Jump to content

Pergunta

Postado

Com a ascensão dos bancos digitais, cada vez mais os “bancões” tradicionais estão fechando agências físicas. Hoje mesmo, precisei resolver uma questão simples no Bradesco aqui no DF e fui surpreendido: passei por 5 agências e todas estavam fechadas — permanentemente.

Isso me fez repensar onde deixo minha reserva de emergência. Estou cogitando mover tudo para o Banco do Brasil, que ainda tem uma boa estrutura de agências na região.

Fico me perguntando: será que no futuro tudo será 100% digital, sem nenhuma agência física? Bancões como conhecíamos vão deixar de existir?

Queria saber a opinião de vocês: ainda faz sentido manter conta em banco tradicional? Como vocês têm lidado com isso

• Brabo 1

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
30 minutes ago, Danilo Dorgam disse:

Com a ascensão dos bancos digitais, cada vez mais os “bancões” tradicionais estão fechando agências físicas. Hoje mesmo, precisei resolver uma questão simples no Bradesco aqui no DF e fui surpreendido: passei por 5 agências e todas estavam fechadas — permanentemente.

Isso me fez repensar onde deixo minha reserva de emergência. Estou cogitando mover tudo para o Banco do Brasil, que ainda tem uma boa estrutura de agências na região.

Fico me perguntando: será que no futuro tudo será 100% digital, sem nenhuma agência física? Bancões como conhecíamos vão deixar de existir?

Queria saber a opinião de vocês: ainda faz sentido manter conta em banco tradicional? Como vocês têm lidado com isso

Acredito que sim, em pouco tempo as agências físicas ficaram no passado, assim como o dinheiro em espécie hj já é uma raridade, eu mesmo faz uns 2 anos que não toco em dinheiro físico.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Eu também tinha essa visão, mas na aula sobre reserva de emergência é comentado em ter pelo menos 1 mês em espécie. 
e foi com esse objetivo que eu falhei em sacar no Bradesco. 
ele também deu a definição de bancão algo que você pode achar agência em qualquer lugar.

• 0
Postado
4 horas atrás, Danilo Dorgam disse:

Oi Danilo,

Com o fechamento de agências físicas, especialmente dos bancões, faz total sentido repensar onde manter a reserva de emergência. Mas não é obrigatório estar num banco tradicional - o mais importante é que tenha liquidez, segurança (FGC) e renda algo perto de 100% do CDI.

Se quiser garantir acesso mesmo em caso de falha digital, pode deixar uma parte em banco com agência (tipo BB), e o resto em CDBs de liquidez diária ou Tesouro Selic via corretora.

O futuro tende a ser 100% digital sim. Mas acho que ainda vai levar um tempo - algumas agências físicas continuarão existindo em áreas estratégicas.

Vamos que vamos 🚀

• Brabo 1
  • 0
Postado
9 horas atrás, Danilo Dorgam disse:

@Danilo Dorgam de uma olhada nos balanços dos Itaú, Bradesco, Santander !

o fato de estarem diminuindo as agências tem relação com custos e não com segurança … os caixas eletrônicos ainda existem , e com certeza em DF você tem agência física porém não uma em cada esquina !

talvez em cidades pequenas seja mais transtorno mas em cidades acima de 100 mil habitantes não muda nada !

Daí acreditar que os bancos digitais podem fazer frente é um longo caminho, aliás tem um relato real de um colega aqui sobre o mercado pago , post recente !

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Danilo Dorgam de uma olhada nos balanços dos Itaú, Bradesco, Santander !

o fato de estarem diminuindo as agências tem relação com custos e não com segurança … os caixas eletrônicos ainda existem , e com certeza em DF você tem agência física porém não uma em cada esquina !

talvez em cidades pequenas seja mais transtorno mas em cidades acima de 100 mil habitantes não muda nada !

Daí acreditar que os bancos digitais podem fazer frente é um longo caminho, aliás tem um relato real de um colega aqui sobre o mercado pago , post recente !

Meu ponto não é sobre a segurança do dinheiro, e sim sobre a sua segurança.

Como foi dado no exemplo, o fundo de emergência deveria estar em um banco que tenha agência para possibilitar o saque em qualquer lugar.

O que estou dizendo é que isso faz cada vez menos sentido, pois, se eu precisar ir a um banco para sacar, terei que me deslocar pelo menos 10 km ou encontrar um caixa 24 horas.

• 0
Postado
2 horas atrás, Eduardo Kazuyuki Kumi disse:

Eu nao sei muito dos outros bancos, mas ate onde eu entendi esse movimento de fechar algumas agencias é um movimento que esta sendo feito principalmente pelo bradescão da massa pela nova diretoria ( palavras da minha dignissima que trabalha la)

Deve ser isso, e por isso movi meu fundo pro bb/itau 

• 0
Postado
15 minutes ago, Danilo Dorgam disse:

Meu ponto não é sobre a segurança do dinheiro, e sim sobre a sua segurança.

Como foi dado no exemplo, o fundo de emergência deveria estar em um banco que tenha agência para possibilitar o saque em qualquer lugar.

O que estou dizendo é que isso faz cada vez menos sentido, pois, se eu precisar ir a um banco para sacar, terei que me deslocar pelo menos 10 km ou encontrar um caixa 24 horas.

Mas vamos lá ! Todas as agências  fecharam ?

o nubank é inter abriram agências ?

sim é sobre segurança , é ter um local físico pra ir ! O fato de reduzir a qtde de agências não quer dizer que não existe mais agências !

o que está em jogo é o quanto mais você vai rodar o chegar à agência , já caixa eletrônico 24 tem em shopping , posto etc … não apenas em agências !

• Brabo 1
  • 0
Postado

Pessoal acredito que estão no geral olhando para a realidade apenas nossa que somos em tese mais novos !

Vocês já foram em uma agência física durante o dia?

a qtde de idosos (que ainda preferem ir na agência pagar boleto ou qq outra movimento ), trabalhadores rurais que vão na agência sacar em espécie , dentre vários outros cenários !

De fato há sim um movimento de diminuição de agências , eu mesmo não piso em uma já tem décadas (no máximo caixa eletrônico de Maracaí-SP com 15 mil hab, quando quero sacar um dinheiro pra minha sobrinha )!

Mas está bem longe os bancões deixarem de ter atendimento presencial ! 

• Criar novo...