Jump to content

Pergunta

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Oi @Micael Guimarães,

Essa parte de aluguel de ações funciona mais ou menos da seguinte maneira:  É um leilão, onde vale a lei da oferta e procura.  Ações com maior liquidez tendem a pagar uma taxa menor ao passo que ações menos líqudas costumam pagar melhor.

Eu nunca me dei ao trabalho de entende as minúcias, em contentando a olhar as notas de corretagem quando pinga na conta.  Tem alugueis que me pagam centavos, outros um pouco mais.  Somando o mês todo não da quase anda, mas é mais que nada e entrando na conta.

Aluno/Ciente AUVP ainda ganha cashback da parte que iria para corretora.  Se você olhar uma nota de corretagem de aluguel, quem ganha mais é a corretora, seguido do IR e por final a gente.

Essa aí abaixo é a maior receita que já tive de aluguel.  2000 ações da CMIN alugadas durante um mês rendeu 38,78 dos quais a corretora ficou com 19,59; o leão com 8,72 e sobrou 10,47 para mim.  AUVP deve me pagar de volta parte desses 19,59....

Segunda imagem abaixo é de Taesa, também por um mês, valor das ações um pouco menor, mas ganhei apenas R$ 0,33 em um mês... Melhor que nada, mas quase nada...

image.png.dd766a33e3029c092d13e5f2213515b4.png

image.png.3ecafeda72f87f987603cd44047ee67f.png

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado (edited)
1 hora atrás, William Redig disse:

Oi @Micael Guimarães,

Essa parte de aluguel de ações funciona mais ou menos da seguinte maneira:  É um leilão, onde vale a lei da oferta e procura.  Ações com maior liquidez tendem a pagar uma taxa menor ao passo que ações menos líqudas costumam pagar melhor.

Eu nunca me dei ao trabalho de entende as minúcias, em contentando a olhar as notas de corretagem quando pinga na conta.  Tem alugueis que me pagam centavos, outros um pouco mais.  Somando o mês todo não da quase anda, mas é mais que nada e entrando na conta.

Aluno/Ciente AUVP ainda ganha cashback da parte que iria para corretora.  Se você olhar uma nota de corretagem de aluguel, quem ganha mais é a corretora, seguido do IR e por final a gente.

Essa aí abaixo é a maior receita que já tive de aluguel.  2000 ações da CMIN alugadas durante um mês rendeu 38,78 dos quais a corretora ficou com 19,59; o leão com 8,72 e sobrou 10,47 para mim.  AUVP deve me pagar de volta parte desses 19,59....

Segunda imagem abaixo é de Taesa, também por um mês, valor das ações um pouco menor, mas ganhei apenas R$ 0,33 em um mês... Melhor que nada, mas quase nada...

image.png.dd766a33e3029c092d13e5f2213515b4.png

image.png.3ecafeda72f87f987603cd44047ee67f.png

Rapaz que ninharia... Achei que era mais. Você já teve alguma dificuldade na hora da declaração por conta do aluguel?

Editado por Ademilton Carvalho
Correção ortografia
  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
  • 0
Postado
2 minutes ago, Ademilton Carvalho disse:

Rapaz que minharia... Achei que era mais. Você já teve alguma dificuldade na hora da declaração por conta do aluguel?

Eu deixei pra colocar a custódia remunerada só esse ano,  não ativei ano passado justamente por não saber declarar e se ganhasse alguma coisa seria centavos, daí deixei quieto.

Esse ano ativei, até agora rendeu uma KLBN4 nos preços atuais....🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Daqui até o final do ano tenho que ver como declara isso.

• Brabo 2
  • 0
Postado
10 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Rapaz que ninharia... Achei que era mais. Você já teve alguma dificuldade na hora da declaração por conta do aluguel?

Ainda não tive que declarar, disponibilizei minhas ações para aluguel apenas nesse ano.  Quanto à ninharia, é mesmo, mas é melhor ganhar uma ninharia que não ganhar nada....

• Brabo 1
  • 0
Postado
11 horas atrás, Otavio Hayashi disse:

Olá! A situação que você descreveu pode ser explicada por alguns fatores relacionados ao mercado de aluguel de ações (BTC - Banco de Títulos CBLC). Vou te explicar de forma clara e objetiva:

### **O que é o aluguel de ações?**
O aluguel de ações é uma operação em que um investidor (doador) empresta suas ações para outro investidor (tomador), geralmente para estratégias como venda a descoberto (short selling). O tomador paga uma taxa ao doador, que é expressa como um percentual anualizado (% ao ano).

### **Por que as taxas variam tanto (0,1% vs. 150%)?**
As taxas de aluguel são determinadas pela **oferta e demanda** no mercado de aluguel de ações. Aqui está o que pode ter acontecido:

1. **Taxa de 0,1%**:
   - Essa é uma taxa muito baixa, comum em ações com alta liquidez e grande disponibilidade para aluguel.
   - Significa que há muitos doadores oferecendo essas ações, e a demanda dos tomadores é baixa ou moderada.
   - Exemplo: Ações de empresas grandes, como Vale ou Petrobras, costumam ter taxas baixas porque há muitas ações disponíveis.

2. **Taxa de 150%**:
   - Uma taxa tão alta indica uma **escassez de ações disponíveis** para aluguel ou uma **demanda muito elevada** por parte dos tomadores.
   - Isso geralmente acontece em situações específicas:
     - **Venda a descoberto intensa**: Muitos investidores estão apostando na queda da ação, o que aumenta a procura pelo aluguel.
     - **Eventos corporativos**: Dividendos extraordinários, fusões, aquisições ou notícias relevantes podem aumentar a demanda por aluguel.
     - **Baixa liquidez**: A ação pode ter poucos doadores disponíveis ou ser de uma empresa com menor volume de negociação.
     - **Restrições de mercado**: Algumas ações podem estar em leilão ou com restrições temporárias, reduzindo a oferta para aluguel.

### **Por que o salto de 0,1% para 150% em um dia?**
Isso pode ser explicado por:
- **Mudança na ação alugada**: O primeiro contrato (0,1%) provavelmente envolveu uma ação diferente, com alta liquidez, enquanto o segundo (150%) foi de outra ação, com alta demanda ou baixa oferta.
- **Condições de mercado**: Algum evento específico (notícia, resultado financeiro, etc.) pode ter disparado a procura pela ação do segundo contrato, elevando a taxa.
- **Especulação**: Em casos de ações com forte volatilidade ou em situações de "short squeeze" (quando muitos tentam cobrir posições vendidas), as taxas podem disparar.

### **O que você deve verificar?**
1. **Qual ação foi alugada?** Verifique o ticker da ação no contrato de aluguel. Ações de empresas menores ou com baixa liquidez tendem a ter taxas mais altas.
2. **Contrato de aluguel**: Confirme os detalhes do contrato (prazo, quantidade de ações, taxa). Taxas altas como 150% são expressas em % ao ano, mas o pagamento é proporcional ao período do aluguel (ex.: 150% ao ano por 1 mês = ~12,5% no mês).
3. **Notícias ou eventos**: Pesquise se houve alguma notícia relevante sobre a ação que explique a alta demanda.
4. **Corretora**: Entre em contato com sua corretora para esclarecer se a taxa está correta e entender as condições do aluguel.

### **É normal uma taxa de 150%?**
Sim, é possível, mas é **excepcional**. Taxas acima de 10% já são consideradas altas, e 150% é algo raro, típico de situações extremas de mercado. Pode ser uma ótima oportunidade para o doador (você), já que a remuneração é muito alta, mas também indica maior risco no mercado para aquela ação.

- **Monitore os contratos**: Acompanhe os aluguéis na sua corretora para entender quais ações estão sendo demandadas e por quê.
- **Avalie os riscos**: Embora o aluguel seja seguro para o doador (a corretora garante a devolução das ações ou o valor equivalente), taxas muito altas podem indicar volatilidade.
- **Consulte a corretora**: Se a taxa de 150% parecer um erro ou algo fora do comum, peça esclarecimentos.

Obrigado Otavio. Foram empresas diferentes sim.

Achei bizarra a diferença. 150% é um número muito absurdo.

Valeu pessoal!

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 18/04/2025 at 21:27, Jaimson Bispo disse:

Eu deixei pra colocar a custódia remunerada só esse ano,  não ativei ano passado justamente por não saber declarar e se ganhasse alguma coisa seria centavos, daí deixei quieto.

Esse ano ativei, até agora rendeu uma KLBN4 nos preços atuais....🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Daqui até o final do ano tenho que ver como declara isso.

Olha o relógio tick tack kkkkk Eu fiz isso com bitcoin e investimentos internacionais também. Tive um ano para estudar, mas deixei para a última hora.

• Criar novo...