Jump to content

Pergunta

Postado

Fala, sardinhas! Boa noite! 🐟

Tô com uma dúvida sobre a pontuação do diagrama do Cerrado. Vou colocar vocês no contexto…

Montei minha carteira seguindo os moldes da que o Raulzinho recomendou:

Base: 60%

Meio: 35%

Topo: 5%

Na aula, ele deu exemplos de empresas para cada parte da carteira, e a Sanepar foi sugerida para a base. Como é um setor perene e com mercado garantido, decidi avaliar a Sanepar primeiro, usando o método Scuttlebutt. A avaliação deu certo, então coloquei ela na base da carteira.

Depois, queria colocar uma empresa de finanças e o BTG me chamou atenção. Só que, apesar de ser grande, o BTG não é tão perene quanto a Sanepar, e não tem o porte do Itaú, por exemplo, então imaginei que ele ficaria no meio. Aí fiz a análise dele também e adicionei ao diagrama.

O lance é que, no final, o BTG ficou com 8 pontos e a Sanepar com 5.

Agora tô me perguntando: onde errei? Será que fui na Sanepar? No BTG? Ou será que a minha falta de noção me fez achar que o BTG é menos seguro que a Sanepar?

Vou mandar as perguntas pra vocês!

**Corrupção na Sanepar: Operação Ductos**

Sei que escrevi um textão... mas espero que possam me ajudar. Agradeço desde já! 👊

Captura de tela 2025-04-21 214635.png

• Brabo 2

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado

Iae Rafa, beleza?

Creio eu que o processo de atribuir as notas seja essa mesma (embora tenha alguns pontos que eu daria uma resposta diferente), porém vamos lembrar que são duas empresas de dois setores diferentes. Talvez se pegar outras empresas de Saneamento (SAPR, CSMG, SBSP) e outras empresas de Banco (ITUB, BBAS, BBDC, BPAC) e reaplicar as perguntas, quem sabe (não fiz o processo ainda para ter certeza) o grau desse funil faça sentido para cada setor em específico...

Pois apesar das notas que atribuímos sejam dos mesmos dados que procuramos, as empresas do mesmo setor podem ter diferentes pontuações entre si, diferenciando as notas e fazendo parte de uma posição diferente no diagrama.

Tentei contribuir um pouco do que sei, mas vamos aguardar a resposta dos veteranos para ver o que eles acham também.

Bons investimentos

• Brabo 3
  • 1
Postado
9 horas atrás, Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo disse:

BTG líder setor?

@Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo pode ser considerado sim. Este conceito de liderança pode ter certa subjetividade. Por exemplo: o BTG é líder em sua área de atuação nacional e da américa latina como banco de investimentos.

Sanepar por alguns é considerada líder também. Ela pode não ser a maior do Brasil, mas é a líder e quem até mesmo detém o monopólio na área que atua na região do Paraná

Apenas ilustrando para se ter uma ideia sobre o tema!

• Brabo 1
  • 1
Postado
10 horas atrás, Rafael Deitos Salfer disse:

Tô com uma dúvida sobre a pontuação do diagrama do Cerrado. Vou colocar vocês no contexto…

Na aula, ele deu exemplos de empresas para cada parte da carteira, e a Sanepar foi sugerida para a base. Como é um setor perene e com mercado garantido, decidi avaliar a Sanepar primeiro, usando o método Scuttlebutt. A avaliação deu certo, então coloquei ela na base da carteira.

Depois, queria colocar uma empresa de finanças e o BTG me chamou atenção. Só que, apesar de ser grande, o BTG não é tão perene quanto a Sanepar, e não tem o porte do Itaú, por exemplo, então imaginei que ele ficaria no meio. Aí fiz a análise dele também e adicionei ao diagrama.

Agora tô me perguntando: onde errei? Será que fui na Sanepar? No BTG? Ou será que a minha falta de noção me fez achar que o BTG é menos seguro que a Sanepar?

Sei que escrevi um textão... mas espero que possam me ajudar. Agradeço desde já! 👊

Bom dia, @Rafael Deitos Salfer !

Apenas complementando nossos amigos.

Entenda o conceito de base, meio e topo de pirâmide como um direcionador para começar a procurar boas empresas para se ter em carteira e em quais dessas partes devemos ter mais empresas em exposição. 

Por exemplo: não faria sentido eu escolher duas empresas de base e 10 de topo. Perceba que este ponto a quantidade de ativos se enquadra com o que é colocado pelo conceito da pirâmide.

Agora, mesmo dentro de uma parte da pirâmide, as notas podem ser tanto altas como baixas. Existe uma tendência que empresas de base de pirâmide tenham notas maiores mas isso não é uma regra implícita. Por exemplo, um Banco Bradesco da vida certamente é uma empresa de base de pirâmide. Mas pode ser que ela seja penalizada por conta de atual gestão, mudanças operacionais, dentre outros fatores que penalizam ela neste momento. Percebe?

E da mesma forma que uma empresa de topo de pirâmide eventualmente pode apresentar alguns bons números em alguma parte mas também vai ser penalizada em outras. Só que sua exposição nessa parte pirâmide como um todo é mais controlada.

Espero que agregue ao tema!

• Me ajudou 1
  • 0
Postado

Tudo certo, Itallo?

Então, considerei o BTG como líder no setor pois ele é o maior banco de investimentos da América Latina. Sobre a gestão da Sanepar, a pergunta dizia que, caso houvesse casos de corrupção na empresa, a resposta deveria ser "não". Por isso, marquei como uma má gestão. Por mais que eu ache a administração da empresa muito boa, esse caso (operação Ductos) me fez considerar como má gestão.

• Brabo 1
  • 0
Postado
6 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Rafael Deitos Salfer !

Apenas complementando nossos amigos.

Entenda o conceito de base, meio e topo de pirâmide como um direcionador para começar a procurar boas empresas para se ter em carteira e em quais dessas partes devemos ter mais empresas em exposição. 

Por exemplo: não faria sentido eu escolher duas empresas de base e 10 de topo. Perceba que este ponto a quantidade de ativos se enquadra com o que é colocado pelo conceito da pirâmide.

Agora, mesmo dentro de uma parte da pirâmide, as notas podem ser tanto altas como baixas. Existe uma tendência que empresas de base de pirâmide tenham notas maiores mas isso não é uma regra implícita. Por exemplo, um Banco Bradesco da vida certamente é uma empresa de base de pirâmide. Mas pode ser que ela seja penalizada por conta de atual gestão, mudanças operacionais, dentre outros fatores que penalizam ela neste momento. Percebe?

E da mesma forma que uma empresa de topo de pirâmide eventualmente pode apresentar alguns bons números em alguma parte mas também vai ser penalizada em outras. Só que sua exposição nessa parte pirâmide como um todo é mais controlada.

Espero que agregue ao tema!

Grande Eddy! Uma lenda viva da comunidade! 🏴‍☠️

Acho que entendi sua explicação e percebi meu erro. Eu não devo considerar a distribuição proposta pela pirâmide como a porcentagem que deve ser direcionada aos aportes, mas sim como a proporção de empresas que devem estar em cada camada da carteira. Certo?

Ou seja, não é porque 60% das empresas estão na base que, automaticamente, 60% dos aportes (desconsiderando o balanceamento que o Diagrama do Cerrado faz em relação aos aportes preexistentes) devem ir para as empresas da base. Na verdade, 60% das empresas devem estar na base — e é a nota de força que o diagrama atribui a cada empresa que deve guiar o tamanho dos aportes. Correto?

• Brabo 2
  • 0
Postado
12 minutes ago, Rafael Deitos Salfer disse:

Grande Eddy! Uma lenda viva da comunidade! 🏴‍☠️

Hahaha ó os cara  xD

13 minutes ago, Rafael Deitos Salfer disse:

Acho que entendi sua explicação e percebi meu erro. Eu não devo considerar a distribuição proposta pela pirâmide como a porcentagem que deve ser direcionada aos aportes, mas sim como a proporção de empresas que devem estar em cada camada da carteira. Certo?

Ou seja, não é porque 60% das empresas estão na base que, automaticamente, 60% dos aportes (desconsiderando o balanceamento que o Diagrama do Cerrado faz em relação aos aportes preexistentes) devem ir para as empresas da base. Na verdade, 60% das empresas devem estar na base — e é a nota de força que o diagrama atribui a cada empresa que deve guiar o tamanho dos aportes. Correto?

Exatamente! Pegou a ideia!

• Brabo 2
  • 0
Postado (edited)
3 horas atrás, Rafael Deitos Salfer disse:

Tudo certo, Itallo?

Então, considerei o BTG como líder no setor pois ele é o maior banco de investimentos da América Latina. Sobre a gestão da Sanepar, a pergunta dizia que, caso houvesse casos de corrupção na empresa, a resposta deveria ser "não". Por isso, marquei como uma má gestão. Por mais que eu ache a administração da empresa muito boa, esse caso (operação Ductos) me fez considerar como má gestão.

Olá Rafael, entendi. porém o  BTG  é um banco de investimentos brasileiro, atuando no setor financeiro, com isso ele está longe de ser líder no setor.

Acredito que deva gostar do banco etc etc.. mas a avaliação/análise/nota deve ser sem emoção. por isso o diagrama do cerrado é tão bom.

Você pode adicionar perguntar ao diagrama para atribuir nota...(acho que até tem já)...poderia adicionar - CASO DE CORRUPÇÃO? - e ai ir adicionando nota...mas a sanepar também não tem uma má gestão, basta olhar o RI da empresa.

Editado por Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo
  • -1
Postado
7 horas atrás, Rafael Deitos Salfer disse:

Fala Rafael, tudo bem?

Indo direto na sua dúvida, a questão é que a pontuação não tem relação com a posição na pirâmide, pode ter empresa bem pontuada no topo, por exemplo. A pontuação é para definir qual porcentagem da grana irá para cada empresa e isso pode mudar com o tempo.

• Brabo 1
  • Criar novo...