Jump to content
  • 0

Fundo smalcaps

Laiza Hubscher

Pergunta

Ola pessoal, tudo bem?

Antes de fazer a AUVP eu acabei investindo em um fundo de smallcaps no BB, na verdade meu corretor (exatamente como foi explicado na aula) aplicou o dinheiro. Hoje tenho essa tromba no meu colo, estou na dúvida se vendo agora (ou seja, em baixa) ou espero um melhor momento para quando as taxas de juros diminuirem e as smallcaps se tornem mais atrativas. 
Alguma sugestão?

• Brabo 1
Link para compartilhar

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Laiza Hubscher disse:

Ola pessoal, tudo bem?

Antes de fazer a AUVP eu acabei investindo em um fundo de smallcaps no BB, na verdade meu corretor (exatamente como foi explicado na aula) aplicou o dinheiro. Hoje tenho essa tromba no meu colo, estou na dúvida se vendo agora (ou seja, em baixa) ou espero um melhor momento para quando as taxas de juros diminuirem e as smallcaps se tornem mais atrativas. 
Alguma sugestão?

quanto você investiu nesse rolê? 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Laiza Hubscher disse:

Ola pessoal, tudo bem?

Alguma sugestão?

Boa tarde, @Laiza Hubscher !

Apenas complementando nossos amigos.

Se você tiver o CNPJ do fundo para ajudarmos a avaliar ele no quesito de rentabilidade, taxas, etc, seria legal. 

Quanto a sair deste investimento, vou dar uma opinião mais pessoal que é enviesada e ser totalmente avesso a fundos de investimentos. O quanto antes você sair dessa bucha, é melhor.

Mas isso não deve ser feito sem antes entender as condições de saída do fundo: se tem um tempo mínimo de permanência, taxas, ou quaisquer outras letras miúdas. E isso pode ser lido na lâmina do fundo que você contratou.

Espero que ajude!

PS: não é recomendação de compra ou venda.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
18 horas atrás, Danilo Dorgam disse:

Qual o fundo? taxa de administração, performace? ele é aberto? da pra entrar e sair nele a qualquer momento?

BB AÇÕES SMALL CAPS FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDO DE INVESTIMENTO

CNPJ 05.100.221/0001-55

Taxa administração: 2%
taxa performance: 0

Da para entrar e sair sem nenhum custo a qualquer momento

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Se você tiver o CNPJ do fundo para ajudarmos a avaliar ele no quesito de rentabilidade, taxas, etc, seria legal. 

Quanto a sair deste investimento, vou dar uma opinião mais pessoal que é enviesada e ser totalmente avesso a fundos de investimentos. O quanto antes você sair dessa bucha, é melhor.

Mas isso não deve ser feito sem antes entender as condições de saída do fundo: se tem um tempo mínimo de permanência, taxas, ou quaisquer outras letras miúdas. E isso pode ser lido na lâmina do fundo que você contratou.

Espero que ajude!

Qual o fundo? taxa de administração, performace? ele é aberto? da pra entrar e sair nele a qualquer momento?

CNPJ 05.100.221/0001-55

Taxa administração: 2%
taxa performance: 0
Da para entrar e sair sem nenhum custo a qualquer momento

Carteira:
88% ações
3% Operações compromissadas lastreadas em títulos públicos federais
3% outros

em 5 anos a rentabilidade foi de -39,13% e em 1 ano -4,6542%

Eu quero e pretendo vender esse fundo ainda esse ano, somente estou em dúvida se me livro desta tromba agora ou aguardo mais alguns meses

Link para compartilhar

• 0

Espero que ajude!

19 horas atrás, Luciana De Moura Afonso disse:

Coloquei R$ 5721,06

Link para compartilhar

• 0

Espero que ajude!

19 horas atrás, Luciana De Moura Afonso disse:

documento_lamina_smallcaps.pdf

Link para compartilhar

• 0

Bom dia, @Laiza Hubscher !

O fundo informa que investe praticamente em ações (mais de 80% do portfólio). Mas tem dois por menores nisso. Para o fundo fazer estes investimentos ele cobra a taxa de administração o que na minha opinião não é anda saudável pois se você investisse por si em ações, não pagaria taxa de administração para ninguém.

O segundo ponto e principal é que o fundo investe em ações através de cotas de outros fundos. Aqui já começa uma cascata mesmo que pequena de taxas de administração e come-cotas. Isso prejudica a rentabilidade.

Eu ainda deixaria um terceiro ponto de atenção que é a estratégia do fundo é investir em small caps. Investir em small caps que poderíamos entender como empresas pequenas com potencial de crescimento é até legal para algumas estratégias. Mas é um risco. Não sei seu apetite para risco e mesmo assim, o portfólio de ações do fundo tem muita coisa ruim: azul, empresas do setor de educação que são extremamente regulamentadas e não geram lucros, empresas do varejo, empresas com poucos anos de bolsa o que não casa com nossos critérios de estudos.

Na lâmina do fundo não encontrei informações sobre a saída. Recomendo você dar uma lida novamente para confirmar isso e se possível verificar direto com o banco ou com o contato do gestor do fundo na lâmina para confirmar essa informação.

Não acho que é um fundo vantajoso em nenhum aspecto.

Espero que ajude!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Eddy Paulini disse:

O fundo informa que investe praticamente em ações (mais de 80% do portfólio). Mas tem dois por menores nisso. Para o fundo fazer estes investimentos ele cobra a taxa de administração o que na minha opinião não é anda saudável pois se você investisse por si em ações, não pagaria taxa de administração para ninguém.

O segundo ponto e principal é que o fundo investe em ações através de cotas de outros fundos. Aqui já começa uma cascata mesmo que pequena de taxas de administração e come-cotas. Isso prejudica a rentabilidade.

Eu ainda deixaria um terceiro ponto de atenção que é a estratégia do fundo é investir em small caps. Investir em small caps que poderíamos entender como empresas pequenas com potencial de crescimento é até legal para algumas estratégias. Mas é um risco. Não sei seu apetite para risco e mesmo assim, o portfólio de ações do fundo tem muita coisa ruim: azul, empresas do setor de educação que são extremamente regulamentadas e não geram lucros, empresas do varejo, empresas com poucos anos de bolsa o que não casa com nossos critérios de estudos.

Na lâmina do fundo não encontrei informações sobre a saída. Recomendo você dar uma lida novamente para confirmar isso e se possível verificar direto com o banco ou com o contato do gestor do fundo na lâmina para confirmar essa informação.

Espero que ajude!

Concordo totalmente, não vi nada de atrativo.

O que acho mais incrível é que todo relato feito aqui na comunidade sobre indicação de produtos, seja de gerente, de corretor, de assessor, de amigos que não entendem da área é só bomba (Coe, fundo cetipado, fundo de fundos, fundo de ações com uma taxa absurda dessa de 2%, pirâmide...). O que só comprova que quem opta por estudar e aprender nem que seja o básico sobre os investimentos, larga muito na frente, além de minimizar muito os riscos de ser enganado por alguma indicação duvidosa.

Os caras aproveitam que a pessoa não tem um conhecimento da área e mete a faca sem pena.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Espero que ajude!

3 horas atrás, Jaimson Bispo disse:

O que acho mais incrível é que todo relato feito aqui na comunidade sobre indicação de produtos, seja de gerente, de corretor, de assessor, de amigos que não entendem da área é só bomba (Coe, fundo cetipado, fundo de fundos, fundo de ações com uma taxa absurda dessa de 2%, pirâmide...). O que só comprova que quem opta por estudar e aprender nem que seja o básico sobre os investimentos, larga muito na frente, além de minimizar muito os riscos de ser enganado por alguma indicação duvidosa.

Os caras aproveitam que a pessoa não tem um conhecimento da área e mete a faca sem pena.

Nossa pessoal muito obrigado mesmo pela ajuda! Também penso assim, mas me ajudaram a elucidar muito bem as dúvidas e receios que tinha. 

Sim os bancos se aproveitam muito. Recebi um dinheiro uma época da minha familia e meus pais (também sem conhecimento) disseram para deixar com a gerente do banco que ela ia aplicar. Sempre achei estranho, mas deixei, afinal o dinheiro era deles. Agora me aprofundando em investimentos percebo que foi SÓ bomba. Mas vou recuperar e estou vendo de levar meus investimentos para AUVP. 

Valeu galera 😊👊

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Jaimson Bispo disse:

@Jaimson Bispo estou aqui na comunidade desde que entrei como aluno há quase 2 anos. Desde que leio conteúdo de qualquer indicação de investimentos feita por parte de gerentes de banco, não me recordo de nenhuma que tenha sido boa. Acho que só de assessor de investimentos teve umas duas vezes que vi a pessoa falando sobre algum investimento em renda fixa que milagrosamente não foi em COE, fundos, etc, mas sim em títulos de CDB. 

Mas sempre que alguém começa o discurso de "recebei indicação do assessor/gerente/etc", eu já vou esperando o pior  😅

• HAHAHAHA 2
Link para compartilhar

• 0
19 minutes ago, Laiza Hubscher disse:

Sim os bancos se aproveitam muito. Recebi um dinheiro uma época da minha familia e meus pais (também sem conhecimento) disseram para deixar com a gerente do banco que ela ia aplicar. Sempre achei estranho, mas deixei, afinal o dinheiro era deles. Agora me aprofundando em investimentos percebo que foi SÓ bomba. Mas vou recuperar e estou vendo de levar meus investimentos para AUVP. 

@Laiza Hubscher isso é prato cheio pra qualquer banco ou corretora. Os caras não pode ver uma graninha a mais na conta do cliente que já chovem ligações, mensagens e afins. Triste, mas é verdade  ;/

Fico contente que tenha ajudado você a tomar suas decisões!

Dúvida mais, conte com a gente!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...