como minha renda é variável, deixo essa reserva de emergência pra ela, caso o meu complemento não seja suficiente, não precisando assim, resgatar o investimento maior de 150k) Temos opções que se enquadram para atender esse tipo de demanda? Boa tarde, @Thais Marcuci ! Apenas complementando nossos amigos. Dando uma opinião mais pessoal, no seu lugar eu seguiria exatamente a alternativa A do amigo @Henrique Magalhães. Nessa situação, eu ficaria muito mais confortável em ter uma boa disponibilidade do dinheiro e com um rendimento relativamente bom para o cenário de hoje. Apenas vamos nos lembrar de alguns detalhes nessa estratégia: - Atenção aos dias e horários para saque pois o dinheiro cair na conta somente no próximo dia útil (finais de semana e madrugada entram neste quesito); - Todo saque que você fizer vai incidir IR e nos 2 primeiros anos as alíquotas são maiores e comem um pouco mais da rentabilidade. E aqui é bom reforçar que é em cima da rentabilidade o que é bom pois não gera perda de capital investido; - Seguindo item acima, nos 30 primeiros dias tem o IOF que também é deduzido sobre a rentabilidade. Espero que agregue ao tema! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts