Jump to content

Pergunta

Postado

Eu vi recentemente um post sobre ETFs e ainda não vejo como essa métrica é relevante, isso de acordo com um perfil de investidor de longo prazo. E, como não vejo muito a utilidade de um ETF em uma carteira rentista, não acho útil de nenhuma maneira.

O que importa se o ETF sobe mais que seu Indice? É para ficar olhando a cotação?

E se ele caí a mais que o índice? Acho isso bom né, fica mais barato para comprar.

• Brabo 1

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Eu entendo que o importante é o ETF acompanhar o índice que vc está querendo, o ETF deveria estar sempre próximo do índice de referência. Esse indicador deveria te ajudar a entender se ele está seguindo, pq um momento pode estar abaixo e outro acima mas não deveria estar desviando mto, caso contrário o ETF não estará sendo eficiente em acompanhar o  principal papel dele.  

• 0
Postado
12 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Ademilton, o que eu vejo em relação a ETF, ao menos na minha estratégia, é seguir um caminho capitalista e expansionista, praticamente investir em um ETF que concentre empresas Mundiais ou de Determinado pais, que cresçam junto com a economia em uma moeda forte. Mas no meu caso eu sigo com 2 ETF a principio e uso apenas como proteção em moeda forte , não miro alto ganhos no exterior... dado o momento atual, a questao do preco/cotacao deve assustar e ou fazer muitas pessoas confundirem a própria estratégia... mas o fato é que os ETF sao geridos para seguir uma estratégia própria de cada caso (Seja SP500, EtF Mundiais, ETF China, India, ETFs de diferentes estrategias), ai a que se encaixar com seu perfil e sua estrategia talvez faca sentido pra vc e nao para outra pessoa. 

Acredito que não seja tão simples classificar a métrica como relevante ou não olhando so um unico perfil de investidor, ate por que com ETF da pra encaixar qualquer perfil. é uma infinidade de ETFs 

Certo e pra qual tipo de perfil essa métrica seria indicada?

Você acredita que ela seja util de alguma forma para alguém que pense em investir para o longo prazo?

• 0
Postado
On 09/04/2025 at 23:06, Michel Akio Fukuda disse:

Eu entendo que o importante é o ETF acompanhar o índice que vc está querendo, o ETF deveria estar sempre próximo do índice de referência. Esse indicador deveria te ajudar a entender se ele está seguindo, pq um momento pode estar abaixo e outro acima mas não deveria estar desviando mto, caso contrário o ETF não estará sendo eficiente em acompanhar o  principal papel dele.  

Tá, mas e de que vale para mim essa eficiência em acompanhar o índice?

Se quando o etf sobe ele sobe junto e quando desce ele desce junto!

No longo prazo esse detalhe vale de alguma coisa?

• 0
Postado
On 10/04/2025 at 02:08, Ademilton Carvalho disse:

Eu vi recentemente um post sobre ETFs e ainda não vejo como essa métrica é relevante, isso de acordo com um perfil de investidor de longo prazo. E, como não vejo muito a utilidade de um ETF em uma carteira rentista, não acho útil de nenhuma maneira.

O que importa se o ETF sobe mais que seu Indice? É para ficar olhando a cotação?

E se ele caí a mais que o índice? Acho isso bom né, fica mais barato para comprar.

Oi Ademilton,

Na minha visão, quando falamos de ETF e de sua “aderência” ao índice, a questão não é simplesmente se ele “sobe junto” ou “desce junto”, mas sim o quanto ele consegue replicar fielmente a performance líquida do índice ao longo dos anos.

Pense assim: imagine dois ETFs que acompanham o mesmo índice. Ambos sobem e descem mais ou menos juntos. Mas um deles, com o tempo, vai entregando uma rentabilidade acumulada consistentemente inferior, mesmo que levemente, ano após ano. Isso acontece por causa de coisas como:

• Tracking error acumulado (diferença sistemática entre o desempenho do ETF e do índice)
  • Custos de gestão, ainda que baixos, somados ao longo do tempo
  • Eficiência de rebalanceamento da carteira, em especial em ETFs que seguem índices de maior complexidade

No curto prazo, isso pode parecer irrelevante. Mas no longo prazo - que é justamente o nosso horizonte - uma diferença anual de 0,3% a 0,5% composta por 15 ou 20 anos pode representar dezenas de milhares de reais a menos no seu patrimônio.

O valor de um ETF para um investidor rentista também não está na cotação, mas em como ele entrega a exposição que você quer com o menor ruído e o menor custo possível. Não se trata de “ficar olhando cotação”, mas sim de garantir que o seu veículo de investimento está cumprindo o papel dele com máxima fidelidade.

Se você tivesse dois fundos de ações que seguem a mesma estratégia, mas um deles consegue ser mais eficiente em termos de execução e custo, você não escolheria o mais eficiente? Acho que é disso que estamos falando aqui.

Espero ter ajudado!

• 0
Postado
On 09/04/2025 at 20:08, Ademilton Carvalho disse:

Bom dia, @Ademilton Carvalho !

Na minha opinião o Beta é relevante sim. Quanto maior um Beta, maior tende a ser a volatilidade entre preço X índice. Apenas dando um exemplo hipotético. Suponhamos que o ETF SARD11 tenha o beta de 1,2 e ele segue o índice S&P 500. Isso significa que se o índice variar para cima em 2%, o preço do ETF tende a subir em aproximadamente 2,4% (beta 1,2 x variação 2). Mas o contrário também é verdadeiro. Se o índice cai em 2%, o preço cai também em 2,4%.

Sou do viés de que o investidor de longo prazo busca minar o máximo possível de riscos e ter segurança em suas decisões. Para alguns investidores, de fato um Beta alto pode indicar lucros mas ao mesmo passo fazem com que as quedas sejam mais acentuadas. E o investidor precisará de fato de mais estômago pra isso, principalmente para não abrir margens para decisões impulsivas.

É uma decisão pessoal como sempre, mas que acho válido ser ponderada.

• -1
Postado
15 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Ademilton, o que eu vejo em relação a ETF, ao menos na minha estratégia, é seguir um caminho capitalista e expansionista, praticamente investir em um ETF que concentre empresas Mundiais ou de Determinado pais, que cresçam junto com a economia em uma moeda forte. Mas no meu caso eu sigo com 2 ETF a principio e uso apenas como proteção em moeda forte , não miro alto ganhos no exterior... dado o momento atual, a questao do preco/cotacao deve assustar e ou fazer muitas pessoas confundirem a própria estratégia... mas o fato é que os ETF sao geridos para seguir uma estratégia própria de cada caso (Seja SP500, EtF Mundiais, ETF China, India, ETFs de diferentes estrategias), ai a que se encaixar com seu perfil e sua estrategia talvez faca sentido pra vc e nao para outra pessoa. 

Acredito que não seja tão simples classificar a métrica como relevante ou não olhando so um unico perfil de investidor, ate por que com ETF da pra encaixar qualquer perfil. é uma infinidade de ETFs 

• Brabo 1
  • Criar novo...