Jump to content
  • 0

Cra 109% cdi

Alex Pansini Lima

Pergunta

Pessoal tenho um CRA 109% CDI adquirido em 2021 com vencimento em 2032 um valor de 18 mil estava pensando em regatar ele para buscar algo melhor, pois no resgate irei pegar 19.211 será que seria uma ideia boa fazer isso, poios vejo que temos varias oportunidades boas no mercado atual, Também tenho um CRA IPCA + 4,60% e uma Debenture IPCA + 5,96% que estou querendo desfazer, mais estou com duvidas se seria uma idea interessantes se desfazer desses 3 investimento levando em conta as taxas atuais

Link para compartilhar

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
9 minutes ago, Alex Pansini Lima disse:

Pessoal tenho um CRA 109% CDI adquirido em 2021 com vencimento em 2032 um valor de 18 mil estava pensando em regatar ele para buscar algo melhor, pois no resgate irei pegar 19.211 será que seria uma ideia boa fazer isso, poios vejo que temos varias oportunidades boas no mercado atual, Também tenho um CRA IPCA + 4,60% e uma Debenture IPCA + 5,96% que estou querendo desfazer, mais estou com duvidas se seria uma idea interessantes se desfazer desses 3 investimento levando em conta as taxas atuais

tem que fazer conta e pensar nos riscos envolvidos.

difícil cravar se vale ou não a pena.

em geral não costuma valer pois o emissor não vai comprar, é alguém que vai pegar no secundário e aí o spread come a tua rentabilidade.

eu tenho algumas coisas de IPCA com prazos parecidos, mas decidi levar até o vencimento. pois assim garanto que se o emissor não quebrar eu pelo menos pego um pouco acima da inflação. é mais como proteção pra mim do que como uma super rentabilidade.

quantos % isso é da tua carteira? e quanto tempo levaria pra aportar esse mesmo valor?

se for pouca coisa também e está te incomodando, engole o prejuizo e muda pra ficar mais feliz.

tem que fazer as contas e pensar o que vale a pena para você

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
50 minutes ago, Alex Pansini Lima disse:

@Alex Pansini Lima como disse o @Mikhail Koslowski, a venda dos títulos no mercado secundário vai derrubar muito a sua rentabilidade neles. Imagino que tenham sido títulos comprados sem saber do risco deles, pois são títulos sem garantia do FGC. 

É questão de avaliar o risco do Emissor. Se você acha que eles não aguentam chegar até o vencimento, talvez sair agora seja um prejuízo menor, vai que eles quebram rsrsrs

Agora vender simplesmente pelo fato que hoje os juros estão maiores, não me parece ser a melhor opção. E o CRA pagando 109% do CDI não me parece ruim, afinal ele é isento de IR.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Pense sempre em aportar com dinheiro novo , senão vai sempre dar esta dor de corno e querer resgatar renda fixa antes do vencimento !

Patrimônio é igual sabonete , quando mais você mexe mais e some ! 

e como os amigos já disseram não está ruim não ! Não dá pra ter toda carteira com a melhor alíquota , você vai navegar os anos em uma média! 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Não me parece que seus investimentos estão ruins.

Mas vejo dois pontos a se observar.

01 - PONTO

R$ 18.000,00 reais investidos em 2021, e estamos em 2025, já se passaram 4 anos.

O valor atual  é de R$ 19.211,00

Um ganho de R$ 1.211,00 

E faltam ainda mais 7 anos pela frente.

Para você está valendo a pena.

E mais 7 anos, vai valer a espera?

02 - PONTO

Como mencionado pelo Flávio Prado, um CRA não tem a cobertura e tranquilidade da garantia do FGC, você tem estrutura para ir até  o final?

E esse valor é importante para você no momento atual.

Analisa tudo com calma.

Se você conseguir responder essas perguntas sem dúvidas, acredito que você tomará  a melhor decisão.

Uma frase que aprendi aqui no curso, e gostei muito foi:

O Investidor de longo prazo, dorme muito mais tranquilo!

😎👍🏼

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Alex Pansini Lima disse:

@Alex Pansini Lima, tudo joia?

Cara, analisei sua situação com os três investimentos de renda fixa e posso compartilhar algumas reflexões importantes. O seu CRA atrelado a 109% do CDI com vencimento em 2032, adquirido em 2021, representa uma taxa razoável, mas não excepcional no cenário atual. Considerando que o CDI está em aproximadamente 14,15%, seu título rende cerca de 14,25% ao ano. No mercado de hoje, você encontraria CRAs similares pagando entre 110% e 115% do CDI, o que mostra que sua taxa está ligeiramente desatualizada. O valor de resgate de R$19.211 demonstra um rendimento acumulado adequado, mas é fundamental considerar que, ao resgatar agora, você perderá a vantagem tributária da isenção de imposto de renda que os CRAs oferecem para pessoas físicas.

Quanto ao seu CRA indexado ao IPCA + 4,60%, com a projeção atual do IPCA em torno de 4%, você tem um rendimento real aproximado de 8,6% (ou 12,6% nominal). Esta taxa está notavelmente abaixo do que o mercado oferece atualmente para títulos semelhantes, que estão pagando entre IPCA + 6,5% e 7,5% (se procurar acha até mais, mas difícil). Este seria o título com maior potencial para substituição por algo mais vantajoso.

Por outro lado, sua debênture que paga IPCA + 5,96% apresenta uma taxa bastante competitiva mesmo para os padrões atuais. Novas emissões de debêntures estão oferecendo entre IPCA + 5,0% e 6,5%, o que coloca seu título no limite superior dessa faixa. Definitivamente, esta é uma posição que vale a pena manter em carteira.

Para tomar a melhor decisão, é colocar no papel e considerar o impacto tributário: ao vender antes do vencimento, você pagará imposto de renda sobre os rendimentos (entre 15% e 22,5%, dependendo do prazo de aplicação), perdendo a vantagem da isenção fiscal dos CRAs. Além disso, para justificar qualquer troca, o novo investimento precisaria render pelo menos 1% a 1,5% a mais que o atual para compensar tanto os impostos quanto os custos de transação envolvidos.

Em resumo, se este cenário fosse comigo eu manteria a debênture IPCA + 5,96% pelos excelentes termos, considerar a substituição do CRA IPCA + 4,60% por estar significativamente abaixo do mercado atual, e avaliar cuidadosamente se a troca do CRA 109% CDI compensa após considerar o impacto do imposto de renda. Caso decida resgatar, busque títulos com vencimentos semelhantes para não alterar drasticamente seu perfil de risco e mantenha a diversificação entre indexadores para proteger seu patrimônio em diferentes cenários da economia.

Espero ter te ajudado, forte abraço.

Editado por Carlos Filho
Eu editei o comentário pelo fato de que eu fui baseado com a época que ele fez a compra. Acabei que mosquei nisso aí. Grato pela correção de vossas senhorias <3.
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Carlos Filho disse:

Considerando que o CDI está em aproximadamente 11,15%, seu título rende cerca de 12,15% ao ano.

@Carlos Filho não entendi o cálculo do CDI estar em 11,15%.

O CDI estava em 13,15%aa e com o aumento da Selic para 14,25% o CDI está em 14,15%aa, portanto o CRA está rendendo hoje o equivalente a 16,65%aa de um título com IR.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
7 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Carlos Filho não entendi o cálculo do CDI estar em 11,15%.

O CDI estava em 13,15%aa e com o aumento da Selic para 14,25% o CDI está em 14,15%aa, portanto o CRA está rendendo hoje o equivalente a 16,65%aa de um título com IR.

@Flavio Prado, fiz a alteração. Eu fui baseado com a época que ele fez a compra. Acabei que mosquei nisso aí.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...