Jump to content
  • 0

OPORTUNIDADES | Saída de CDB para LCI Banco Master (Curto Prazo)

Pergunta

Postado (edited)

Oi Pessoal! Preciso de conselho.
Vou escrever em tópicos pra facilitar análise.

• Estou no fim do Módulo 4 ainda
  • Tenho um capital alocado em 110% do CDI com aportes mensais desde que comecei a guardar dinheiro
    • Esse aporte específico tem HOJE, 511 dias ainda.
      • O que corresponde a um IR de 17,5% caso eu resgate
  • Considerando que eu NAO vou levar a vencimento, uma vez que ao término do curso quero redistribuir o patrimônio, não chegando aos 15% de IR apenas, PERGUNTO:

O Banco Master tem alguns titulos interessantes no Mercado Secundario, de LCI's de até 90 dias com rendimento de 107% do CDI por exemplo.

Como o montante é pequeno (Ex: Hoje eu aportaria R$8.700)  e longe do FGC ainda, vale a pena ir aproveitando essas oportunidades até que eu tenha o  destino final do aporte, já concluido o curso? Ou devo esperar pra fazer uma só movimentação evitando essas taxas?

A titulo de curiosidade, são aportes feitos desde 2023 que não devo levar a vencimento tão cedo eu conclua o curso.

image.png.56f2e2298625c51e04eea753a98cad8f.png

Editado por Ranulfo A G Neto
  • Brabo 1

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

PS:. a Famigerada oportunidade é tão atrativa (ainda que no cenário que o Banco Master se encontra), que no tempo em que digitei essa duvida, já sumiu do Mercado Secundario kkk.

De toda forma, como quero ir aportando de agora em diante e manterei parte em RF nos limites do FGC, mantenho a pergunta pq outras oportunidades de curto prazo ainda aparecerão até minha previsão de finalizar o curso nesse mês.

• Brabo 1
  • 0
Postado
27 minutes ago, Ranulfo A G Neto disse:

• Tenho um capital alocado em 110% do CDI com aportes mensais desde que comecei a guardar dinheiro
  • Considerando que eu NAO vou levar a vencimento, uma vez que ao término do curso quero redistribuir o patrimônio, não chegando aos 15% de IR apenas, PERGUNTO:

O Banco Master tem alguns titulos interessantes no Mercado Secundario, de LCI's de até 90 dias com rendimento de 107% do CDI por exemplo.

Como o montante é pequeno (Ex: Hoje eu aportaria R$8.700)  e longe do FGC ainda, vale a pena ir aproveitando essas oportunidades até que eu tenha o  destino final do aporte, já concluido o curso? Ou devo esperar pra fazer uma só movimentação evitando essas taxas?

A titulo de curiosidade, são aportes feitos desde 2023 que não devo levar a vencimento tão cedo eu conclua o curso.

Oi Ranulfo,

Não sei seu conhecimento prévio sobre investimentos, mas minha sugestão é a mesma do Raul: não mexa em seus investimentos antes de terminar o curso.

Entendo que você tem seu prazo mais curto (pelo que ficou subentendido, você vai terminar o curso em até 3 meses), mas se este prazo é tão pequeno, para quê ficar pagando imposto agora para se "aventurar" em algo que dura pouco?

Claro que a estratégia e a decisão é de cada um, mas eu não recomendaria você fazer este tipo de movimentação porque ao fazer isso você estará criando mais coisa para solucionar lá na frente, quando chegar ao módulo 8.

Qualquer coisa é só chamar novamente, estou à disposição.

Espero ter ajudado!

• Brabo 3
  • 0
Postado
1 hora atrás, Ranulfo A G Neto disse:

Oi, @Ranulfo A G Neto! Apenas reforçando o que foi dito pelo colega @Matheus P S:

Entendo a tentação, e vejo que você já conhece sobre a renda fixa, mas infelizmente no momento você ainda não assistiu algumas aulas que vão passar conhecimentos importantes sobre como balancear sua carteira, como lidar com investimentos passados, fora revisar alguns conceitos antes de aplicá-los.

Mantenho a sugestão do colega de que não movimente sua carteira no momento. No máximo, se tiver algum dinheiro parado sem estar aplicado rendendo em algum título pode deixar ele no Tesouro Selic.

Bons estudos!

• Brabo 3
  • 0
Postado
16 minutes ago, Ranulfo A G Neto disse:

Vlw pelas respostas @Matheus P S e @Bolívar Luiz
É que de fato, por não ter intenção de levar o CDB a vencimento daqui mais 200 dias, eu considero que JA PAGAREI 17,5%.
Sendo assim tenho a oportunidade de rentabilizar mais com uma aplicação curta até finalizar o curso.

Mas compreendi a dica pra "tirar o verniz" do investidor de curto prazo.

Bom, dia, @Ranulfo A G Neto !

Apenas complementando nossos amigos.

Este CDB de 110% que você possui por ventura é de liquidez diária? Pergunto pois caso não seja, você não irá pagar apenas o IR no resgate. Terão mais taxas envolvidas da corretora que poderão consumir a rentabilidade e até mesmo capital investido.

Dentro do módulo 3 é mostrado que nossa forma de investimento é sempre pensando no longo prazo. Prazos mais curtos tendem a ser menos rentáveis em comparação a aplicação de um bom contrafluxo. Prazos mais curtos costumamos direcionar nossos valores para metas com data prevista: trocar de carro, comprar um celular, fazer uma viagem, etc.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
  • Criar novo...