Jump to content

Pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
5 minutes ago, Jefferson Henrique Santos De Oliveira disse:

Boa tarde, pessoal. Há algum outro banco/instituição que emita CDBs nessa faixa de rentabilidade(ou um pouco abaixo)? Raramente aparecem, mesmo sendo no mercado secundário...

@Jefferson Henrique Santos De Oliveira os CDBs no mercado secundário estão assim por conta da loucura em cima do Banco Master. E no mercado primário as rentabilidades são mais "reais".

• Brabo 2
  • 0
Postado

Galera, aproveitando o gancho desse item..
Tenho 68% da carteira em renda fixa pois coloquei em tesouro selic antes de concluir o curso (com vencimento em 27 e 29).. 
Na minha carteira coloquei como meta renda fixa de 50%..

Nesse momento, entendo que se a selic continuar subindo estou coberto justamente por estar com a renda fixa alocada em tesouro selic.... Porém com rumores dessa taxa começar a baixar (e obviamente ninguém sabe o exato momento que isso vai acontecer), compensa rebalancear minha carteira tirando do tesouro selic antes do vencimento?

Eu deixaria 50% apenas em renda fixa, investiria os 18% que hoje estão 'a mais' em renda fixa, e os outros 50% que estão em tesouro Selic migraria uma parte para algo pré fixado com taxas maiores pra segurar a taxa alta e ganhar com marcação num futuro.. faz sentido?

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 16/05/2025 at 21:08, Anderson Vicenzi disse:

Tenho 68% da carteira em renda fixa pois coloquei em tesouro selic antes de concluir o curso (com vencimento em 27 e 29).. 

Nesse momento, entendo que se a selic continuar subindo estou coberto justamente por estar com a renda fixa alocada em tesouro selic.... Porém com rumores dessa taxa começar a baixar (e obviamente ninguém sabe o exato momento que isso vai acontecer), compensa rebalancear minha carteira tirando do tesouro selic antes do vencimento?

Eu deixaria 50% apenas em renda fixa, investiria os 18% que hoje estão 'a mais' em renda fixa, e os outros 50% que estão em tesouro Selic migraria uma parte para algo pré fixado com taxas maiores pra segurar a taxa alta e ganhar com marcação num futuro.. faz sentido?

Anderson, como estamos falando de porcentagem, é importante lembrar que 18% de R$10.000 é bem diferente de 18% de R$1.000.000 😄

Como sou o menor peixinho do cardume, deixo aqui minha humilde sugestão:

Se esses 18% em SELIC representam um valor pequeno (5k, 10k, 20k...) acho que não precisa retirar.

Sugiro você diversificar a renda fixa no Diagrama do Cerrado, criando 2 ou 3 categorias com diferentes "notas de força", por exemplo:

IPCA – Peso 10

Prefixado – Peso 7

SELIC – Peso 3

Você ajusta os pesos conforme seu perfil e necessidades. Depois, siga com os aportes conforme o diagrama indicar, com base nas metas.

Conforme você falou sua meta é 50% em renda fixa, o diagrama vai rebalancear sua carteira, "dizendo" para aportar em outros ativos ate encontrar esse equilíbrio.

E, na hora de voltar em aportar em renda fixa, ele vai distribuir os valores dentro da renda fixa conforme as notas de força que você definiu acima fazendo "diversificação" em renda fixa...

Agora, se esses 18% representam um valor muito alto, aí sim é importante retirar parte deles e rebalancear seguindo sempre as orientações do diagrama.

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 16/05/2025 at 17:08, Anderson Vicenzi disse:

Bom dia, @Anderson Vicenzi !

Acredito que o ideal neste caso é você retirar do seu diagrama do cerrado o valor investido no Tesouro Selic pois isso fará com que os seus percentuais sejam corrigidos e utilizar a sugestão de aporte para ver o que ele indica você fazer para manter a carteira equilibrada.

Espero que ajude!

• 0
Postado
On 15/05/2025 at 16:33, Heylon Sales disse:

aí uma coisa que eu não sabia, então os 250k é contando com o juros. pensei que era o valor investido! Marapaz, ainda bem que eu ainda não cheguei nos 250k kkkkkkkkk se não poderia ter tropeçado em algum momento.

É um tanto obvio na verdade. O FGC de jeito nenhum vai te dar mais que 250k em uma quebra, e cobre o saldo no dia oficial da quebra. 

• Brabo 1
  • 0
Postado
4 minutes ago, Hugo Barone disse:

O valor de R$ 250 mil de cobertura do FGC é calculado no momento da decretação da intervenção ou liquidação da instituição financeira. É o valor total (principal + rendimentos acumulados até aquele momento).

Portanto, se você aplicou, por exemplo, R$ 230 mil em um CDB e, no momento da quebra, ele já rendeu R$ 25 mil, o total seria R$ 255 mil. Nesse caso:

O FGC pagaria até R$ 250 mil;

Os R$ 5 mil excedentes não estariam cobertos — e você correria o risco de não recuperá-los.

Compreendido, muito obrigado! @Hugo Barone

• 0
Postado

Rapaz, tá muito fácil encontrar pré-fixado de 21,5% do Banco Master no mercado secundário.

Minha média está em 20,5% por causa de um infeliz de 19%. Todos para 2028 e dentro do limite do FGC. Estabeleci um limite de 150K para não extrapolar o FGC já pensando na rentabilidade até o vencimento.

• Criar novo...