Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite a todos!
Na aula que fala das 15 perguntas perguntas que o Phillip usava para avaliar as empresas, o Raul comentou que reduziu o numero de perguntas, e que iria abordar mais para frente. Eu não achei onde ele comenta dessa versão resumida (pode ter passado batido por mim).
Ai queria saber se alguém sabe quais são essas perguntas, pois procurei aqui na comunidade e também não achei, e em adicional, saber as perguntas que vocês usam, que acho que isso vai servir de base para me inspirar quando for montar as minhas.

Agradeço desde já!

• Brabo 1

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 2
Postado
13 horas atrás, Vitor Campos disse:

Boa noite a todos!
Na aula que fala das 15 perguntas perguntas que o Phillip usava para avaliar as empresas, o Raul comentou que reduziu o numero de perguntas, e que iria abordar mais para frente. Eu não achei onde ele comenta dessa versão resumida (pode ter passado batido por mim).
Ai queria saber se alguém sabe quais são essas perguntas, pois procurei aqui na comunidade e também não achei, e em adicional, saber as perguntas que vocês usam, que acho que isso vai servir de base para me inspirar quando for montar as minhas.

Agradeço desde já!

Bom dia, @Vitor Campos !

Será que você não está confundindo dois conceitos aqui? Temos as 15 perguntas do método Scuttlebutt do Fisher que são perguntas "investigativas" para estudarmos uma empresa. Depois temos as perguntas do diagrama do cerrado que é uma ferramenta que vai medir o risco e a resiliência de ativos que já escolhemos investir e este risco será dado através de uma nota dentro do diagrama do cerrado.

Veja que são dois conceitos e visões distintas.

Em qual que você ficou dúvida exatamente? No diagrama do cerrado ou do método Scuttlebutt ?

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 2
Postado
20 minutes ago, Braulio Neves Augusto disse:

Já finalizei o curso porém não me recordo em qual aula que fala sobre o diagrama do cerrado, inclusive é uma das ferramentas que mais tenho duvida de como utilizar para aportar os ativos, alguém poderia me informar em qual aula fala sobre ele? Irei rever a aula.

Boa tarde, @Braulio Neves Augusto !

Existem algumas aulas em que o tema é abordado:

- Aula 17 do módulo 3 que ensina como elencar a renda fixa na carteira;

- Aulas 9, 18, 19 e 20 do módulo 4 quem um visão mais ampla sobre o diagrama como um todo desde o conceito por trás dele até o lançamento de ativos.

Se ainda restarem dúvidas sobre o uso da ferramenta, é só dizer!

• Me ajudou 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Vitor Campos disse:

Boa noite a todos!

Agradeço desde já!

Fala Vitor, ele explica cada uma das perguntas em uma hora de aula. São 15 questões.

Não são essas que você quer?

• Brabo 2
  • 0
Postado
13 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Vitor Campos !

Será que você não está confundindo dois conceitos aqui? Temos as 15 perguntas do método Scuttlebutt do Fisher que são perguntas "investigativas" para estudarmos uma empresa. Depois temos as perguntas do diagrama do cerrado que é uma ferramenta que vai medir o risco e a resiliência de ativos que já escolhemos investir e este risco será dado através de uma nota dentro do diagrama do cerrado.

Veja que são dois conceitos e visões distintas.

Em qual que você ficou dúvida exatamente? No diagrama do cerrado ou do método Scuttlebutt ?

Boa noite Eddy!
Realmente, eu acho que é isso mesmo.
Seria passar por essas 15 perguntas (que seriam a primeira filtragem) para depois passar as selecionadas por outras perguntas no diagrama para definir a relevância dentro da carteira, certo?

• Brabo 1
  • 0
Postado
5 horas atrás, Vitor Campos disse:

Boa noite Eddy!
Seria passar por essas 15 perguntas (que seriam a primeira filtragem) para depois passar as selecionadas por outras perguntas no diagrama para definir a relevância dentro da carteira, certo?

Oi VItor,

Eu entendo exatamente da forma como você indicou: o método Scuttlebut corresponde a perguntas "eliminatórias", enquanto as perguntas do Diagrama servem como questões "classificatórias" das empresas em que iremos investir. Ou seja, as primeiras são quantitativas, e as segundas são qualitativas.

Pessoalmente, fiz algumas alterações nas perguntas eliminatórias, até porque o próprio Raul indica nas aulas que algumas delas são muito complicadas para o investidor pequeno obter respostas. No momento, estou com 5 perguntas eliminatórias, mas pretendo alterá-las agora que estou fazendo o curso pela 2⁠ª vez.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • 0
Postado
9 horas atrás, Vitor Campos disse:

Boa noite Eddy!

Tranquilo!

E você chegou na conclusão certa. A investigação (15 perguntas do método do Fisher) é feita previamente para entendermos sobre a empresa que queremos ser sócios. Como ela opera, como ela se comporta como empresa, como lida com concorrentes, etc.

Como dito pelo amigo @Matheus P S, responder a todas perguntas é difícil para nós pequenos investidores. Logo, é comum tentarmos buscar apenas as respostas de perguntas que julguemos mais importantes para nós, talvez modificar algo, etc.

Mas fica também um adendo que aplicar este método não é necessariamente obrigatório. Mas quando aplicado, ele traz mais segurança ao investidor e traz um ar de amparo por assim dizer para pessoas que tem um viés mais detalhista, que busca coisas na minúcia. Há quem não goste de aplicar pois acha que é muito detalhe pra pouca coisa. Enfim, não tem regra. Eu particularmente gosto bastante do método!

• Brabo 1
  • 0
Postado

aproveitando o topico para fazer outra pergunta

supoetamos 

tenho 5 perguntas de fii

sard11 fundo de sardinhas ficou com nota 5 

tenho 14 perguntas em açoes 

sard3 ficou com nota 6

em um mundo em que mues fii e açoes estejam equilibrados e a porcentagem entre eles seja igual antes do aporte

o diagrama ira sugerir sard3 por ter mais pontos ou sard11 por ter gabaritado as perguntas na classe de ativos dela?

• 0
Postado
3 minutes ago, Fabio Augusto De Araujo disse:

aproveitando o topico para fazer outra pergunta

supoetamos 

tenho 5 perguntas de fii

sard11 fundo de sardinhas ficou com nota 5 

tenho 14 perguntas em açoes 

sard3 ficou com nota 6

em um mundo em que mues fii e açoes estejam equilibrados e a porcentagem entre eles seja igual antes do aporte

o diagrama ira sugerir sard3 por ter mais pontos ou sard11 por ter gabaritado as perguntas na classe de ativos dela?

Não Fabio, são grupos diferentes com metas diferentes.

Você tem uma meta para FII (porcentagem da carteira) e uma meta para Ações (porcentagem da carteira), primeiro o cerrado divide entre os grupos e depois dentro de cada grupo divide entre os ativos. Como os FII estão em um grupo e Ações em outro, eles não disputam entre si.

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
11 minutes ago, Artur Barbosa disse:

Não Fabio, são grupos diferentes com metas diferentes.

Você tem uma meta para FII (porcentagem da carteira) e uma meta para Ações (porcentagem da carteira), primeiro o cerrado divide entre os grupos e depois dentro de cada grupo divide entre os ativos. Como os FII estão em um grupo e Ações em outro, eles não disputam entre si.

sim sim disputam entre os da mesma classe 

mas num caso hipotetico onde 

minha meta em fii seja x e esteja em x 
minha meta em ação seja Y e esteja em Y

tendo dinheiro para comprar um ou outro 

quem tem mais ponto ganha ou quem tem mais poder na classe ganhe a indicação ?

sei que são grupos diferentes mas nesta hipotese ele mandaria eu comprar oq ?

dica para os desenvolvedor 

ter acresimo de outra carteira para por no diagrama 

pois ate as analises de fundo de papel pra min ficam estranhas pq são criterios diferentes e as respostas são da mesma classe 

como vou responder que o predio esta bem localizado se o fii de papel so empilha contrato nunca viu um tijolo na vida kkkkkk

• 0
Postado
2 minutes ago, Fabio Augusto De Araujo disse:

sim sim disputam entre os da mesma classe 

mas num caso hipotetico onde 

minha meta em fii seja x e esteja em x 
minha meta em ação seja Y e esteja em Y

tendo dinheiro para comprar um ou outro 

quem tem mais ponto ganha ou quem tem mais poder na classe ganhe a indicação ?

sei que são grupos diferentes mas nesta hipotese ele mandaria eu comprar oq ?

dica para os desenvolvedor 

ter acresimo de outra carteira para por no diagrama 

pois ate as analises de fundo de papel pra min ficam estranhas pq são criterios diferentes e as respostas são da mesma classe 

como vou responder que o predio esta bem localizado se o fii de papel so empilha contrato nunca viu um tijolo na vida kkkkkk

Imagina que sua carteira está balanceada com o diagrama.

Meta para FII 20%

Meta para Ações 30%

Se for aportar 100.000,00 ele primeiro dividirá as porcentagens:

Aportar FII 20.000,00

Aportar Ações 30.000,00

Depois, dentro de cada grupo ele dividirá baseado nos pontos. Por exemplo:

FII_1 tem 10 pontos

FII_2 tem 6 pontos

FII_3 tem 4 pontos

Total 20 pontos, 20.000,00 / 20 pontos = 1.000,00 por ponto.

FII_1 recebe 10.000,00

FII_2 recebe 6.000,00

FII_3 recebe 4.000,00

Lembrando que essa conta é se todas os grupos e ativos estiverem exatamente balanceados com o diagrama... na verdade o cálculo é mais complicado que isso.

• Brabo 1
  • 0
Postado
5 minutes ago, Fabio Augusto De Araujo disse:

Fala Fabio, tem razão, o que o pessoal faz é criar perguntas duplas para os FIIs onde cada pergunta na verdade são duas, uma para tijolo e outra para papel. Por exemplo: "Pergunta 1 para Tijolo / Pergunta 1 para Papel". 

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
14 horas atrás, Fabio Augusto De Araujo disse:

Oi Fabio,

Você pode fazer perguntas diferentes para FIIs de tijolo e de papel (o que eu não recomendo), ou fazer uma pergunta que sirva para os dois. Por exemplo, veja uma das minhas perguntas eliminatórias para FIIs em geral:

• O fundo é excessivamente dependente de um único ativo ou emissor? Motivo: Dependência excessiva em um único ativo ou emissor aumenta o risco específico, e essa pode ser uma razão para exclusão do fundo da carteira.

Destaquei em negrito o que vai diferenciar: "ativo" para FIIs de tijolo e "emissor" para FIIs de papel. Assim eu fico com uma pergunta apenas e avalio conforme o tipo de FII. O mesmo vale para algumas das minhas perguntas do Diagrama:

• Vacância: A vacância (tijolo) ou inadimplência (papel) diminuiu ou manteve seu nível nos últimos 6 meses?
  • Setor: Os ativos do fundo (imóveis no caso de tijolo, ou recebíveis no caso de papel) estão em setores de alta demanda e qualidade, e baixa volatilidade?

Assim evito fazer perguntas diferentes para cada tipo de FII, o que poderia (ao meu ver) desbalancear a análise ao final.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • Criar novo...