Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia,

Tenho uma aplicação no tesouro rendendo 15,22%.

Digamos que hoje a mesma aplicação se eu for contratar está rendendo 16%.

Se eu vender essa de 15,22% vou receber o 16% de rendimento?

Seria o caso de vender e comprar com 16%?

Dificuldade de entender esse processo 😅

Outra dúvida: LCA e CDB posso tirar antes de vencer? Pensei que não podia, mas sempre que clico aparece opção de resgatar. 

• Brabo 1

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
2 horas atrás, Jéssica Sebold May disse:

Bom dia,

Outra dúvida: LCA e CDB posso tirar antes de vencer? Pensei que não podia, mas sempre que clico aparece opção de resgatar. 

Bom dia, @Jéssica Sebold May

Existem diferentes tipos de títulos.

Os pós-fixados, como o Tesouro Selic, vão ter um rendimento indeterminado até o vencimento.
Dessa forma, a título de exemplo completamente irrealista e desconsiderando taxas de IOF e IR, se a SELIC estava rendendo 15,22% ontem e 16% hoje, seu título rendia 15,22% ontem e rende 16% hoje. Digamos que você comprou ele ontem de manhã e venderá hoje à noite, nesse caso você vai receber o rendimento acumulado dessas duas porcentagens diárias.

Os prefixados, mesmo que os rendimentos também oscilem durante o período de vigência do título, vão resultar em um valor determinado no vencimento. Dessa forma, se você comprou um título que vá render 15,22% até o vencimento, não importa se há outro agora com 16% sendo ofertado, o seu título no vencimento vai render efetivamente os 15,22% que você contratou. Então, reforçando, se eu comprei  um título que vai me entregar 15,22% a mais daquilo que investi, eu vou receber isso no vencimento dele independentemente do que outros títulos disponíveis ofertarem.

Sobre vender e comprar outro, se trata de algo que você deva estudar considerando a marcação a mercado, contrafluxo e taxas. Você vai aprender mais sobre esses fatores ao longo do módulo 3.

Quanto á sua segunda dúvida, sim, você pode teoricamente vender títulos antecipados desde que não tenham condições que proíbam o resgate antecipado, como por exemplo um período de carência. Contudo, incide sobre essa atividade os efeitos da marcação a mercado e, para títulos privados, taxas bem altas das corretoras sobre a venda, o que pode comer a rentabilidade ou até gerar prejuízo onde deveria haver lucro.

Apenas acrescentando, até que complete todas as aulas dos 8 módulos, sugiro que não faça movimentações na sua carteira e guarde quaisquer valores que desejar destinar a aportes futuramente no Tesouro Selic até que comece a usa-los.

Abraço.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Bom dia,

Boa tarde, @Jéssica Sebold May !

Apenas complementando nosso amigo @Bolívar Luiz.

Mesmo que sobre efeitos de marcação a mercado seja benéfico vender um título do Tesouro IPCA+ ou prefixado (títulos passíveis de se executar tranquilamente a venda com antecipação da marcação), é necessário se ater para ver se é possível reinvestir o valor a uma taxa maior. Caso contrário, não valeria a pena a marcação e seria mais  rentável levar o título até o vencimento e receber a taxa contratada. E essa taxa de reaplicação em algum outro título ou investimento deve ser de fato maior e melhor, caso contrário, podemos estar é interferindo negativamente no efeito dos juros compostos.

Lembre-se: investimento é igual sabonete. Quanto mais mexe, menor fica  😅

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Criar novo...