Jump to content

Pergunta

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
19 minutes ago, Beatriz Alves disse:

Boa noite! 

uma analise de fundo imobiliário de tijolo e um de papel é diferente ?

Boa noite, @Beatriz Alves !

Sim, é uma análise muito diferente.

FIIs de tijolo avaliamos os imóveis, os contratos que tangem estes imóveis e os inquilinos, inquilinos em si, aluguéis, vacâncias financeira e física, dentre outros.

Já um FII de papel a grosso modo dizemos que é analisar renda fixa. Afinal, um fundo de papel nada mais é do que um fundo que investe em CRIs. Logo, o modelo de análise é diferente pois aqui seria ideal avaliarmos os emissores destes CRIs se possível (o que sabemos que pode ser difícil pois os emissores podem não ter capital aberto em bolsa e tampouco uma área de RI com informações sobre a saúde financeira), avaliar a carteira do fundo em questão, se ele está atrelado a CRIs majoritariamente em um único indexador ou se ele é mais diversificado e até mesmo segue um contrafluxo, histórico de gestão do fundo se ele passou por momento mais turbulentos ou se manteve constâncias no que diz respeito aos pagamentos ou de repente como ele lidou com o default de alguns CRIs que eventualmente pode acontecer.

Espero que ajude!

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
12 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Boa noite, @Beatriz Alves !

Sim, é uma análise muito diferente.

FIIs de tijolo avaliamos os imóveis, os contratos que tangem estes imóveis e os inquilinos, inquilinos em si, aluguéis, vacâncias financeira e física, dentre outros.

Já um FII de papel a grosso modo dizemos que é analisar renda fixa. Afinal, um fundo de papel nada mais é do que um fundo que investe em CRIs. Logo, o modelo de análise é diferente pois aqui seria ideal avaliarmos os emissores destes CRIs se possível (o que sabemos que pode ser difícil pois os emissores podem não ter capital aberto em bolsa e tampouco uma área de RI com informações sobre a saúde financeira), avaliar a carteira do fundo em questão, se ele está atrelado a CRIs majoritariamente em um único indexador ou se ele é mais diversificado e até mesmo segue um contrafluxo, histórico de gestão do fundo se ele passou por momento mais turbulentos ou se manteve constâncias no que diz respeito aos pagamentos ou de repente como ele lidou com o default de alguns CRIs que eventualmente pode acontecer.

Espero que ajude!

me ajudou sim, porem  surge uma outra duvida em relação ao diagrama do cerrado, quando vou colocar as perguntas para estabelecer uma nota, não consigo separar as perguntas referentes a FII's de tijolo com os FII's de papel, como funcionaria ? percebi que também não consigo colocar uma nota sem colocar as perguntas.

• Brabo 2
  • 0
Postado
13 minutes ago, Beatriz Alves disse:

me ajudou sim, porem  surge uma outra duvida em relação ao diagrama do cerrado, quando vou colocar as perguntas para estabelecer uma nota, não consigo separar as perguntas referentes a FII's de tijolo com os FII's de papel, como funcionaria ? percebi que também não consigo colocar uma nota sem colocar as perguntas.

Faz a mesma para ambos tipo

Os imóveis ou os ativos são diversificados?

Coisas assim

Geralmente dá pra adaptar para ambos

• Brabo 2
  • 0
Postado
27 minutes ago, Beatriz Alves disse:

@Beatriz Alves Temos basicamente duas alternativas:

- Fazer uma avaliação por fora levando em consideração os critérios que julgar necessários e ir marcando perguntas como sim ignorando o que está escrito nelas até chegar a uma nota desejada;

OU

- Criar perguntas duplas. Por exemplo: "Taxa de vacânica menor que XX% ? /  Fundo segue contrafluxo ?". Veja que dessa forma abordamos os dois tipos de FII cada um com suas respectivas perguntas.

Não tem um certo ou errado e você pode avaliar o que acha melhor!

Apenas compartilhando, eu uso a primeira alternativa. Eu avalio o FII por fora e depois marco perguntas como sim ou não ignorando o que está escrito lá apenas para chegar a uma nota que eu julgue ideal para aquele ativo.

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
22 minutes ago, Eddy Paulini disse:

@Beatriz Alves Temos basicamente duas alternativas:

- Fazer uma avaliação por fora levando em consideração os critérios que julgar necessários e ir marcando perguntas como sim ignorando o que está escrito nelas até chegar a uma nota desejada;

OU

- Criar perguntas duplas. Por exemplo: "Taxa de vacânica menor que XX% ? /  Fundo segue contrafluxo ?". Veja que dessa forma abordamos os dois tipos de FII cada um com suas respectivas perguntas.

Não tem um certo ou errado e você pode avaliar o que acha melhor!

Apenas compartilhando, eu uso a primeira alternativa. Eu avalio o FII por fora e depois marco perguntas como sim ou não ignorando o que está escrito lá apenas para chegar a uma nota que eu julgue ideal para aquele ativo.

muito obrigadaa !!!

• Brabo 1
  • 0
Postado
6 horas atrás, Beatriz Alves disse:

Oi Beatriz,

Você pode criar perguntas que abarquem os dois, como o Eddy sugeriu.

Veja abaixo uma parte das minhas perguntas para FIIs:

image.png.c194157e0d19d27797338c1ae8c2f852.png

Veja que a segunda e quinta perguntas trazem critérios diferentes, a depender do tipo de FII. Desta forma dá para avaliar todos de uma vez só.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • 0
Postado
9 horas atrás, Matheus P S disse:

Oi Beatriz,

Veja que a segunda e quinta perguntas trazem critérios diferentes, a depender do tipo de FII. Desta forma dá para avaliar todos de uma vez só.

Espero ter ajudado!

Quais são as demais perguntas que utilizou no seu diagrama? Estão excelentes estas e estou aplicando no meu.

• 0
Postado
12 horas atrás, Mário Lúcio Moreira Neto disse:

Quais são as demais perguntas que utilizou no seu diagrama? Estão excelentes estas e estou aplicando no meu.

Olá Mário,

Aqui as demais perguntas:

image.png.e1f22d90c2982b954cbc750e0dd99784.png

Mas lembre-se de que elas fazem sentido para mim na minha estratégia. Não necessariamente farão sentido para você na sua estratégia. Tendo isso em mente, manda ver!

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 08/04/2025 at 03:48, Matheus P S disse:

Oi Beatriz,

Espero ter ajudado!

Ajudou muito obg!

• Brabo 1
  • 0
Postado

Adicionando também Beatriz, eu sigo a mesma estratégia do Eddie.

Lembrando que os FIIs de papéis eles sempre têm um grau de risco maior, mesmo em um caso de High Grade. Pq o FII de tijolo tem o imóvel físico em si, que tem um peso maior e previsibilidade. Sendo mais difícil de se desfazer deles. 

Aí eu particularmente sempre faço a análise por fora e coloco a nota que considero justa. Esta obrigatoriamente menor q de qualquer fundo de tijolo da minha carteira.

• Brabo 1
  • Criar novo...