Jump to content
  • 0

Pergunta

Postado (edited)

Eu já tenho ambos na carteira, acabei de finalizar o curso e estou no momento de colocar notas no meus ativos e decidir o que vou seguir aportando na minha carteira.

Preciso saber se estou pensando da forma errada.

Mesmo os dois investimentos tendo uma correlação a ITAUSA é muito mais que somente Itau, se eu quisesse por exemplo incluir ela na carteira e Bradesco?

Segunda parte da duvida seria, eu gostaria de investir em Bradesco porque acredito que os novos investimentos que o banco está fazendo para se digitalizar vão dar frutos em um futuro um pouco mais distante e está muito descontado. 

Também queria entender se é errado pensar assim.

Porque eu acredito que olhando os outros bancos por exemplo ITAU e Banco do Brasil eles tem um resultado superior em relação ao Bradesco em muitas áreas, mesmo assim eu tenderia a comprar o Bradesco por conta de um potencial de valorização. Não por interesse de vender as ações mas simplesmente para acumular capital mais rápido um pouco mais de risco. 

Faz sentido isso? Eu viajei muito? 

Editado por Mateus Augusto De Souza
  • Brabo 2

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Em teoria ambas passam nos mesmos indicadores, a grande maioria das perguntas que ja estavam pre definidas achei muito pertinente. Uma outra acabei mudando para um entendimento melhor da minha parte. 

Eu acredito que são duas instituições extremamente seguras e que a possiblidade de crescimento delas seja muito grande. 

Captura de tela 2025-04-12 163205.png

Captura de tela 2025-04-12 163322.png

Captura de tela 2025-04-12 163350.png

• Brabo 1
  • 0
Postado

Eu estou bem no começo então não sei se eu deveria alterar algo de forma significativa até conseguir pegar mais segurança, em teoria o único ponto que marquei para a ITAUSA que não marquei para o Bradesco seria o ponto de ser a maior do setor no pais que ela opera.

Mas não sei se está 100% correto essa avaliação que fiz

• 0
Postado
32 minutes ago, Mateus Augusto De Souza disse:

Eu queria ter uma exposição maior no setor de bancos por conta de acreditar no eficiência deles e perenidade, acredito que duas vão encaixar bem no meu perfil. Agradeço a ajuda também 

E seu pensamento tá certíssimo!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Fala Mateus, ao meu ver faz sentido sim cara, Itausa excelente holding , é um segmento um pouco diferente do que segue os bancos mas acho válido ter essas ótimas empresas em carteira, eu mesmo tenho itausa na carteira e o próprio Itaú, na época ainda não conhecia sobre investimentos e acabei adquirindo os 2, o itaú por ser gigante e a itausa por na época estar um preço de 4 reais hahaha, mas mesmo com essa correlação hoje em dia não vou me desfazer de nenhuma das 2!

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado (edited)

Olá Matheus 

De forma normal faz bastante sentido investir nos dois ativos.

Mas para um aluno da AUVP, é importante se analisar alguns pontos.

O primeiro onde vejo divergência entre os ativos citados é

o Tag Along.

No ITUB4, ITSA4, e BBDC4 o Tag Along é de apenas 80%.

Já no Bradesco BBDC3 o Tag Along é de 100%.

Esse indicador é relevante para você?

Outro ponto seria o P/VP que no Itaú e Itausa estão acima de 1, e no Bradesco abaixo de 1.

Esse segundo indicador também é relevante?

Com apenas esses dois pontos o Bradesco indica ser uma melhor escolha.

Mas, analisar outros indicadores para tomar uma decisão, seria mais prudente.

Aproveita a ferramenta da AUVP ANALÍTICA para tomar a melhor decisão.

https://analitica.auvp.com.br/

😎👍🏼

Editado por Elcimar Guimarães
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
6 horas atrás, Mateus Augusto De Souza disse:

Eu já tenho ambos na carteira, acabei de finalizar o curso e estou no momento de colocar notas no meus ativos e decidir o que vou seguir aportando na minha carteira.

Mesmo os dois investimentos tendo uma correlação a ITAUSA é muito mais que somente Itau, se eu quisesse por exemplo incluir ela na carteira e Bradesco?

Segunda parte da duvida seria, eu gostaria de investir em Bradesco porque acredito que os novos investimentos que o banco está fazendo para se digitalizar vão dar frutos em um futuro um pouco mais distante e está muito descontado. 

Porque eu acredito que olhando os outros bancos por exemplo ITAU e Banco do Brasil eles tem um resultado superior em relação ao Bradesco em muitas áreas, mesmo assim eu tenderia a comprar o Bradesco por conta de um potencial de valorização. Não por interesse de vender as ações mas simplesmente para acumular capital mais rápido um pouco mais de risco. 

@Mateus Augusto De Souza inclusive eu tenho as duas , um é meu bancão com mais peso , e a Itaúsa a holding queridinha da carteira !  São excelentes empresas ! 

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Vai ser difícil alguém criticar Itausa, se não tem já teve ou quer ter...risos
De lambuja quem tem Itausa, abocanha um pedacinho de Itaú, Itausa é uma queridinha, desde meus primeiro investimentos qndo não entendia absolutamente nada foi uma das primeira ações, entender o que é uma holding, o que tá por detrás dessas letrinhas ITSA4/ITSA3 (setor: financeiro, energia, saneamento, bens de consumo, matérias para construção, infraestrutura) consegue perceber que tá levando uma diversificação do que é básico na sociedade? 

Do outro lado, temos um BANCÃO, ainda que se reestruturando, demorou para se modernizar, é focado em alta renda, acredito que tem muito chão pela frente, tá com desconto, eu sigo comprando.

image.png.57fb2961208c2c36aafa7f8c8dc5f7a1.png

Atualmente tenho Itausa, Itaú (muito poucas ações), já que acaba fazendo pouco sentido, Bradesco vou seguir comprando sem medo e o Banco do brasil (montando uma pequena posição), se algo der errado com os bancos certamente estaremos enfrentando problemas bem piores. 

É aquele básico ter setor financeiro, seguros, saneamento e energia, não vai falhar.

Dando alguns centavos de contribuição, não sei de validos, mas tá aí!!!

• Me ajudou 1
  • 0
Postado
2 minutes ago, Antonio De Matos Teixeira Neto disse:

Vai ser difícil alguém criticar Itausa, se não tem já teve ou quer ter...risos
De lambuja quem tem Itausa, abocanha um pedacinho de Itaú, Itausa é uma queridinha, desde meus primeiro investimentos qndo não entendia absolutamente nada foi uma das primeira ações, entender o que é uma holding, o que tá por detrás dessas letrinhas ITSA4/ITSA3 (setor: financeiro, energia, saneamento, bens de consumo, matérias para construção, infraestrutura) consegue perceber que tá levando uma diversificação do que é básico na sociedade? 

Do outro lado, temos um BANCÃO, ainda que se reestruturando, demorou para se modernizar, é focado em alta renda, acredito que tem muito chão pela frente, tá com desconto, eu sigo comprando.

image.png.57fb2961208c2c36aafa7f8c8dc5f7a1.png

Atualmente tenho Itausa, Itaú (muito poucas ações), já que acaba fazendo pouco sentido, Bradesco vou seguir comprando sem medo e o Banco do brasil (montando uma pequena posição), se algo der errado com os bancos certamente estaremos enfrentando problemas bem piores. 

É aquele básico ter setor financeiro, seguros, saneamento e energia, não vai falhar.

Dando alguns centavos de contribuição, não sei de validos, mas tá aí!!!

Eu não tenho Itausa e nem terei. Escolhi Itaú na época. Não tenho saneamento também. Mas elétricas, financeiro e seguros tenho algumas. Considero a parte mais estável da carteira. 

• Brabo 3
  • 0
Postado
On 12/04/2025 at 15:27, Mateus Augusto De Souza disse:

Tudo bem, @Mateus Augusto De Souza? Vamos lá:

Não considero que você está pensando de forma errada. 

Como ensinado no curso, o "Santo Graal dos Investimentos" evidencia que uma maior correlação aumenta o risco na sua carteira. O motivo disso é o que chamamos de risco não sistemático, que é um risco mais específico de uma companhia ou setor ter prejuízo. Todos estamos expostos ao risco sistemático (da economia como um todo) e, acima disso, do risco não sistemático daqueles setores/companhias que participamos. Se aumentamos a exposição a um mesmo setor, inevitavelmente aumentamos nossa exposição ao risco não sistemático dele.

Porém, isso não significa que seja errado, até porque dependendo do seu perfil e estratégia, pode muito bem fazer sentido ter uma empresa mais arriscada e uma mais conservadora, fora que você também está diversificando em empresas de outros setores através da Itaúsa. Dessa forma, no seu caso essa correlação nem chega a ser integral, pois a Itaúsa é uma holding.

Reforçando, sua lógica de diversificar entre algo mais seguro e estável e algo mais arriscado mas onde você observou grande potencial de crescimento faz sim sentido se você analisou ambos criteriosamente, até porque os dois bancos tem históricos sólidos. Mesmo se considerado que a curva de risco é côncava (perdas limitadas e ganhos praticamente ilimitados), nunca vi bancos em grave crise no Brasil e, se visse, provavelmente os investimentos seriam a menor das nossas preocupações. rsrs

Apenas seja sincero nas perguntas do Diagrama sempre, independente de vontade de querer mais ou menos de uma empresa ou outra na sua carteira. Ele não deve ser confundido com uma ferramenta de análise de empresas, ele é uma ferramenta de gestão de riscos depois de já ter feito a análise.  

Ainda assim, vale sempre lembrar para que se mantenha atento e evite uma super exposição em um só setor como, por exemplo, 50% da carteira apenas em bancos e o resto em 5 outros setores.

• Brabo 1
  • Criar novo...