Jump to content

Pergunta

Postado

Fala queridos e queridas, fiquei curioso sobre algo que acabei não encontrando a resposta, pelo o que entendi é possível eu reinvestir num mesmo título (como um tesouro IPCA, por ex) que eu já possuía, minha dúvida é se ao reinvestir nele, a taxa de juros que será aplicada será a mesma de quando eu contratei ele lá atras, ou será uma nova taxa conforme as ofertas atuais.

Por que pra mim acabou ficando meio sem sentido isso, pois se vai ser atualizada não muda em nada eu reinvestir ao invés de comprar um novo título.

• Brabo 1

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
21 minutes ago, Daniel Brugnera Acosta disse:

pelo o que entendi é possível eu reinvestir num mesmo título (como um tesouro IPCA, por ex) que eu já possuía

@Daniel Brugnera Acosta so vai conseguir se o titulo estiver disponivel ainda (e com ha marcacao a mercado ) dificilmente conseguia com as mesmas taxas, vai ter variacoes, o maximo que conseguira sera um IPCA+ 2045 (por exemplo), e ele ficar disponivel algum tempo mas nem sempre com a mesma taxa apos o +

22 minutes ago, Daniel Brugnera Acosta disse:

minha dúvida é se ao reinvestir nele, a taxa de juros que será aplicada será a mesma de quando eu contratei ele lá atras, ou será uma nova taxa conforme as ofertas atuais.

Sempre olhe  a data do aporte, no final nossa carteira é uma media de nossos aportes, isso vale pra tesouto, cbd, lci, lca, por isso tentamos pegar as melhores ofertas disponiveis no dia de nosso aporte

23 minutes ago, Daniel Brugnera Acosta disse:

Por que pra mim acabou ficando meio sem sentido isso, pois se vai ser atualizada não muda em nada eu reinvestir ao invés de comprar um novo título.

Há um equivoco aqui @Daniel Brugnera Acosta, voce so vai reinvestir aquele dinheiro que ja teve resgate ou chegou a data final, exemplo final de um cdb, final de um tesouro selic, etc, ai o dinheiro volta pra sua conta corrente e voce reinveste (em um novo titulo), o mesmo segue para dividendos, esse valores caem em sua conta e voce precisa reinvestir, senoa estara prejudicando a magica dos juros compostos.

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)

minha dúvida é se ao reinvestir nele, a taxa de juros que será aplicada será a mesma de quando eu contratei ele lá atras, ou será uma nova taxa conforme as ofertas atuais.

Pelo que entendi, a taxa muda diariamente. Você pode obter taxas maiores ou menores.

Algumas corretoras mostram "reinvestir" como se fosse exatamente o mesmo, mas a taxa diária muda.

pois se vai ser atualizada não muda em nada eu reinvestir ao invés de comprar um novo título.

A atualização muda quando você faz marcação a mercado. Na aula sobre marcação a mercado, o Raul explicou que você pode esperar X anos pra ter Y reais, mas mediante a taxa cai (em comparação a comprada, ex: você comprou a 7% e agora está 5%) você consegue um valor maior antes do tempo.

E a vantagem verdadeira está em: Vender um título antes pra investir em outra opção que possa render mais em menos tempo.

Editado por Guilherme M Latrova
  • Brabo 1
  • 0
Postado
On 06/05/2025 at 12:01, Daniel Brugnera Acosta disse:

Fala queridos e queridas, fiquei curioso sobre algo que acabei não encontrando a resposta, pelo o que entendi é possível eu reinvestir num mesmo título (como um tesouro IPCA, por ex) que eu já possuía, minha dúvida é se ao reinvestir nele, a taxa de juros que será aplicada será a mesma de quando eu contratei ele lá atras, ou será uma nova taxa conforme as ofertas atuais.

Fala, @Daniel Brugnera Acosta.

Como bem explicaram os amigos @Henrique Magalhães e @Guilherme M Latrova, cada aporte você compra um título diferente. No dia que está sendo ofertado no mercado IPCA+ 7% é esse que você vai ter a opção de comprar. Se no dia seguinte estiver sendo ofertado IPCA + 8%, é esse que você vai comprar, aquele IPCA + 7% de ontem já não está sendo vendido mais, e a rentabilidade total vai ser a média dos dois títulos.

Nem sempre você vai reinvestir no mesmo título. Às vezes no dia do aporte vão ter ofertas mais atrativas dentro da sua análise, mas o reinvestimento do valor no vencimento (ou na marcação) é necessário para que o efeito dos juros compostos continue. Se for em um título rendendo menos, eles ficarão um pouco mais lentos, se for o mesmo tanto, segue normal e se tiver uma taxa maior, acelera o rendimento.

• Brabo 2
  • Criar novo...