Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas Postado 8 de Maio Postado 8 de Maio Colegas, bom dia! Ontem houve uma queda expressiva rm Radl3, é uma empresa que está na minha lista. Gostaria da opinião de vocês, oportunidade para novos aportes ou quarentena? 3
1 Eddy Paulini Postado 8 de Maio Postado 8 de Maio 3 horas atrás, Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas disse: @Eddy Paulini, ainda não tenho confiança para realizar esse analise, poderia me informar como sabemos se a AUVP analítica atualizou as informações da empresa no banco de dados? @Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas Você já realizou o módulo 4? Nele você terá bagagem suficiente para chegar a este veredito. Quanto a AUVP Analítica, semanalmente os dados são atualizados. 2
1 Post popular João Barros#1434 Postado 9 de Maio Post popular Postado 9 de Maio (edited) Fala @Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas ! De maneira geral: - Lucro líquido reportado agora no 1T25 foi 17% abaixo que o lucro líquido reportado no 1T24. (com grande parte sendo impactado devido efeitos tributários, no balanço detalha melhor esse efeito tributário) - Consequentemente, o EBITDA reportado agora no 1T25 foi 5% abaixo que o EBITDA reportado no 1T24. Em suma, o mercado esperava um lucro maior. No balanço a RADL cita que o 1ºT24 foi um trimestre atípico devido "pandemia da dengue" (maior venda que o normal) que ocorreu e um dia de venda a mais com o ano bissexto. Mas também cita como principais ofensores para isso ter acontecido: - Reajuste do CMED (órgão que regulamento os preços do medicamentos) abaixo da inflação. RADL encara como desafio com esse menor ganho inflacionário, uma vez que é incomum o CMED reajustar abaixo da inflação. - Aumento no número de furtos nas lojas físicas principalmente em SP e RJ. No balanço o CEO até cita um trabalho de mapeamento com classificação de lojas com alta probabilidade de furto, e que com esse estudo irão implantar menores estoques, melhoria na segurança e logística para essas lojas em especial. Existe também uma pressãozinha do mercado no atual momento onde existe a possibilidade de supermercados terem liberação para vender medicamentos mais simples. Então com o lucro líquido caindo no comparativo + essa pressão, o mercado caceta na cotação. Mas tivemos pontos positivos também como: - O crescimento das vendas no digital, que agora representa 21,8% das vendas. - Diminuição de despesas administrativas com melhoria na eficiência - Aumento na receita líquida entre 1ºT24 e 1ºT25 - Não aumento da dívida, mesmo com esse cenário de alta da selic Particularmente falando, gosto da empresa e sigo aportando. É bom continuar acompanhando pra ver como a empresa vai se portar ao longo do ano, tendo em vista esse desafio de manter uma margem boa com um reajuste a abaixo da inflação no preço dos remédios. Pode consultar tudo por aqui: https://ri.rdsaude.com.br/ Se alguém tiver mais pontos pra trazer, o façam por favor!! kkkkkkk tem 5 anos que invisto na renda variável, gosto demais de estudar empresas, mas ainda me sinto um neandertal lendo balanços, vinculando com notícias e etc. Editado 9 de Maio por João Barros#1434 colocando a fonte 4 1
1 Matheus P S Postado 9 de Maio Postado 9 de Maio 21 horas atrás, Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas disse: Colegas, bom dia! Ontem houve uma queda expressiva rm Radl3, é uma empresa que está na minha lista. Gostaria da opinião de vocês, oportunidade para novos aportes ou quarentena? Oi Rodrigo, Vi suas mensagens e você dizendo que ainda não se sente seguro em analisar por conta própria. Se este for o caso, então o ideal é não fazer nada - nem comprar, nem vender o ativo. Isso porque a estratégia é única de cada pessoa, e é por isso que cabe a você analisar a empresa para verificar se ela ainda está ou não com fundamentos. Por exemplo, a Apple. Ela caiu mais de 21% neste ano: Aí te pergunto: a Apple deixou de ser uma empresa top de janeiro até hoje porque o preço caiu 21%? Por isso, o Eddy reforçou: analisar um ativo apenas pelo preço não é recomendável, porque algo pode parecer "barato" sem efetivamente estar. Vale rever a aula do módulo 4 sobre "preço x valor" para reforçar este ponto. E qualquer coisa, é só chamar a gente aqui na comunidade, claro! Espero ter ajudado! 2 1
0 Eddy Paulini Postado 8 de Maio Postado 8 de Maio 1 hour ago, Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas disse: Colegas, bom dia! Ontem houve uma queda expressiva rm Radl3, é uma empresa que está na minha lista. Gostaria da opinião de vocês, oportunidade para novos aportes ou quarentena? Bom dia, @Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas ! Seria importante avaliar os resultados da empresa. Chegou a verificar como foram os resultados da empresa no primeiro semestre deste ano? Os fundamentos da empresa se mantém? Ir apenas na onda do preço é arriscado. 2 2
0 Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas Postado 8 de Maio Author Postado 8 de Maio 38 minutes ago, Eddy Paulini disse: Bom dia, @Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas ! Seria importante avaliar os resultados da empresa. Chegou a verificar como foram os resultados da empresa no primeiro semestre deste ano? Os fundamentos da empresa se mantém? Ir apenas na onda do preço é arriscado. @Eddy Paulini, ainda não tenho confiança para realizar esse analise, poderia me informar como sabemos se a AUVP analítica atualizou as informações da empresa no banco de dados? 1
0 Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas Postado 9 de Maio Author Postado 9 de Maio 8 horas atrás, Eddy Paulini disse: @Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas Você já realizou o módulo 4? Nele você terá bagagem suficiente para chegar a este veredito. Quanto a AUVP Analítica, semanalmente os dados são atualizados. @Eddy Paulini, existe algum dia fixo? Exemplo, atualizações as segundas e dados atualizados disponíveis as terças? 1
0 Eddy Paulini Postado 9 de Maio Postado 9 de Maio 33 minutes ago, Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas disse: @Eddy Paulini, existe algum dia fixo? Exemplo, atualizações as segundas e dados atualizados disponíveis as terças? Não sei informar qual o dia exatamente. 1
0 Yago Russo Cabral Postado 9 de Maio Postado 9 de Maio Que bom que encontrei esse tópico aqui pois não estava entendendo a queda de mais de 25% em um único mês nas ações da RADL3, eu entendi que o resultado foi abaixo do esperado, tem o medo dos mercados começarem a vender remédios mais comuns etc. mas 25% de queda parece ser muito exagero tendo em vista que a empresa não está falindo e nem nada do tipo, não gerou mais dívidas, não fechou lojas, não perdeu espaço de mercado para concorrentes e nem nada preocupante... Até pensei que eu tinha deixado alguma coisa muito grave passar, mas pelo visto é só um pânico desnecessário. Acredito que isso pode ser uma grande oportunidade pois não vai ser um trimestre ruim seguido de várias coindências ruins que vai falir a empresa. Mas o que vocês acham? Quem investe, vai aproveitar o desconto ou esperar alguns meses? Eu estou pensando em baixar o meu preço médio... 2
0 Elcimar Guimarães Postado 9 de Maio Postado 9 de Maio Eu também estava querendo ter alguma informação aqui na comunidade sobre Radl3. Pois foi uma queda anormal. Ainda mais nessa hora que a Bolsa está nós 136.000 pontos, que também não parece muito realista. A informação não é para usar como indicação,é mais para entender o que está acontecendo mesmo. Obrigado @João Barros#1434 2
0 Agostinho Slompo Filho Postado 9 de Maio Postado 9 de Maio uma duvida, está sua lista por qual motivo? está sendo negociada a múltiplos altíssimos e com uma margem liquida muito pequena. 1
0 Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas Postado 9 de Maio Author Postado 9 de Maio 2 horas atrás, Agostinho Slompo Filho disse: uma duvida, está sua lista por qual motivo? está sendo negociada a múltiplos altíssimos e com uma margem liquida muito pequena. Porque devo ter sido incompetente em analisar...escolhi porque estava azulim 🤷
0 Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas Postado 9 de Maio Author Postado 9 de Maio 20 horas atrás, João Barros#1434 disse: Fala @Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas ! De maneira geral: - Lucro líquido reportado agora no 1T25 foi 17% abaixo que o lucro líquido reportado no 1T24. (com grande parte sendo impactado devido efeitos tributários, no balanço detalha melhor esse efeito tributário) - Consequentemente, o EBITDA reportado agora no 1T25 foi 5% abaixo que o EBITDA reportado no 1T24. Em suma, o mercado esperava um lucro maior. No balanço a RADL cita que o 1ºT24 foi um trimestre atípico devido "pandemia da dengue" (maior venda que o normal) que ocorreu e um dia de venda a mais com o ano bissexto. Mas também cita como principais ofensores para isso ter acontecido: - Reajuste do CMED (órgão que regulamento os preços do medicamentos) abaixo da inflação. RADL encara como desafio com esse menor ganho inflacionário, uma vez que é incomum o CMED reajustar abaixo da inflação. - Aumento no número de furtos nas lojas físicas principalmente em SP e RJ. No balanço o CEO até cita um trabalho de mapeamento com classificação de lojas com alta probabilidade de furto, e que com esse estudo irão implantar menores estoques, melhoria na segurança e logística para essas lojas em especial. Existe também uma pressãozinha do mercado no atual momento onde existe a possibilidade de supermercados terem liberação para vender medicamentos mais simples. Então com o lucro líquido caindo no comparativo + essa pressão, o mercado caceta na cotação. Mas tivemos pontos positivos também como: - O crescimento das vendas no digital, que agora representa 21,8% das vendas. - Diminuição de despesas administrativas com melhoria na eficiência - Aumento na receita líquida entre 1ºT24 e 1ºT25 - Não aumento da dívida, mesmo com esse cenário de alta da selic Particularmente falando, gosto da empresa e sigo aportando. É bom continuar acompanhando pra ver como a empresa vai se portar ao longo do ano, tendo em vista esse desafio de manter uma margem boa com um reajuste a abaixo da inflação no preço dos remédios. Pode consultar tudo por aqui: https://ri.rdsaude.com.br/ Se alguém tiver mais pontos pra trazer, o façam por favor!! kkkkkkk tem 5 anos que invisto na renda variável, gosto demais de estudar empresas, mas ainda me sinto um neandertal lendo balanços, vinculando com notícias e etc. @João Barros#1434, sem palavras, obrigado pelo seu tempo e dedicação. Eu ainda não consegui chegar a uma conclusão se mantenho ou aporto mais, se os colegas puderem contribuir, seria maravilhoso. 1
0 João Barros#1434 Postado 9 de Maio Postado 9 de Maio @Agostinho Slompo Filho eu particularmente tenho RADL na carteira por diversificação de segmento. Tenho um pequeno percentual ali controlado e tal. Sobre os indicadores, vai depender muito de quem você tá comparando isso, entender do business da empresa e tudo mais. Devemos sempre analisar empresas com outras empresas do mesmo setor. Se olhar as outras empresas do setor, é comum empresas desse setor ser negociada a múltiplos altos, RADL tem boa margem líquida (não é a melhor porque ela também tem o maior marketcap, então ela ganha na qtd de vendida) , tem o melhor controle de dívida e por aí vai. 3
0 Rafael Antunes Teixeira Silva Postado 10 de Maio Postado 10 de Maio Empresa boa. O mercado gosta de um trimestral tanto bom quanto não. Bradesco por exemplo subiu cerca de 15% em um dia por um trimestral. Eu RADL3 e pra mim não mudou nada. Se se apegarem a trimestral, não ficam em empresa boa nenhuma ou se ficarem não ganha o que ganharia se só aportasse. Essas oscilações são oportunidades de comprar essas empresas boas a melhores preços. Mesma coisa está acontecendo com Weg. 2
0 Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas Postado 10 de Maio Author Postado 10 de Maio 7 minutes ago, Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas disse: @João Barros#1434, sem palavras, obrigado pelo seu tempo e dedicação. Eu ainda não consegui chegar a uma conclusão se mantenho ou aporto mais, se os colegas puderem contribuir, seria maravilhoso. @João Barros#1434, tá animado de aportar mais?
0 Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas Postado 10 de Maio Author Postado 10 de Maio 1 minute ago, Rafael Antunes Teixeira Silva disse: Empresa boa. O mercado gosta de um trimestral tanto bom quanto não. Bradesco por exemplo subiu cerca de 15% em um dia por um trimestral. Eu RADL3 e pra mim não mudou nada. Se se apegarem a trimestral, não ficam em empresa boa nenhuma ou se ficarem não ganha o que ganharia se só aportasse. Essas oscilações são oportunidades de comprar essas empresas boas a melhores preços. Mesma coisa está acontecendo com Weg. Obrigado pela contribuição ,@Rafael Antunes Teixeira Silva 1
0 João Barros#1434 Postado 10 de Maio Postado 10 de Maio @Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas ela segue na minha carteira aqui com certeza. Muito provavelmente o Diagrama vai mandar aportar nela mês que vem e é dentro. Empresa não perdeu em nada nos fundamentos, então dale. Mas acho que no seu caso, vale a pena segurar a mão e dar uma boa destrinchada. Ver se faz sentido, entender o business, o segmento e tudo mais. Só pra você ter noção RADL, compreende em marcas: -Farmácias: Droga Raia, Drogasil e Onofre -Serviços de saúde e alimento: Needs, Vegan by Needs, Triss, Caretech ,Nutrigood, 4Bio Medicamentos Especiais, Univers e Stix. É universo bom muito bom pra entender e ver se faz sentido aportar na empresa. 2
0 Rafael Antunes Teixeira Silva Postado 10 de Maio Postado 10 de Maio Um exemplo similar foi Bradesco. O Mercado bateu devido a resultados ruins, mas o banco continuava muito lucrativo e tem muitos clientes. Ano passado comprei várias vezes e comprei em janeiro desse ano. Agora que veio um resultado bom e subiu, o pessoal quer comprar. Eu só sigo o plano. Se ficar emocionado, faz como a maioria que vende na baixa e compra na alta. Ou, mesmo se não fizer isso, deixa de aportar em bons momentos. 2
0 Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas Postado 10 de Maio Author Postado 10 de Maio Bom demais. Por mais colegas como vocês. 1
0 Elcimar Guimarães Postado 10 de Maio Postado 10 de Maio 13 horas atrás, João Barros#1434 disse: @Agostinho Slompo Filho eu particularmente tenho RADL na carteira por diversificação de segmento. Tenho um pequeno percentual ali controlado e tal. Sobre os indicadores, vai depender muito de quem você tá comparando isso, entender do business da empresa e tudo mais. Devemos sempre analisar empresas com outras empresas do mesmo setor. Se olhar as outras empresas do setor, é comum empresas desse setor ser negociada a múltiplos altos, RADL tem boa margem líquida (não é a melhor porque ela também tem o maior marketcap, então ela ganha na qtd de vendida) , tem o melhor controle de dívida e por aí vai. O @João Barros#1434 chegou para somar, aqui na comunidade! Valeu a ajuda com as nossas dúvidas! 😎👍🏼 2
Pergunta
Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas
Colegas, bom dia!
Ontem houve uma queda expressiva rm Radl3, é uma empresa que está na minha lista.
Gostaria da opinião de vocês, oportunidade para novos aportes ou quarentena?
Top Posters For This Question
10
3
3
2
DIAS POPULARES
9/Mai
10
10/Mai
9
8/Mai
4
11/Mai
2
Top Posters For This Question
Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas 10 posts
Eddy Paulini 3 posts
João Barros#1434 3 posts
Rafael Antunes Teixeira Silva 2 posts
DIAS POPULARES
9/Mai 2025
10 posts
10/Mai 2025
9 posts
8/Mai 2025
4 posts
11/Mai 2025
2 posts
Os mais famosos desse tópico
João Barros#1434
Fala @Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas ! De maneira geral: - Lucro líquido reportado agora no 1T25 foi 17% abaixo que o lucro líquido reportado no 1T24. (com grande parte sendo impactado devi
Eddy Paulini
Bom dia, @Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas ! Seria importante avaliar os resultados da empresa. Chegou a verificar como foram os resultados da empresa no primeiro semestre deste ano? Os fundamento
Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas
Colegas, bom dia! Ontem houve uma queda expressiva rm Radl3, é uma empresa que está na minha lista. Gostaria da opinião de vocês, oportunidade para novos aportes ou quarentena?
Posted Images
24 respostas para essa pergunta
Recommended Posts