Jump to content

Pergunta

Postado

Recentemente me deparei com o seguinte produto financeiro na aba de renda fixa:

LCD (Letra de crédito do desenvolvimento)
Rendimento: 86% do CDI (Equivalente a 111% do CDI, só que com impostos)
Emissor: BNDS
FGC: Sim
Isenção de impostos: Sim
Liquidez: DIÁRIA

Dando aquele google maroto sobre, me deparo que é um título de renda para captar recursos para financiar projetos de infra, indústria, inovação e etc. 

É interessante para uma posição de caixa, ou até para uma reserva de emergência? Produtos financeiros emitidos pelo BNDS já tiveram algum problema?

A cobertura do FGC me deixa tranquilo até os 250k, mas minha dúvida é em relação a essa liquidez diária. Existe alguma cobertura ou algo do tipo, que garanta que eu consiga sacar meu investimento, caso o emissor, por algum motivo, não consiga cumprir essa questão da liquidez diária?

Será que vale a pena um vídeo do Raulzão no canal do YT sobre esse novo irmão do LCI e LCA? hahahahahahah

Abraços turma!

• Brabo 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
14 horas atrás, João Barros#1434 disse:

Recentemente me deparei com o seguinte produto financeiro na aba de renda fixa:

LCD (Letra de crédito do desenvolvimento)
Rendimento: 86% do CDI (Equivalente a 111% do CDI, só que com impostos)
Emissor: BNDS
FGC: Sim
Isenção de impostos: Sim
Liquidez: DIÁRIA

Dando aquele google maroto sobre, me deparo que é um título de renda para captar recursos para financiar projetos de infra, indústria, inovação e etc. 

É interessante para uma posição de caixa, ou até para uma reserva de emergência? Produtos financeiros emitidos pelo BNDS já tiveram algum problema?

A cobertura do FGC me deixa tranquilo até os 250k, mas minha dúvida é em relação a essa liquidez diária. Existe alguma cobertura ou algo do tipo, que garanta que eu consiga sacar meu investimento, caso o emissor, por algum motivo, não consiga cumprir essa questão da liquidez diária?

Será que vale a pena um vídeo do Raulzão no canal do YT sobre esse novo irmão do LCI e LCA? hahahahahahah

Abraços turma!

Boa tarde, @João Barros#1434 da turma 44. Rs

Vale lembrar que o objetivo de uma reserva de emergência não é render, pois ela não é investimento. Por isso, se quiser deixar uma parte dela rendendo em algum lugar, é recomendável que não seja a maior parte. Só uma fatia dela.

No mínimo uns 50% dela em conta corrente de algum bancão. A outra metade você pode escolher entre dinheiro físico, Tesouro Selic, Poupança, Caixinha de bancos com liquidez imediata ou diária e/ou CDB de liquidez diária emitido por um bancão (não custodiado. Emitido).
Apesar de que acredito que o ativo que você menciona possa se enquadrar, não recomendo compra ou venda de ativo algum e recomendo cautela extra, já que você está iniciando as aulas agora.

Observando também que você é aluno da turma nova e evidentemente não teve tempo ainda de terminar todas as aulas, aproveito para deixar a sugestão de que mantenha a sua reserva de emergência em conta corrente de um bancão e mantenha quaisquer valores destinados a aportes no Tesouro Selic por enquanto, até que termine todas as aulas e esteja preparado para começar essa nova fase na sua vida de investidor.

Forte abraço!

• Brabo 1
  • 0
Postado

fala Bolívar!! É a TROPA dos 44 👽 hahahahahahhhh

Brincadeiras a parte, hoje minha reserva tá completamente em CDB de um bancão e um pequeno percentual em dinheiro impresso mesmo kkkkk - esse percentual já não é balanceado tem um tempo -

Mas dentro da carteira, tenho investimento em renda fixa que destino a famosa "caixa de oportunidades". Costumo deixar em produtos que aparecem por ai vez ou outra, tipo um bom LCA, LCI de 90 dias no máximo, ou um CDB de 30 dias com um percentual melhor.

Vi neste LCD uma oportunidade de talvez deixar, principalmente, essa parcela destinada à caixa de oportunidades. Liquidez diária, melhor rendimento, FGC e isenção de imposto. É bem bomzão mesmo.

Minha dúvida ficar por conta da tipologia LCD, que é novíssima no mercado, pouco conteúdo sobre. E também pelo banco emissor ser o BNDS e demais bancos de desenvolvimento. Não sei qual é o histórico de produtos financeiros emitidos ao longo da história por esse tipo de banco e tudo mais. 

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, João Barros#1434 disse:

fala Bolívar!! É a TROPA dos 44 👽 hahahahahahhhh

Brincadeiras a parte, hoje minha reserva tá completamente em CDB de um bancão e um pequeno percentual em dinheiro impresso mesmo kkkkk - esse percentual já não é balanceado tem um tempo -

Mas dentro da carteira, tenho investimento em renda fixa que destino a famosa "caixa de oportunidades". Costumo deixar em produtos que aparecem por ai vez ou outra, tipo um bom LCA, LCI de 90 dias no máximo, ou um CDB de 30 dias com um percentual melhor.

Vi neste LCD uma oportunidade de talvez deixar, principalmente, essa parcela destinada à caixa de oportunidades. Liquidez diária, melhor rendimento, FGC e isenção de imposto. É bem bomzão mesmo.

Minha dúvida ficar por conta da tipologia LCD, que é novíssima no mercado, pouco conteúdo sobre. E também pelo banco emissor ser o BNDS e demais bancos de desenvolvimento. Não sei qual é o histórico de produtos financeiros emitidos ao longo da história por esse tipo de banco e tudo mais. 

Fala, @João Barros#1434! Compreendo. Não fiz uma análise aprofundada também sobre LCDs, mas como você está inseguro, talvez seja uma lição para que não tome decisões afobadas, mesmo se a oportunidade realmente valer a pena. Rsrs

No momento, a dica mais valiosa que consigo te dar é que faça o que falei de deixar metade do valor da sua reserva de emergência em uma conta corrente, pois mesmo CDBs de liquidez diária não vão ter sempre liquidez imediata, o que significa que se algo acontecer em horário não comercial, etc.  vai te gerar sérios problemas.

Reforçando: Isso não é uma recomendação de compra nem de venda.

• Criar novo...