Jump to content

Pergunta

Postado

Quando completei 18 anos em fevereiro de 2023 comrei algumas ações sem saber muito bem o que eu estava fazendo, acabei comprando algumas ações de ENBR3 e esqueci delas, atualmente fazendo o curso lembrei dessas ações e vi que a empresa saiu da bolsa, o que devo fazer para receber meu dinheiro de volta? Agradeço se me ajudarem respondendo da forma mais clara possivel!

• Brabo 2

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
8 minutes ago, Eduardo Campos Oliveira disse:

Quando completei 18 anos em fevereiro de 2023 comrei algumas ações sem saber muito bem o que eu estava fazendo, acabei comprando algumas ações de ENBR3 e esqueci delas, atualmente fazendo o curso lembrei dessas ações e vi que a empresa saiu da bolsa, o que devo fazer para receber meu dinheiro de volta? Agradeço se me ajudarem respondendo da forma mais clara possivel!

Boa noite, @Eduardo Campos Oliveira !

Eu desconheço com exatidão como funciona. Mas até onde sei, como você continua sendo sócio da empresa mesmo depois da realização da OPA e você não ter aderido, você pode tentar negociar com a empresa sobre eles comprarem sua participação. O problema disso é que não tem garantias de que vá de fato acontecer e nem com relação a preços pois por ter o capital fechado, não existe um preço de negociação para se basear.

• Brabo 3
  • 0
Postado
On 29/04/2025 at 22:35, Eddy Paulini disse:

Boa noite, @Eduardo Campos Oliveira !

Eu desconheço com exatidão como funciona. Mas até onde sei, como você continua sendo sócio da empresa mesmo depois da realização da OPA e você não ter aderido, você pode tentar negociar com a empresa sobre eles comprarem sua participação. O problema disso é que não tem garantias de que vá de fato acontecer e nem com relação a preços pois por ter o capital fechado, não existe um preço de negociação para se basear.

Boa noite, se souber como entrar em contato com a empresa para vender essa participação ?

• Brabo 2
  • 0
Postado
On 29/04/2025 at 22:10, Eduardo Campos Oliveira disse:

Fica tranquilo, isso acontece mais do que parece, e você fez algo certo sem nem saber: comprou ENBR3, que era uma empresa boa e consolidada. O que aconteceu foi que a ENBR3 (Energias do Brasil) passou por uma reorganização societária e foi incorporada pela controladora, a EDP Portugal. Por isso, as ações saíram da bolsa.

Mas calma: você não perdeu o dinheiro! Os acionistas receberam uma oferta para vender suas ações ou mantê-las em outro formato, geralmente em um pagamento em dinheiro.

O que você deve fazer agora:

1. Entre em contato com a corretora onde você comprou as ações (mesmo que tenha esquecido a conta, dá pra recuperar com CPF).
  2. Peça o extrato de custódia ou verifique se há algum crédito pendente em conta — pode ser que o valor já tenha sido depositado.
  3. Se as ações foram incorporadas e você não se manifestou na época, é provável que tenham sido vendidas automaticamente e o valor esteja disponível pra você.

Dica: mesmo que o valor seja pequeno, vale a pena ir atrás — e serve de aprendizado também. Parabéns por estar fazendo um curso agora e retomando esse cuidado com seus investimentos!

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...