Jump to content

Recommended Posts

Postado
3 minutes ago, Bruno Caffarate Zuanazzi disse:

Gostaria muito de ser mas recentemente descobri que tenho uma doença sanguínea (hemocromatose) que impede a doação de sangue. Pelo contrário. Quando eu tiver excesso de ferro no sangue, vou precisar fazer sangria (tirar sangue e descartar). Chega a ser irônico, né?

Caraca! Nunca tinha ouvido falar, de fato chega a ser irônico.

• Brabo 2
Postado
14 horas atrás, Bruno Caffarate Zuanazzi disse:

Gostaria muito de ser mas recentemente descobri que tenho uma doença sanguínea (hemocromatose) que impede a doação de sangue. Pelo contrário. Quando eu tiver excesso de ferro no sangue, vou precisar fazer sangria (tirar sangue e descartar). Chega a ser irônico, né?

Cara, que doideira. Pior que eu lembro de uma época em que eu quase precisei fazer essa sangria por conta de ferro no sangue. Mas consegui reverter com alimentação. Cortei bastante carne vermelha e feijão que ajudava a aumentar muito o nível de ferro no sangue. Mas sei que tem casos que só alimentação não resolve  ;/

• Brabo 2
Postado

Baita ação @Eddy Paulini!!!

Eu sempre quis doar, mas eu confesso que tenho um medo de agulha tremendo e na minha cabeça, acho que vou passar mal e ficar fraco durante algum tempo por fazer (e mesmo que fique, vale muito a pena né? poder salvar uma vida, ou pelo menos ajudar, deve ser um dos gestos mais nobre que um ser humano possa fazer).

• Brabo 2
Postado
26 minutes ago, Anderson Zeni disse:

Eu sempre quis doar, mas eu confesso que tenho um medo de agulha tremendo e na minha cabeça, acho que vou passar mal e ficar fraco durante algum tempo por fazer (e mesmo que fique, vale muito a pena né? poder salvar uma vida, ou pelo menos ajudar, deve ser um dos gestos mais nobre que um ser humano possa fazer).

Rapaz, se você jantar bem no dia anterior, dormir legal, tomar um bom café da manhã e bastante água, não tem erro! Diminui muito a chance de dar ruim.

Acho que dá mais BO o nervosismo por agulha do que qualquer outra coisa no seu caso Huahuauhau

Mas sim, cara. Vale muito a pena!

• Me ajudou 1
Postado

Parabens @Eddy Paulini,

é incrível ajudar os outros com gestos tão simples, ano passado em doei em outubro e ainda na época estava com uma campanha para os nerds aqui em São Paulo, você doava o sangue e ainda ganhava uma blusa e um ingresso para a BGS, um grande evento em São Paulo. Iria doar mesmo se não tivesse que ganhar nada, mas adorei a iniciativa deles para atrair o publico mais jovem. Doem sangue sempre que possível !

• Aí cê deu aula... 1
Postado
11 minutes ago, Marcos Pitanga disse:

Parabens @Eddy Paulini,

é incrível ajudar os outros com gestos tão simples, ano passado em doei em outubro e ainda na época estava com uma campanha para os nerds aqui em São Paulo, você doava o sangue e ainda ganhava uma blusa e um ingresso para a BGS, um grande evento em São Paulo. Iria doar mesmo se não tivesse que ganhar nada, mas adorei a iniciativa deles para atrair o publico mais jovem. Doem sangue sempre que possível !

Isso que é unir o útil ao agradável Huhauhauh

Muito bom, amigo!

• HAHAHAHA 1
Postado
1 hour ago, Eddy Paulini disse:

Cara, que doideira. Pior que eu lembro de uma época em que eu quase precisei fazer essa sangria por conta de ferro no sangue. Mas consegui reverter com alimentação. Cortei bastante carne vermelha e feijão que ajudava a aumentar muito o nível de ferro no sangue. Mas sei que tem casos que só alimentação não resolve  ;/

Então amigo, desde janeiro regulei a alimentação com nutricionista e etc. Não é algo grave, basicamente o excesso se dá muito pelo desconhecimento das pessoas.  Por exemplo, quando ingerir fontes de ferro (feijão, legumes verdes, etc)  que não vem de animal, evitar sucos cítricos (laranja, limão, etc) pois faz com que a absorção do ferro seja completa. Se não ingerir nada cítrico no mesmo momento, a absorção do ferro é quase nula... coisas que eu nem tinha noção.. enfim.

A questão é que quem tem o gene modificado, mesmo com os índices de ferro dentro do panorama normal, não é indicado a doação porque pode dar uma certa irritação sanguínea em quem recebe o sangue. Não é nada grave também, mas aconselham a não ser doador nesses casos...

1 hour ago, Anderson Zeni disse:

Po, não sei porque mas lembrei aquele video do "kct de agulha"!  É genial heheh

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 2
Postado
1 hour ago, Bruno Caffarate Zuanazzi disse:

A questão é que quem tem o gene modificado, mesmo com os índices de ferro dentro do panorama normal, não é indicado a doação porque pode dar uma certa irritação sanguínea em quem recebe o sangue. Não é nada grave também, mas aconselham a não ser doador nesses casos...

Putz, entendi.

Bom, o fato de não ser nada grave já é ótimo!

Postado

Sempre tive vontade de ser doador porém, nunca tive coragem aí uma certa vez aproximando de um aniversário meu, eu senti aquele sentimento de mudança de ser uma pessoa melhor e tudo mais, aí decidi que no dia do meu aniversário ia fazer a doação,  chegou o dia fui todo todo me sentindo a melhor pessoa do mundo, super altruísta. 

Até que cheguei lá fiquei umas meia hora aguardando o profissionalismo me chamar até ele começar a me questionar , por fim ele me explica que eu não poderia fazer a doação pq eu faço uso de medicamento para controle de convulsão,  mas eu realmente não sabia que não poderia e também não fui informado no telefone, sai de lá super frustrado , lógico que eu entendi o motivo que outra pessoa não poderia receber o meu sangue mas, fiquei muito mal era o aniversário da mudança 😂, e é isso gente a história não tem nada de mais , agradeço quem chegou no final.😂

• Brabo 1
Postado

Confesso que nunca doei. Tenho medo da agulha! 😂😂😂

Acho que tomei trauma de agulha na infância devido a múltiplas injeções que tomava devido episódios de amigdalite. Tanto que fiz amigadalectomia. Parabéns aos colegas que doam. É um belo gesto de amor ao próximo. E só uma informação a única forma de reduzir ferro no corpo é pela perda de sangue.

• Brabo 1
Postado
18 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, sardelinhas! Como estão nessa pré sexta?

Hoje de manhã fui cumprir mais uma vez com meu papel de doador de sangue. Fiquei sabendo através da esposa de um amigo e depois pelos noticiários locais daqui onde moro (Jundiaí / Várzea Paulista) de uma garotinha de 10 anos que está tratando um câncer através de quimioterapia. Para este tratamento ela está precisando de doações de sangue muito específicas que nos caso é receber o tipo O- que é tido como uma tipagem rara (poucas pessoas tem) e ele é chatinho para receber doações pois só pode receber doações de outro O-.

Sou doador regular de sangue e minha tipagem é justamente o O- (não sei se tem algo relacionado a poder herdar isso, mas meu pai também era O-) e comum ver aqui na região diversos comunicados da falta deste tipo de sangue em estoque.

E cá entre nós, é uma coisa que gosto muito de fazer. Saber que tirando uma horinha do nosso dia podemos ajudar muito uma pessoa salvando sua vida inclusive, é extraordinário. Não quero ser lembrado por isso, não quero estrelinhas nem holofotes por ser doador. Até detesto esse "palco". Mas dentro de mim, não vou esconder que fico com uma sensação boa. Acredito muito que um dos principais propósitos da vida (se não o) é fazer a diferença na vida de outras pessoas como seres humanos.

E penso em me cadastrar como doador no banco de medula. Só preciso pesquisar mais sobre como funciona. Inclusive se alguém souber sobre e quiser compartilhar, agradeço  =)

Temos mais doadores de sangue por aqui na comunidade?

IMG_20250403_092645698_AE.jpg.b513fe292da73cd17bff760e1e046036.jpg

Também sou doador! Tive uma das experiências mais humanas quando meu pai precisou antes de começar a quimioterapia. A clínica enviou o pedido para o plano de saúde, mas o plano já estava falindo (só veio anunciar depois) e negava tudo. Mesmo assim, a clínica atendeu meu pai em apenas 5 minutos. Achei estranho, porque todos os outros atendimentos estavam demorando mais de 10 horas para serem aprovados. Quando perguntei, explicaram que a bolsa de sangue é algo de risco, então a clínica envia o pedido para o plano e já fornece a bolsa. Se não for aprovado, eles entram em contato depois para cobrar. No fim, foram dois dias e algumas bolsas de sangue, todas negadas pelo plano.

Sobre a doação de medula, aqui no Rio é possível doar sangue e se cadastrar como doador de medula nas unidades do Hemorio. O cadastro é simples: você preenche uma ficha e coleta uma pequena amostra de sangue, cerca de 20 ml. Se um dia houver alguém precisando e você for compatível, eles entram em contato para realizar novos exames e confirmar a compatibilidade. Caso tudo esteja certo, você faz a doação.

• Brabo 2
Postado
1 hora atrás, Levy Anesi disse:

Também sou doador! Tive uma das experiências mais humanas quando meu pai precisou antes de começar a quimioterapia. A clínica enviou o pedido para o plano de saúde, mas o plano já estava falindo (só veio anunciar depois) e negava tudo. Mesmo assim, a clínica atendeu meu pai em apenas 5 minutos. Achei estranho, porque todos os outros atendimentos estavam demorando mais de 10 horas para serem aprovados. Quando perguntei, explicaram que a bolsa de sangue é algo de risco, então a clínica envia o pedido para o plano e já fornece a bolsa. Se não for aprovado, eles entram em contato depois para cobrar. No fim, foram dois dias e algumas bolsas de sangue, todas negadas pelo plano.

Caraca, Levy. Que história.

1 hora atrás, Levy Anesi disse:

Sobre a doação de medula, aqui no Rio é possível doar sangue e se cadastrar como doador de medula nas unidades do Hemorio. O cadastro é simples: você preenche uma ficha e coleta uma pequena amostra de sangue, cerca de 20 ml. Se um dia houver alguém precisando e você for compatível, eles entram em contato para realizar novos exames e confirmar a compatibilidade. Caso tudo esteja certo, você faz a doação.

Opa, muito obrigado pela informações!

• Criar novo...