No módulo 1 aula sobre juros compostos, foi dado alguns exemplos sobre o quanto R$1000 de aporte inicial + R$1000 de aportes mensais durante 20 anos renderiam bruto a taxa de 8% R$573.660,03. O valor investido seria de R$241.000,00. Porém, se você fizer uma conta da inflação, esse valor investido corrigido pelo site do https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/corrigirPorIndice.do?method=corrigirPorIndice é de R$ 874.267,07 , ou seja, estaria perdendo R$300.607,04 para a inflação.
O que vocês tem a dizer sobre isto? Tem algo que eu estou deixando passar, ou seria o tal da perda fixa mesmo?
Agradeço desde já.
Pergunta
Alexandre Weber Johansson
No módulo 1 aula sobre juros compostos, foi dado alguns exemplos sobre o quanto R$1000 de aporte inicial + R$1000 de aportes mensais durante 20 anos renderiam bruto a taxa de 8% R$573.660,03. O valor investido seria de R$241.000,00. Porém, se você fizer uma conta da inflação, esse valor investido corrigido pelo site do https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/corrigirPorIndice.do?method=corrigirPorIndice é de R$ 874.267,07 , ou seja, estaria perdendo R$300.607,04 para a inflação.
O que vocês tem a dizer sobre isto? Tem algo que eu estou deixando passar, ou seria o tal da perda fixa mesmo?
Agradeço desde já.
Top Posters For This Question
2
2
1
1
DIAS POPULARES
8/Abr
5
7/Abr
3
Top Posters For This Question
Alexandre Weber Johansson 2 posts
Bolívar Luiz 2 posts
Michel Akio Fukuda 1 post
Sergio Tanaka 1 post
DIAS POPULARES
8/Abr 2025
5 posts
7/Abr 2025
3 posts
Os mais famosos desse tópico
Michel Akio Fukuda
@Alexandre Weber Johansson o ponto aqui é que 8% é rendimento - inflação, então o rendimento da carteira poderia ser por exemplo 15% a.a. mas daria 8% no final: 15% de rendimento - 7% de inflação
Rafael Antunes Teixeira Silva
Esses 8% ele considera valor acima da inflação. Como se fosse IPCA + 8%. Você teria ao final um valor correspondente a 573 mil com o valor de compra de hoje. Mas seria muito mais dinheiro no futuro.
Bruno Da Silva Schmoeller
Boa noite amigo. Na verdade, Raul usa esse 8%a.a. como uma média conservadora e realista de longo prazo. Usamos 8% ao ano como média porque: É uma média histórica da Bolsa (ajustada pel
7 respostas para essa pergunta
Recommended Posts