Jump to content

Pergunta

Postado

No módulo 1 aula sobre juros compostos, foi dado alguns exemplos sobre o quanto  R$1000 de aporte inicial + R$1000 de aportes mensais durante 20 anos renderiam bruto a taxa de 8% R$573.660,03. O valor investido seria de R$241.000,00. Porém, se você fizer uma conta da inflação, esse valor investido corrigido pelo site do https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/corrigirPorIndice.do?method=corrigirPorIndice é de R$   874.267,07 , ou seja, estaria perdendo R$300.607,04 para a inflação. 

O que vocês tem a dizer sobre isto? Tem algo que eu estou deixando passar, ou seria o tal da perda fixa mesmo?
Agradeço desde já.

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)
On 06/04/2025 at 22:09, Alexandre Weber Johansson disse:

No módulo 1 aula sobre juros compostos, foi dado alguns exemplos sobre o quanto  R$1000 de aporte inicial + R$1000 de aportes mensais durante 20 anos renderiam bruto a taxa de 8% R$573.660,03. O valor investido seria de R$241.000,00. Porém, se você fizer uma conta da inflação, esse valor investido corrigido pelo site do https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/corrigirPorIndice.do?method=corrigirPorIndice é de R$   874.267,07 , ou seja, estaria perdendo R$300.607,04 para a inflação. 

O que vocês tem a dizer sobre isto? Tem algo que eu estou deixando passar, ou seria o tal da perda fixa mesmo?
Agradeço desde já.

@Alexandre Weber Johansson 

Creio que sua confusão seja porque você está esquecendo que o padrão usado na calculadora de juros compostos do investidor sardinha está em 8% justamente como uma forma de desconsiderar a inflação. Ou seja, ela já está descontada e esses R$573.660,03 representam uma aproximação do valor total com o mesmo poder de compra de hoje - Ele deve ser comparado então com os R$241.000,00, não com os R$300mil.

Para calcular a rentabilidade de investimentos acima de 10 anos, entendemos que a inflação vai corroer uma parte do montante. Por isso, subtraímos a média da inflação da rentabilidade esperada (por ex. 12% de rendimento - 4% do IPCA = 8%) para chegar em um valor cotado na data atual.

Editado por Bolívar Luiz
Correção - me equivoquei na explicação de algumas informações.
  • 0
Postado
11 horas atrás, Alexandre Weber Johansson disse:

Agradeço desde já.

da para se proteger de todas as situacoes possiveis

nesse seu cenario por exemplo, basta aplicar em titulos que te premiam acima da inflacao, simples assim

se vc colocar 100% da sua grana em ipca+, vc vai se proteger da inflacao e abrir as pernas em outras situações.
basta achar o equilibrio

• 0
Postado
11 horas atrás, Bolívar Luiz disse:

@Alexandre Weber Johansson Creio que sua confusão seja porque você está esquecendo que o rendimento padrão usado na calculadora de juros compostos do investidor sardinha está em 8% justamente buscando considerar a inflação. Ou seja, esses R$573.660,03 representam uma aproximação do valor real corrigido pela inflação.

Na verdade a inflação que eu pesquisei de 2005 a 2025 daria 874k, e os juros compostos a 8% daria muito menos que isso, 300k a menos. A questão dos 8% que eu entendo é uma média de uma carteira, e não sobre considerar inflação.

• 0
Postado
10 minutes ago, Alexandre Weber Johansson disse:

Na verdade a inflação que eu pesquisei de 2005 a 2025 daria 874k, e os juros compostos a 8% daria muito menos que isso, 300k a menos. A questão dos 8% que eu entendo é uma média de uma carteira, e não sobre considerar inflação.

@Alexandre Weber Johansson o ponto aqui é que 8% é rendimento - inflação, então o rendimento da carteira poderia ser por exemplo 15% a.a. mas daria 8% no final:

15% de rendimento - 7% de inflação = 8% a.a.

O Raul normalmente nos exemplos usa 8% para fazer média da Selic - IPCA. 

• Brabo 1
  • 0
Postado

Agradeço desde já.

Esses 8% ele considera valor acima da inflação. Como se fosse IPCA + 8%. Você teria ao final um valor correspondente a 573 mil com o valor de compra de hoje. Mas seria muito mais dinheiro no futuro. 

• Brabo 1
  • 0
Postado

Agradeço desde já.

Boa noite amigo.

Na verdade, Raul usa esse 8%a.a. como uma média conservadora e realista de longo prazo.

Usamos 8% ao ano como média porque:

É uma média histórica da Bolsa (ajustada pela inflação). No longo prazo, o Ibovespa rendeu em torno de 7% a 9% ao ano.

A Selic varia muito, já a média da Bolsa tende a se manter mais estável no longo prazo.

Sendo assim, usar 8% evita criar expectativas irreais e dá uma margem de segurança.

Mesmo que hoje a Selic esteja alta, isso muda e o 8% funciona como uma base sólida e prudente para se ter.

Valeu, abraço!

• Brabo 1
  • 0
Postado
18 horas atrás, Alexandre Weber Johansson disse:

@Alexandre Weber Johansson

Como disseram os colegas, os 8% é uma margem conservadora de lucro de uma carteira diversificada já considerando este percentual como ganho real, acima da inflação.

Corrigi meu comentário anterior, pois tinha me equivocado na elaboração da resposta. Acredito que como está agora mais as explicações dos colegas tenha ficado mais claro.

• Criar novo...