Jump to content

Pergunta

19 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
1 hour ago, Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas disse:

Colegas, bom dia!

Ontem houve uma queda expressiva rm Radl3, é uma empresa que está na minha lista.

Gostaria da opinião de vocês, oportunidade para novos aportes ou quarentena?

Bom dia, @Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas !

Seria importante avaliar os resultados da empresa. Chegou a verificar como foram os resultados da empresa no primeiro semestre deste ano? Os fundamentos da empresa se mantém?

Ir apenas na onda do preço é arriscado. 

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
38 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas !

Seria importante avaliar os resultados da empresa. Chegou a verificar como foram os resultados da empresa no primeiro semestre deste ano? Os fundamentos da empresa se mantém?

Ir apenas na onda do preço é arriscado. 

@Eddy Paulini, ainda não tenho confiança para realizar esse analise, poderia me informar como sabemos se a AUVP analítica atualizou as informações da empresa no banco de dados?

• Brabo 1
  • 0
Postado
3 horas atrás, Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas disse:

@Eddy Paulini, ainda não tenho confiança para realizar esse analise, poderia me informar como sabemos se a AUVP analítica atualizou as informações da empresa no banco de dados?

@Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas Você já realizou o módulo 4? Nele você terá bagagem suficiente para chegar a este veredito.

Quanto a AUVP Analítica, semanalmente os dados são atualizados. 

• Brabo 1
  • 0
Postado
8 horas atrás, Eddy Paulini disse:

@Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas Você já realizou o módulo 4? Nele você terá bagagem suficiente para chegar a este veredito.

Quanto a AUVP Analítica, semanalmente os dados são atualizados. 

@Eddy Paulini, existe algum dia fixo?

Exemplo, atualizações as segundas e dados atualizados disponíveis as terças?

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)

Fala @Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas !

De maneira geral:

- Lucro líquido reportado agora no 1T25 foi 17% abaixo que o lucro líquido reportado no 1T24. (com grande parte sendo impactado devido efeitos tributários, no balanço detalha melhor esse efeito tributário)
- Consequentemente, o EBITDA reportado agora no 1T25 foi 5% abaixo que o EBITDA reportado no 1T24.
Em suma, o mercado esperava um lucro maior.

No balanço a RADL cita que o 1ºT24 foi um trimestre atípico devido "pandemia da dengue" (maior venda que o normal) que ocorreu e um dia de venda a mais com o ano bissexto. Mas também cita como principais ofensores para isso ter acontecido:

- Reajuste do CMED (órgão que regulamento os preços do medicamentos) abaixo da inflação. RADL encara como desafio com esse menor ganho inflacionário, uma vez que é incomum o CMED reajustar abaixo da inflação.
- Aumento no número de furtos nas lojas físicas principalmente em SP e RJ. No balanço o CEO até cita um trabalho de mapeamento com classificação de lojas com alta probabilidade de furto, e que com esse estudo irão implantar menores estoques, melhoria na segurança e logística para essas lojas em especial.

Existe também uma pressãozinha do mercado no atual momento onde existe a possibilidade de supermercados terem liberação para vender medicamentos mais simples. Então com o lucro líquido caindo no comparativo + essa pressão, o mercado caceta na cotação.

Mas tivemos pontos positivos também como:
- O crescimento das vendas no digital, que agora representa 21,8% das vendas.
- Diminuição de despesas administrativas com melhoria na eficiência
- Aumento na receita líquida entre 1ºT24 e 1ºT25
- Não aumento da dívida, mesmo com esse cenário de alta da selic

Particularmente falando, gosto da empresa e sigo aportando. É bom continuar acompanhando pra ver como a empresa vai se portar ao longo do ano, tendo em vista esse desafio de manter uma margem boa com um reajuste a abaixo da inflação no preço dos remédios.

Pode consultar tudo por aqui: https://ri.rdsaude.com.br/

Se alguém tiver mais pontos pra trazer, o façam por favor!! kkkkkkk tem 5 anos que invisto na renda variável, gosto demais de estudar empresas, mas ainda me sinto um neandertal lendo balanços, vinculando com notícias e etc.

Editado por João Barros#1434
colocando a fonte
  • Brabo 2
  • 0
Postado
21 horas atrás, Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas disse:

Colegas, bom dia!

Ontem houve uma queda expressiva rm Radl3, é uma empresa que está na minha lista.

Gostaria da opinião de vocês, oportunidade para novos aportes ou quarentena?

Oi Rodrigo,

Vi suas mensagens e você dizendo que ainda não se sente seguro em analisar por conta própria.

Se este for o caso, então o ideal é não fazer nada - nem comprar, nem vender o ativo.

Isso porque a estratégia é única de cada pessoa, e é por isso que cabe a você analisar a empresa para verificar se ela ainda está ou não com fundamentos.

Por exemplo, a Apple. Ela caiu mais de 21% neste ano:

image.png.1a128fbfd966d57b61c0f29ee931ee93.png

Aí te pergunto: a Apple deixou de ser uma empresa top de janeiro até hoje porque o preço caiu 21%?

Por isso, o Eddy reforçou: analisar um ativo apenas pelo preço não é recomendável, porque algo pode parecer "barato" sem efetivamente estar.

Vale rever a aula do módulo 4 sobre "preço x valor" para reforçar este ponto.

E qualquer coisa, é só chamar a gente aqui na comunidade, claro!

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Que bom que encontrei esse tópico aqui pois não estava entendendo a queda de mais de 25% em um único mês nas ações da RADL3, eu entendi que o resultado foi abaixo do esperado, tem o medo dos mercados começarem a vender remédios mais comuns etc. mas 25% de queda parece ser muito exagero tendo em vista que a empresa não está falindo e nem nada do tipo, não gerou mais dívidas, não fechou lojas, não perdeu espaço de mercado para concorrentes e nem nada preocupante... Até pensei que eu tinha deixado alguma coisa muito grave passar, mas pelo visto é só um pânico desnecessário.

Acredito que isso pode ser uma grande oportunidade pois não vai ser um trimestre ruim seguido de várias coindências ruins que vai falir a empresa.

Mas o que vocês acham? Quem investe, vai aproveitar o desconto ou esperar alguns meses?

Eu estou pensando em baixar o meu preço médio... 

image.png

• Brabo 1
  • 0
Postado
20 horas atrás, João Barros#1434 disse:

Fala @Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas !

De maneira geral:

- Lucro líquido reportado agora no 1T25 foi 17% abaixo que o lucro líquido reportado no 1T24. (com grande parte sendo impactado devido efeitos tributários, no balanço detalha melhor esse efeito tributário)
- Consequentemente, o EBITDA reportado agora no 1T25 foi 5% abaixo que o EBITDA reportado no 1T24.
Em suma, o mercado esperava um lucro maior.

No balanço a RADL cita que o 1ºT24 foi um trimestre atípico devido "pandemia da dengue" (maior venda que o normal) que ocorreu e um dia de venda a mais com o ano bissexto. Mas também cita como principais ofensores para isso ter acontecido:

- Reajuste do CMED (órgão que regulamento os preços do medicamentos) abaixo da inflação. RADL encara como desafio com esse menor ganho inflacionário, uma vez que é incomum o CMED reajustar abaixo da inflação.
- Aumento no número de furtos nas lojas físicas principalmente em SP e RJ. No balanço o CEO até cita um trabalho de mapeamento com classificação de lojas com alta probabilidade de furto, e que com esse estudo irão implantar menores estoques, melhoria na segurança e logística para essas lojas em especial.

Existe também uma pressãozinha do mercado no atual momento onde existe a possibilidade de supermercados terem liberação para vender medicamentos mais simples. Então com o lucro líquido caindo no comparativo + essa pressão, o mercado caceta na cotação.

Mas tivemos pontos positivos também como:
- O crescimento das vendas no digital, que agora representa 21,8% das vendas.
- Diminuição de despesas administrativas com melhoria na eficiência
- Aumento na receita líquida entre 1ºT24 e 1ºT25
- Não aumento da dívida, mesmo com esse cenário de alta da selic

Particularmente falando, gosto da empresa e sigo aportando. É bom continuar acompanhando pra ver como a empresa vai se portar ao longo do ano, tendo em vista esse desafio de manter uma margem boa com um reajuste a abaixo da inflação no preço dos remédios.

Pode consultar tudo por aqui: https://ri.rdsaude.com.br/

Se alguém tiver mais pontos pra trazer, o façam por favor!! kkkkkkk tem 5 anos que invisto na renda variável, gosto demais de estudar empresas, mas ainda me sinto um neandertal lendo balanços, vinculando com notícias e etc.

@João Barros#1434, sem palavras, obrigado pelo seu tempo e dedicação.

Eu ainda não consegui chegar a uma conclusão se mantenho ou aporto mais, se os colegas puderem contribuir, seria maravilhoso.

• Brabo 1
  • 0
Postado

@Agostinho Slompo Filho eu particularmente tenho RADL na carteira por diversificação de segmento. Tenho um pequeno percentual ali controlado e tal. 

Sobre os indicadores, vai depender muito de quem você tá comparando isso, entender do business da empresa e tudo mais. Devemos sempre analisar empresas com outras empresas do mesmo setor.

Se olhar as outras empresas do setor, é comum empresas desse setor ser negociada a múltiplos altos, RADL tem boa margem líquida (não é a melhor porque ela também tem o maior marketcap, então ela ganha na qtd de vendida) , tem o melhor controle de dívida e por aí vai.

• Brabo 2
  • 0
Postado

Empresa boa. O mercado gosta de um trimestral tanto bom quanto não. Bradesco por exemplo subiu cerca de 15% em um dia por um trimestral. Eu RADL3 e pra mim não mudou nada. Se se apegarem a trimestral, não ficam em empresa boa nenhuma ou se ficarem não ganha o que ganharia se só aportasse. Essas oscilações são oportunidades de comprar essas empresas boas a melhores preços. Mesma coisa está acontecendo com Weg.

• Brabo 2
  • 0
Postado
1 minute ago, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

Empresa boa. O mercado gosta de um trimestral tanto bom quanto não. Bradesco por exemplo subiu cerca de 15% em um dia por um trimestral. Eu RADL3 e pra mim não mudou nada. Se se apegarem a trimestral, não ficam em empresa boa nenhuma ou se ficarem não ganha o que ganharia se só aportasse. Essas oscilações são oportunidades de comprar essas empresas boas a melhores preços. Mesma coisa está acontecendo com Weg.

Obrigado pela contribuição ,@Rafael Antunes Teixeira Silva

• Brabo 1
  • 0
Postado

@Rodrigo Meira Diniz Mascarenhas ela segue na minha carteira aqui com certeza. Muito provavelmente o Diagrama vai mandar aportar nela mês que vem e é dentro. Empresa não perdeu em nada nos fundamentos, então dale.

Mas acho que no seu caso, vale a pena segurar a mão e dar uma boa destrinchada. Ver se faz sentido, entender o business, o segmento e tudo mais. 

Só pra você ter noção RADL, compreende em marcas:
-Farmácias: Droga Raia, Drogasil e Onofre
-Serviços de saúde e alimento: Needs, Vegan by Needs, Triss, Caretech ,Nutrigood, 4Bio Medicamentos Especiais, Univers e Stix. 

É universo bom muito bom pra entender e ver se faz sentido aportar na empresa.

• Brabo 2
  • 0
Postado

Um exemplo similar foi Bradesco. O Mercado bateu devido a resultados ruins, mas o banco continuava muito lucrativo e tem muitos clientes. Ano passado comprei várias vezes e comprei em janeiro desse ano. Agora que veio um resultado bom e subiu, o pessoal quer comprar. Eu só sigo o plano. Se ficar emocionado, faz como a maioria que vende na baixa e compra na alta. Ou, mesmo se não fizer isso, deixa de aportar em bons momentos. 

• Brabo 2
  • Criar novo...