Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite pessoal.
1- Estou analisando o setor de utilidade pública, mais especificamente o subsetor de energia elétrica, com isso acabei separando entre as empresas as que eu achei melhor, gostei bastante da Taesa(porém ela está com a dívida um pouco esticada demais e tem um payout médio meio alto), gostei da CPFL (também está com o payout um pouquinho alto) e gostei da Engie, agora só n sei qual escolher hahahaha, se puderem me ajudar com algumas opiniões sobre elas e se tiverem mais alguma indicação de empresa pra estudar nesse setor.
2- Aproveitando que já estou escrevendo, um tempo atrás decidi incluir Odontoprev na minha carteira, estava com números legais, mas o payout simplesmente saltou pra 140%, oq me assustou um bom tanto, não sei oq fazer, por enquanto parei os aportes nela, alguém pode me dar uma luz sobre ela?

Desde já agradeço a quem puder me ajudar.  

• Brabo 1

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

A parte mais interessante de Energia Eletrica que tu ta vendo e adiantar a espera de uma Recomendacao

TAESA: Sua maior Receita (Salvo as proporções) SubSetor de Transmissao

Egie: Sua maior Receita (Salvo as proporções)  SubSetor de Geraçao

CPFL: Sua maior Receita (Salvo as proporções)  SubSetor de Distribuição

Note que todos tem suas particularidades (Problemas/Vantagens) e a escolha sera muito pessoal, no caso Eu na minha estrategia e "Logica" escolhi as 3 para Setor eletrico

• Brabo 1
  • 0
Postado

Bom dia, @Pedro Henrique Margreiter !

9 horas atrás, Pedro Henrique Margreiter disse:

1- Estou analisando o setor de utilidade pública, mais especificamente o subsetor de energia elétrica, com isso acabei separando entre as empresas as que eu achei melhor, gostei bastante da Taesa(porém ela está com a dívida um pouco esticada demais e tem um payout médio meio alto), gostei da CPFL (também está com o payout um pouquinho alto) e gostei da Engie, agora só n sei qual escolher hahahaha, se puderem me ajudar com algumas opiniões sobre elas e se tiverem mais alguma indicação de empresa pra estudar nesse setor.

Normalmente utilizamos alguns indicadores de eficiência como critério de desempate, mas podemos ir um pouco além.

Pode ser visto o tamanho de mercado de cada empresa e os resutlados das mesmas.

Ver quem tem os melhores ROE, ROA e/ou ROIC, melhores margens, melhores CAGR e a atual fase da empresa.

Taesa na minha opinião chegou a um momento o qual ela entende que não tem mais para onde crescer. Tanto que sempre há pagamentos superiores aos 50% mínimos de distribuição de lucros aos acionistas e com propostas para maiores distribuições para serem oficializadas em estatuto. Além disso, é uma empresa que há tempos não se movimenta para leilões de aquisição de concessões ao contrário da Engie e da CPFL.

Outro ponto interessante a se levar em consideração é em qual setor você gostaria de se expor mais. Taesa tem foco na transmissão, CPFL tem um pé nos três setores (geração, transmissão e distribuição) e Engie tem foco maior na geração mas também tem um pé na transmissão. 

9 horas atrás, Pedro Henrique Margreiter disse:

2- Aproveitando que já estou escrevendo, um tempo atrás decidi incluir Odontoprev na minha carteira, estava com números legais, mas o payout simplesmente saltou pra 140%, oq me assustou um bom tanto, não sei oq fazer, por enquanto parei os aportes nela, alguém pode me dar uma luz sobre ela?

Nunca estudei o ativo a fundo mas pelo que vi foi um pagamento atípico e não recorrente. Apenas em um exercício este payout foi realizado e eventualmente isso acontece com algumas empresas. Isso pode se dar por conta dos lucros constantes e acumulo de valor de valor em caixa.

Seria interessante avaliar os relatórios e entender porque a empresa optou por este pagamento. Como não é um payout recorrente, não vejo muitos problemas.

Espero que ajude!

• Brabo 2
  • 0
Postado

@Pedro Henrique Margreiter elétricas de transmissão possuem muita previsibilidade com seus contratos longos , logo ter dívidas é mais comum neste setor !

um detalhe , ao estudar Taesa e a transmissão paulista , as duas estavam investindo em novas linhas de transmissão ( origem da dívida ) , ou seja se a dívida é um investimento e o setor tem previsibilidade , não creio que este deva ser um ponto que negative tanto a avaliação … principalmente se procura algo pra longo prazo !

• Brabo 1
  • 0
Postado

Boa noite pessoal, primeiramente gostaria de agradecer a todos pelas respostas.

10 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Normalmente utilizamos alguns indicadores de eficiência como critério de desempate, mas podemos ir um pouco além.

Pode ser visto o tamanho de mercado de cada empresa e os resutlados das mesmas.

Ver quem tem os melhores ROE, ROA e/ou ROIC, melhores margens, melhores CAGR e a atual fase da empresa.

Taesa na minha opinião chegou a um momento o qual ela entende que não tem mais para onde crescer. Tanto que sempre há pagamentos superiores aos 50% mínimos de distribuição de lucros aos acionistas e com propostas para maiores distribuições para serem oficializadas em estatuto. Além disso, é uma empresa que há tempos não se movimenta para leilões de aquisição de concessões ao contrário da Engie e da CPFL.

Outro ponto interessante a se levar em consideração é em qual setor você gostaria de se expor mais. Taesa tem foco na transmissão, CPFL tem um pé nos três setores (geração, transmissão e distribuição) e Engie tem foco maior na geração mas também tem um pé na transmissão. 

No momento estou utilizando esses critérios para analisar em qual empresa vou estudar mais a fundo (claro após já ter feito uma análise eliminatória pra retirar as piores)

Engie
Análise Fundamentalista
[x] Valor de Mercado

32,79 Bi.

[x] Liquidez média diária

54,81 Mi.

[x] Valor mínimo e máximo últimas semanas

38,17 e 40,58.

[x] Lucro líquido

4,30 Bi.

[x] Ebit

7,68 Bi.

[x] Disponibilidades

3,69 Bi.

[x] Nível de governança

Novo Mercado.

[x] Tag Along

100,00%.

[x] Margem líquida

38,15%.

[x] Margem Ebit

68,48%.

[x] Ebtida

78,03%.

[x] ROE

37,98%.

[x] ROIC

17,98%.

[x] Dívida Bruta / Patrimônio

2,10.

[x] Dívida Líquida / Ebitda

2,25.

[x] P/L

7,66.

[x] P/VP

2,91.

[x] PSR

2,92.

[x] Payout

32,47%.

[x] Dividend Yield

6,58%.

[x] Fórmula de Graham

40,35.

CPFL Energia

Análise Fundamentalista

[x] Valor de Mercado

44,98 Bi.

60,93 Mi.

37,43 e 39,04.

[x] Lucro líquido

5,76 Bi.

[x] Ebit

10,83 Bi.

[x] Disponibilidades

3,55 Bi.

[x] Nível de governança

Novo Mercado.

[x] Tag Along

100,00%.

[x] Margem líquida

12,80%.

[x] Margem Ebit

25,41%.

[x] Ebtida

30,62%.

[x] ROE

26,33%.

[x] ROIC

17,17%.

1,39.

1,93.

[x] P/L

8,23.

[x] P/VP

2,17.

[x] PSR

1,05.

[x] Payout

58,14%.

[x] Dividend Yield

7,07%.

[x] Fórmula de Graham

43,80.

Acabei tirando a Taesa já da jogada e ficando entre essas duas só, mas vejo as duas como boas empresas não sei qual delas escolher, acredito que farei uma análise  Scuttlebutt pra decidir entre elas, mas no momento vejo a Engie com números e margens melhores, porém vejo que a CPFL parece ter mais espaço para crescer.

10 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Nunca estudei o ativo a fundo mas pelo que vi foi um pagamento atípico e não recorrente. Apenas em um exercício este payout foi realizado e eventualmente isso acontece com algumas empresas. Isso pode se dar por conta dos lucros constantes e acumulo de valor de valor em caixa.

Seria interessante avaliar os relatórios e entender porque a empresa optou por este pagamento. Como não é um payout recorrente, não vejo muitos problemas.

Vou dar uma olhada melhor nisso, mas um payout de 140% é um pouco assustador hahaha.

• 0
Postado
1 hour ago, Pedro Henrique Margreiter disse:

Boa noite pessoal, primeiramente gostaria de agradecer a todos pelas respostas.

No momento estou utilizando esses critérios para analisar em qual empresa vou estudar mais a fundo (claro após já ter feito uma análise eliminatória pra retirar as piores)

Engie
Análise Fundamentalista
[x] Valor de Mercado

32,79 Bi.

54,81 Mi.

38,17 e 40,58.

[x] Lucro líquido

4,30 Bi.

[x] Ebit

7,68 Bi.

[x] Disponibilidades

3,69 Bi.

[x] Nível de governança

Novo Mercado.

[x] Tag Along

100,00%.

[x] Margem líquida

38,15%.

[x] Margem Ebit

68,48%.

[x] Ebtida

78,03%.

[x] ROE

37,98%.

[x] ROIC

17,98%.

2,10.

2,25.

[x] P/L

7,66.

[x] P/VP

2,91.

[x] PSR

2,92.

[x] Payout

32,47%.

[x] Dividend Yield

6,58%.

[x] Fórmula de Graham

40,35.

CPFL Energia

Análise Fundamentalista

[x] Valor de Mercado

44,98 Bi.

60,93 Mi.

37,43 e 39,04.

[x] Lucro líquido

5,76 Bi.

[x] Ebit

10,83 Bi.

[x] Disponibilidades

3,55 Bi.

[x] Nível de governança

Novo Mercado.

[x] Tag Along

100,00%.

[x] Margem líquida

12,80%.

[x] Margem Ebit

25,41%.

[x] Ebtida

30,62%.

[x] ROE

26,33%.

[x] ROIC

17,17%.

1,39.

1,93.

[x] P/L

8,23.

[x] P/VP

2,17.

[x] PSR

1,05.

[x] Payout

58,14%.

[x] Dividend Yield

7,07%.

[x] Fórmula de Graham

43,80.

Acabei tirando a Taesa já da jogada e ficando entre essas duas só, mas vejo as duas como boas empresas não sei qual delas escolher, acredito que farei uma análise  Scuttlebutt pra decidir entre elas, mas no momento vejo a Engie com números e margens melhores, porém vejo que a CPFL parece ter mais espaço para crescer.

Vou dar uma olhada melhor nisso, mas um payout de 140% é um pouco assustador hahaha.

Por que não ter as 2 que mais gostou? 

• 0
Postado
21 horas atrás, Pedro Henrique Margreiter disse:

Boa noite pessoal.

Desde já agradeço a quem puder me ajudar.  

Fala Pedro, bão?

Eu fiz o Scuttlebutt da CPFL e gostei do que vi. Tenho ela na carteira, as outras eu não conheço.

• Criar novo...