Jump to content

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
51 minutes ago, Sheila Vasconcelos disse:

Boa noite, galeraaaa!!
Sobre o IPCA renda +, ele possui um longo prazo e o valor investido de fato somente poderá ser resgatado ao fim do prazo? Se sim, o pagamento é feito mensalmente?

@Sheila Vasconcelos a ideia principal do renda+ é a pessoa programar uma aposentadoria ou um complemento de aposentadoria !

Neste caso você projeta quanto precisa mensal e partir de que ano , e ele te dá um valor que será necessário que você aporte mensalmente para chegar neste objetivo!

porém quando você comecar a receber você receberá durante um tempo (se não me engano são 20 anos ) e ao final deste recebimento zerou inclusive o montante !

este é um investimento que não faz sentido para nós aqui na auvp, pois com o que aprendemos nos mesmo conseguimos gerir nossa carreira , mesmo que a pessoa queira investir apenas em renda fixa ela teria um resultado superior ao renda + porém diversificando você consegue resultados melhores e depois pode escolher se quer viver de renda usando o montante inclusive ou resgatar apenas parte dos rendimentos e manter o principal para uma futura transferência de renda a herdeiros no futuro !

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hour ago, Sheila Vasconcelos disse:

Boa noite, galeraaaa!!
Sobre o IPCA renda +, ele possui um longo prazo e o valor investido de fato somente poderá ser resgatado ao fim do prazo? Se sim, o pagamento é feito mensalmente?

Não exatamente, o renda+ é para ser uma aposentadoria. Você aporta até o vencimento (por exemplo 2065) e depois disso, o titulo te paga o investimento inicial + rendimentos em parcelas mensais durante 20 anos.

Porém, é possível comprar o papel e vender antes do vencimento, mas ai sofre marcação a mercado, que pode ser muito bom ou muito ruim, a depender de como está o mercado.

Se a taxa futura de juros longo aumentar, o papel cai de valor e tu vende o papel mais barato.

Se a taxa futura de juros longo diminuir, o papel aumenta de valor e tu pode vender ele com um ganho significativo.

Porém, por ser um titulo muito longo (o vencimento + 20 anos) ele é MUITO volátil. Eu tenho uns 25k dele na carteira, e tem semanas q eu entro pra ver que ele valorizou 4k, mas tem semanas que ele está negativo também...  Estou segurando com a esperança dos juros baixarem e eu vender com uma valorização significativa

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 03/05/2025 at 18:41, Sheila Vasconcelos disse:

Boa noite, galeraaaa!!

Boa tarde, @Sheila Vasconcelos. Apenas complementando o exposto pelo colega @Marlon Griebeler Da Hora e pelo conselheiro @Henrique Magalhães

O Tesouro Renda+, assim como o Educa+ nada mais é do que um IPCA+ com regras diferentes no vencimento/resgate. Até lá, ele vai render conforme as mesmas regras e pode sim ser vendido antecipadamente, inclusive sofrendo os efeitos da marcação a mercado. Quando chegar a data contratada, ele passará a ser pago mensalmente por 20 anos salvo engano. As parcelas mensais também serão corrigidas pelo IPCA.

• Brabo 2
  • Criar novo...