Jump to content
  • 0

Me sinto desmotivado a estudar - Desabafo

Pergunta

Postado

Olá, em 2021 conheci a AUVP por intermédio de um grande amigo, paguei o curso e iniciei na turma 7. Na época estava me especializando na profissão e tinha a vontade de aprender mais sobre investimentos contudo fui me perdendo na rotina corrida e parei de assistir as aulas. Esse ano em 2025 ja com a especialização concluída acendeu uma luz novamente e eu ingressei novamente na AUVP desta vez na turma 42. 

Comecei a assistir as aulas certinho mas novamente me vi parando de acompanhar as aulas do curso devido à correria do dia a dia. Eu trabalho muito igual a muitos aqui e gostaria de saber de vocês quais estratégias usam para se dedicar ao estudo dos investimentos. Me sinto até mal de confessar isso mas gostaria de ouvir a opinião de outros dessa comunidade

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
4 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Olá, em 2021 conheci a AUVP por intermédio de um grande amigo, paguei o curso e iniciei na turma 7. Na época estava me especializando na profissão e tinha a vontade de aprender mais sobre investimentos contudo fui me perdendo na rotina corrida e parei de assistir as aulas. Esse ano em 2025 ja com a especialização concluída acendeu uma luz novamente e eu ingressei novamente na AUVP desta vez na turma 42. 

Comecei a assistir as aulas certinho mas novamente me vi parando de acompanhar as aulas do curso devido à correria do dia a dia. Eu trabalho muito igual a muitos aqui e gostaria de saber de vocês quais estratégias usam para se dedicar ao estudo dos investimentos. Me sinto até mal de confessar isso mas gostaria de ouvir a opinião de outros dessa comunidade

Mano, te falta priorizar.

É fato que todos temos vida corrida e rotina apertada. Acho que por isso mesmo, o Raul orienta que as aulas sejam sua PRIMEIRA tarefa do dia. E faz todo sentido.

- Vc cria um ritual que não vai te permitir procrastinar.

- É horário da cabeça mais fresca, sem os acúmulos de informações e stress do dia.

Eu comprei um curso uma vez e agi exatamente como vc… fazendo quando dava.

pela crença no propósito desse curso da AUVP, mudei primeiro meus hábitos pra depois me matricular aqui. E tenho sido aderente na rotina. 

abç! Foco aí irmão… TEMPO é grana!

• Brabo 4
  • 0
Postado
5 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Anônimo, meu método para cumprir certas tarefas consiste não passar do segundo dia sem fazer o que precisa ser feito, seja ir na academia sem vontade para me exercitar ou ler algumas páginas do livro, agora sendo bem específico sobre Investimentos o que te distância? 

Eu confesso a vc, adquiri o curso na curiosidade de saber o que de especial tinha nele, de longe é bem completo, numa ordem cronológica interessante, certamente ao fim vai sair com uma bagagem que dificilmente alguém vai tirar de vc, tem comunidade e toda interação por aqui.

Começa assistindo uma ou duas aulas por semana, e aos finais de semana acelera com mais, acredito que seja uma questão de priorizar.

Qual é o seu SONHO? Já sabe qual seu custo de vida atual? Quando será sua viagens do sonho? Pq ter uma carteira diversifcada? E fazer sua declaração de imposto de renda?

Esse curso vai além de investimentos, faz vc pensar no presente e futuro, não simplesmente ir vivendo, de carona, seja o piloto do seu "navio pirata". 

• Brabo 3
  • 0
Postado
8 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Oi Anônimo,

Primeiro, não se sinta mal por nada. Cada um é cada um e você está nesta situação atual, é o que é. Então, não se preocupe, até porque você já deu o primeiro passo para buscar alterar seu status quo, que foi postar esta mensagem e pedir ajuda.

Eu vou te dizer o que funciona para mim. Pode não funcionar para você, mas pelo menos pode te dar uma ideia.

Mas basicamente o que fiz foi passar a acordar 1h mais cedo para estudar.

Literalmente, antes acordava às 7h, e agora acordo às 6h. Digo "agora" porque estou refazendo o curso, pela 2a vez, então estou nesta rotina de acordar mais cedo para focar e reforçar meus conhecimentos.

Outra coisa que acho que pode te ajudar é dar uma olhada nas corretoras por volta das 10h. Não sei se você tem essa possibilidade pelo seu trabalho. No meu caso eu posso tirar ali uns 10-15 min, então quando fiz o curso pela primeira vez eu entrava nas corretoras enquanto fazia o módulo 3 para ver "na prática" como era a renda fixa. Fazia o curso de manhã cedo e nesse horário dava essa entradinha pra tentar analisar o que eu estava vendo. Isso me ajudou não apenas no sentido de aprender, mas também de me deixar com mais vontade de ir pra próxima aula - ou seja, de acordar cedo novamente no dia seguinte rsrsrs.

Não vou entrar no mérito de dizer que "é uma questão de definir prioridades", porque cada um tem sua situação específica e aquilo que é prioridade pra mim pode não ser pra você. Só acho que vale a pena você estabelecer uma rotina e se manter firme a ela, ao menos até entrar efetivamente no ritmo, de maneira que aquilo se torne natural para você.

No meu caso, quando me "forcei" a acordar 1h mais cedo, no início foi tenso (kkk), mas depois me acostumei. E ao terminar o curso da AUVP pela primeira vez, passei a usar essa 1h a mais para estudar outras coisas relacionadas à minha área de atuação. Ou seja, virou rotina (mesmo em fins de semana, para desespero da patroa hehehe).

Espero ter ajudado!

• Brabo 4
  • 1
Postado
18 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Creio que o elemento em comum em todas as respostas aqui é o uso da disciplina, não da motivação.

"Motivação" não se sustenta, ela é temporária. Por isso, deve ser utilizada para adquirir disciplina. As sugestões que os colegas sugeriram são muito boas.

Planeje uma rotina e insira os estudos de forma fixa nela, faça como a primeira coisa do seu dia, transforme estudar em um hábito, insira na sua vida de forma prática (como olhando a corretora todos os dias), utilize técnicas de estudos como a técnica Pomodoro, inspire-se.

Por fim, vale lembrar também do nosso Programa de Conselheiros. Alguns deles podem te ajudar nisso de maneira muito mais profunda:

Forte abraço, anônimo!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado (edited)
18 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Todos temos rotinas corridas bravo marujo, e ententendo como a disciplina é algo complicado de se manter, coloque metas palpáveis , e caso conheça ou não, utilize o método podoro , pode ser o 25 estudando e 5 m de pausas, ate voce achar um que se encaixe com seu foco, lembre de colocar como meta por exemplo, de assisitir nem que seja  uma aula de um modulo por dia, e fique Refletindo sobre essa aula e o que aprendeu durante o dia ou no dia posterior, nem que seja pouco mas ira te motivar quando estiver reapredendo / aprendendo o conteudo, e aos poucos vai aumentando a meta, Porque  quando a gente alcançar a meta, a gente dobra a meta, 

Abraços marujo, apesar da piada, tente fazer isso, focar com pequenas metas alcançáveis e depois separando mais tempo e dedicação ao estudo, e lembre que seu futuro depende disso

Editado por Gabriel Veríssimo Caetano Morse
  • Criar novo...