Jump to content

Pergunta

Postado

Pessoal, pensando em investimento p renda fixa prazo acima 2 anos.
Estou c as opções abaixo e queria opinião de qual melhor investimento p saber se estou no pensamento correto.

-------------------------------------

CDB - Pefisa CFI
Pós-Fixado
Moderado
Mercado secundário
Juros no vencimento
08/08/2025
Prazo: 130 dias
119,00% do CDI

aqui tem incidência de IR = 22,5% ? - correto ?
ou seja líquido vai dar 14,725%
--------------------------------------
Tesouro Prefixado 2032
LTN
Moderado
01/01/2032    Pré-Fixado + 14,96% a.a.

com o objetivo para 2 anos - 12,716% rendimento liquido

---------------------------------------

DEBENTURE - TRIPLE PLAY BRASIL PARTICIPACOES S.A.
CONX12
Sofisticado
Isento IR
15/08/2029
IPCA + 12,90%    Semestral
a partir de 15/08/2026
Anual
a partir de 15/08/2026

rende atualmente inflação 5% + 12,9% = 17,9% - isento de IR
-----------------------------------------

CRA - ADECOAGRO
CRA024006Y1
Sofisticado
Isento IR
15/07/2031
15,06% a.a.    Semestral
Anual
a partir de 15/07/2030

------------------------------------------

a melhor opção para 2 anos me pareceu ser o DEBENTURE pois o CDB é vencimento muito próximo ao prazo que estou buscando, o tesouro pre-fixado paga bem menos que o debenture (12,716% contra 17,9% embora tenha o risco maior) e o CRA tambem paga menos que o Debenture e somente paga a partir de 2030 (6 anos). O que vcs analisam ? 

• Sad 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)

Opa men, você já parece ter decidido, mas está olhando apenas para o rendimento atual. Você pode ver as opiniões de clientes e mais informações sobre a empresa procurando por Alares internet.

No resumo, Alares é uma empresa em crescimento, que está crescendo adquirindo provedores já prontos em estados chave do país, os números daa aquisições são expressivos, só não fica claro quanto desse crescimentos é relacionado à emissão de dívida, ela informa ter um crescimento de receita e um EBITDA considerável, mas não tem uma clareza sobre o lucro líquido operacional, que é bem importante, por estar em crescimento, geralmente é normal ter uma alavancagem maior e operar sem lucro, mas por ser uma empresa de capital fechado, as informações são obtidas apenas no seu portal oficial.

Debêntures muito atrativas geralmente são mais arriscadas, e exigem um nível maior de cautela na hora de comprar, essa empresa não tem muitas informações claras na web sobre sua operação, seu lucro e sua receita, ela é de pequeno porte (negociando milhões mas já está chegando ao primeiro bilhão), e como está fora da bolsa, não há uma obrigação legal de informar regularmente seus rendimentos publicamente, e não vai ter um RI pra você acompanhar, só notícias na internet (quando a empresa quiser pagar o marketing, quando não quiser, pode não aparecer muita coisa), geralmente como não vai ter o FGC nessa brincadeira ela pode não pagar o juro prometido na data final, ou em caso de falência, aí você perde o capital investido.

Dependendo do seu capital, do valor sua futura alocação e da necessidade desse dinheiro, você pode ter mais segurança em um tesouro, e pode tentar fazer uma marcação a mercado caso a taxa Selic caia, ou só esperar pra receber sua rentabilidade, pode optar também por um LCI ou LCA, que é isento de IR, um CDB, se achar pré-fixado numa taxa boa pra 2 anos, já fica muito bom e paga só 15% de IR, confia que tem, porque se estiver falando de 1.000 reais, sua perca fica em menos de 50 reais de I.R em cima do rendimento no final desses dois anos, pra algo seguro.

Lembrando, você está falando de uma diferença considerável, 17% esse ano pode variar caso a inflação caia, e a meta que o  governo nunca bate é fazer ela cair, mas ela já está bem esticada e pode já estarem precificando isso, logo se ela chegar a 2% a.a seu rendimento vai ser de 14% e isso pode variar, como também pode subir para 7 ou 8%, já que aqui é Brasil, mas lembre-se, é uma proteção da inflação, rendimento real a ser considerado, são os 12% fora a inflação, que já é ótimo e muito acima da média.

Em comparação, um investimento de 10.000 a uma renda fixa segura que te pague até entre 15 e 17%, após o desconto do I.R, podem te dar uma diferença de 800~1000 reais a menos após os dois anos, caso a inflação se mantenha nesse mesmo patamar de 5%.

Mas caso esse dinheiro seja muito NECESSÁRIO, aí é recomendado diversificar entre investimentos seguros, é melhor diversificar os ganhos e os riscos do que arriscar perder tudo de uma vez só.

Concluindo, é um investimento muito atrativo, depende apenas do seu apetite de risco e da sua carteira já consolidada, ninguém pode te falar o que fazer ou não fazer com seu dinheiro, fica apenas a recomendação de ter cautela e verificar o que você acha melhor pra aplicar, se quer um juro mais alto, mas sem uma garantia, fique a vontade, apenas precisa ter ciência dos riscos.

Fica aqui as fontes das minhas informações, infelizmente não encontrei muita coisa :

https://www.emis.com/php/company-profile/BR/Triple_Play_Brasil_Participacoes_SA_pt_9664809.html

https://www.alaresinternet.com.br/indoalem/alares-em-foco/alares-registra-aumento-editda/

https://tiinside.com.br/20/11/2024/alares-registra-aumento-em-ebitda-chegando-a-r-83-milhoes-no-terceiro-trimestre/

Editado por BrunoFernandes
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado
On 31/03/2025 at 11:30, Samuel Marin disse:

Estou c as opções abaixo e queria opinião de qual melhor investimento p saber se estou no pensamento correto.

CDB - Pefisa CFI
Pós-Fixado
Moderado
Mercado secundário
Juros no vencimento
08/08/2025
119,00% do CDI

Tesouro Prefixado 2032
LTN
Moderado

CONX12
Sofisticado
Isento IR
15/08/2029
a partir de 15/08/2026
Anual
a partir de 15/08/2026

CRA - ADECOAGRO
CRA024006Y1
Sofisticado
Isento IR
15/07/2031
15,06% a.a.    Semestral
Anual
a partir de 15/07/2030

a melhor opção para 2 anos me pareceu ser o DEBENTURE pois o CDB é vencimento muito próximo ao prazo que estou buscando, o tesouro pre-fixado paga bem menos que o debenture (12,716% contra 17,9% embora tenha o risco maior) e o CRA tambem paga menos que o Debenture e somente paga a partir de 2030 (6 anos). O que vcs analisam ? 

Boa tarde, @Samuel Marin! Talvez existam alguns aspectos que você não tenha se atentado:

Juros semestrais e o que eles representam:

Como aprendemos na aula, o pagamento periódico de juros em títulos, mesmo que isentos, dão uma guinada na bola de neve dos juros compostos. Para manter o fôlego dessa bola de neve, pegamos o dinheiro do juros e reinvestimos e é aqui que devemos fazer um ponto de atenção.

Existe um risco sobre o reinvestimento de você não achar algo que renda tanto quanto essa Debênture: Sendo isenta de I.R, você vai ter de achar algum título isento que renda tanto quanto ou um não isento que renda pelo menos 16,50%aa dentro de um cenário de expectativa de corte na taxa de juros a partir do ano que vem.

Para ajudar no seu processo decisório, recomendo muito o uso da ferramenta Comparador de Renda Fixa, no site do Investidor Sardinha:

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 1
  • 0
Postado

CDB - Pefisa CFI
Pós-Fixado
Moderado
Mercado secundário
Juros no vencimento
08/08/2025
119,00% do CDI

Tesouro Prefixado 2032
LTN
Moderado

CONX12
Isento IR
15/08/2029
a partir de 15/08/2026
Anual
a partir de 15/08/2026

CRA - ADECOAGRO
CRA024006Y1
Isento IR
15/07/2031
15,06% a.a.    Semestral
Anual
a partir de 15/07/2030

vejo que esta colocando números e comparando apenas o rendimento anual menos impostos.

veja que os prefixados você consegue calcular o rendimento, nos pos-fixados, não tem como "travar" o CDI, nem o IPCA na sua conta.

o pre-fixado te da um valor garantido, e realmente o debenture esta rendendo mais, pois o IPCA teria que ser muito baixo para ser menor que o tesouro, só que o risco do debenture é de calote (sem proteção do FGC) e ainda isento... o que tem que fazer é analisar os papeis da debenture, saude da triple play, garantias, etc.

• Brabo 1
  • 0
Postado

CDB - Pefisa CFI
Pós-Fixado
Moderado
Mercado secundário
Juros no vencimento
08/08/2025
119,00% do CDI

Tesouro Prefixado 2032
LTN
Moderado

CONX12
Sofisticado
Isento IR
15/08/2029
a partir de 15/08/2026
Anual
a partir de 15/08/2026

CRA - ADECOAGRO
CRA024006Y1
Sofisticado
Isento IR
15/07/2031
15,06% a.a.    Semestral
Anual
a partir de 15/07/2030

Boa noite, @Samuel Marin.

Acho que a sua análise contém alguns equívocos.

Primeiro ponto, o seu investimento é para 2 anos, segundo as suas informações, mas você está considerando pegar o Tesouro Prefixado 2032, que vende em quase 6 anos. É um equívoco. Apesar de as projeções futuras de taxa indicarem uma queda, nada indica que isso de faco acontecerá, o que pode, em base, fazer com que você perda dinheiro com a marcação a mercado.  A principal característica desse título é a segurança, então ele não é moderado, mas conservador. Além disso, você deve sempre considerar  que esse é um título que compramos para levar até o vencimento, podendo, mas não tendo garantias, de resgate antecipado com ganhos (marcação a mercado positiva).

Foi brilhante tudo o que @BrunoFernandes colocou. Mas, além de tudo que ele colocou, você não está considerando que o título vence em 2029. Como você pretende usar o dinheiro em 2 anos, mas vai comprar um título que vence em 4 anos e meio?! Mais uma vez, temos um problema de prazo. Esse título não tem liquidez e você provavelmente ficará preso a ele até o vencimento, isso se conseguir receber o valor final, considerada a análise do nosso colega. Muito risco envolvido em um investimento que você precisa do dinheiro com um prazo.

CRA - ADECOAGRO

O prazo, mais uma vez, não faz o menor sentido com sua necessidade. Além disso, muito risco, mais um vez. 

Para 2 anos, acho que você precisa começar a analisar títulos com vencimento no prazo que você precisa. Além disso, cuidado com o risco que você está assumindo, porque você pode acabar sem o dinheiro sem o dinheiro no prazo que precisa porque está pegando investimentos ULTRA ARRISCADOS.

LEMBRE-SE que CRA e DEBÊNTURE o risco é seu, porque não tem proteção do FGC.

Por fim, nem um dos investimentos que você apresentou faz sentido para o prazo que você precisa.

• Criar novo...