Jump to content
  • 0

Investimento e relacionamento

Pergunta

Postado

Após muitos anos sem namorar, mais por questões de não me sentir suficientemente compatível com quem conhecia, comecei a namorar uma mulher que expressa muitos valores que estão entre os meus mais elevados. Gentileza, muito carinho, cuidado e confiança, são alguns deles.  Eu realmente a amo e acho que só vivi esse nível de confiança no primeiro relacionamento que tive na vida.

Ela sonha em ter filhos e gostaria de ter o tempo disponível para dedicar-se aos cuidados da casa de modo geral. Não vejo problema nenhum nisso e até acho compatível com minhas próprias vontades, mas sei que para os planos de crescimento financeiro isso pode ser um obstáculo adicional. Gostaria de conciliar as duas vias: a construção do patrimônio e do relacionamento.

Penso ser importante, por exemplo, que seria interessante separar uma porcentagem X para investir nas necessidades da relação e outra na construção da segurança financeira. Mas não sei quanto seria razoável, por exemplo. Como vocês fariam isso? 

Obrigado e uma ótima noite (ou dia) a quem passar por aqui. 

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

é bizarro, mas pra essas coisas um contrato de namoro funciona bem

vcs sentam, conversam sobre o que eh importante e chegam num plano
coloca em um contrato e as regras da rescisao.

se investir pra vc é importante e pra ela é ter filhos, sugira uma meta de investimento que seja plausivel atingir  até uma certa idade dela (a idade que ela deseja ter filhos)

e por ai vai, se ficar alinhado, fica tudo bem

• Brabo 1
  • 0
Postado
14 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Após muitos anos sem namorar, mais por questões de não me sentir suficientemente compatível com quem conhecia

Vamos lá anônimo, já me chamou a atenção este ponto aqui! Quando uma pessoa se compara em termos de compatibilidade ela não está procurando relacionamento e sim um contrato! Talvez o contexto da frase seja outro (e lendo o post todo entendo que sim) , mas apenas para tomar muito cuidado com estas comparações , as pessoas são sim diferentes , e sim , ao menos algumas similaridades devemos encontrar para iniciar um relacionamento ( spoiler , condição social e financeira muitos distantes normalmente podem chegar a problemas - não é regra , mas podem )

Eu realmente a amo e acho que só vivi esse nível de confiança no primeiro relacionamento que tive na vida.

Aqui quero apenas comentar algo que pra nós homens (somos menos maduros que as mulheres em muitos aspectos , mas temos uma questão de fidelidade e até um menino sonhador interno que não expomos ), então para nós pensar e falar deste tema , é delicado e ao mesmo tempo bom, mas reitero muito cuidado em comparar um relacionamento com outro , se o seu primeiro foi bom e acabou , ele teve sua história e ponto ! Te digo isso pois tive algo similar (um relacionamento que ficou grudado em mim e interferiu nos outros próximos ) e levou anos para eu entender isso , após 2 anos longos de terapia… e ainda sim foi difícil cortar pela raiz ! 

Ela sonha em ter filhos e gostaria de ter o tempo disponível para dedicar-se aos cuidados da casa de modo geral. Não vejo problema nenhum nisso e até acho compatível com minhas próprias vontades, mas sei que para os planos de crescimento financeiro isso pode ser um obstáculo adicional. Gostaria de conciliar as duas vias: a construção do patrimônio e do relacionamento.

Vamos ao que interessa agora , bom, aqui fica até difícil opinar com propriedade total , já que não sabemos a condição dos dois ! Não sei idade de vcs , mas ter um filho ou filho requer planejamento (familiar e financeiro )!

aqui vamos entrar no campo financeiro , onde alguns homens preferem manter a casa e a mulher acaba ficando numa posição de cuidar do lar (eu particularmente não gosto desta versão , acho pessoal , mas eu não gosto ), veja bem , todas as pessoas podem ter uma profissão , um trabalho , conquistar algumas condições e isso vale pra homem e pra mulher , logo me estranha uma mulher querer ser dona de casa ! Ou você demonstrou que consegue bancar ela em casa e ela vai encaixar isso no sonho de ser mãe e ter mais tempo de cuidar da família ficando em casa , ouuuuuuuu pode vir a ser uma baita problema!

mas volto a dizer , não temos todos os detalhes , idade , em que fase financeira estão , se já se prepararam para isso , etc!

um casal em fase de construção de patrimônio deve colaborar um com o outro e se ambos tem profissões , trabalham e conseguem gerar renda , isso deve ser bem alinhado !

exemplo, vcs planilharem um cenário onde ter o filho e ela em casa sem trabalhar fora , envolveria que nível de investimentos e quanto tempo , e quanto isso impactaria na construção de patrimônio … talvez ajude até definir melhor quando tomar esta decisão !

aula da família ajudaria muito nisso - recomendo assistir com ela , pelo que li no seu post , parece você deve ter assistido e ela não !

a construção de patrimônio e relacionamento são unidas , juntas , não tem como separar, e a responsabilidade será dos dois , e deve ser bem alinhada !

Penso ser importante, por exemplo, que seria interessante separar uma porcentagem X para investir nas necessidades da relação e outra na construção da segurança financeira. Mas não sei quanto seria razoável, por exemplo. Como vocês fariam isso? 

Obrigado e uma ótima noite (ou dia) a quem passar por aqui.

Eu acredito (e estou olhando do meu lado apenas , com certo viés ) que uma boa maneira seria você colocarem tudo no papel!

metas : que patrimônio  e renda passiva seria suficiente para o casal já considerando os filhos , em que prazo pretendem isso, se ela em algum momento pretende voltar a trabalhar ou até empreender pra ajudar na construção , quanto precisam para ela poder estar lá lidando lar e cuidando dos filhos ( lembrando que se ela se mantiver trabalhando você teriam gastos com empregada , babá , etc )

eu não tenho filhos e não pretendemos ter , então note que já muda a visão , eu sempre incentivo minha esposa a conquistar espaço no trabalho dela ( e ela tem feito isso e é ótimo para ela ) , mesmo a participação na construção do patrimônio da minha parte sendo maior , ela tem a contribuição dela !

estamos em vias de construir uma casa , e eu provavelmente  vou arcar com a maior parte , mas já desenhamos a parte que cabe a ela , que vai ser mais pro final , como mobilia , acabamentos específicos etc , enfim , nestas horas entendo que a realidade de cada casal e detalhes , só podem ser definidos pelo próprio casal mesmo!  Podem até vir sugestões mas a realidade dos dois conta muito e um bom alinhamento nisso previne problemas futuros!

agora um ponto mais frio e calculista , não tem como não comentar - não dá pra ser honesto sem expor isso! Tenho muitos amigos que terminaram a relação e depois ficam falando “minha ex levou metade do que eu tinha”, e isso sempre foi uma preocupação que eu tinha desde sempre - pq é difícil pra caralho construir um patrimônio sozinho ou em casal. - mas depois que fiz a AUVP, passei pela aula da família e com muitas conversas com minha esposa , entendemos que estamos no mesmo sentido e hoje eu entendo que se estamos construindo juntos , e um dia (pode ocorrer sejamos sensatos) de não ficarmos juntos por algum motivo, sim metade é dela , a construção foi do casal !

pensar só em tudo dando certo nos da uma visão muito distorcida da realidade , pois pode sim ocorrer um revés , e estes também devem ser pensados e colocamos na mesa em uma conversa !

quando se fala que dinheiro causa separações , é real, mas o contrário também , um bom alinhamento , faz a construção do patrimônio ser benéfico demais para um casal e os fortalece em outros aspectos !

bom , é o que eu tinha pra dizer no momento , espero que alguma palavra possa ter dado um pouco de ideia ou algo do gênero !

desejo ao casal uma boa conversa , e boas decisões e que construem uma família bem unida !

abraços e ótimo domingo !

• Aí cê deu aula... 4
  • Criar novo...