Jump to content

Recommended Posts

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Tô nessa também, sou da turma 9, mas só terminei o curso há 2 meses. Antes tava olhando todo dia. Depois comecei a “esquecer” de olhar um ou outro dia. Agora tenho olhado 2x/semana mais ou menos e acho que isso deve ir acostumando com o tempo. Importante é não deixar a ansiedade te sabotar e te fazer tomar decisões ruins parceiro, segue os aportes, segue os investimentos e bola pra frente!
Abs
Link para compartilhar
Share on other sites

Não fica na neura que você tá fazendo algo errado, isso é super normal e só demonstra que você percebe que é algo importante na sua vida. Por experiência própria, depois de um tempo a obsessão vai passando e você olha cada vez menos, até que começa a só olhar conforme for aportar, mas é o tempo mesmo que vai fazer isso, um vicio comportamental que todo mundo tem.
É até engraçado, é uma obsessão que não faz muito sentido e que não vai te fazer vender nem comprar mais, mas acontece com todo investidor kk
Link para compartilhar
Share on other sites

Andre Aparecido De Souza Você já identificou um quadro de ansiedade. Tá de boa ou tá te atrapalhando em outras atividades?
Se tá de boa, provavelmente é só o fator novidade e, nesse caso, é só você tomar cuidado para não criar um hábito desnecessário. Eu almoço sempre no mesmo self service a quilo, sempre no mesmo horário. E todo dia quando eu chego lá, tem um cara sentado com o home broker aberto no celular, prato na mesa, vidrado olhando para as cotações. Eu faço meu prato, como, pago, vou embora e esse cara tá lá do mesmo jeito com a comida intocada e esfriando... Eu nem levo celular para o restaurante...
Se já está te atrapalhando em outras atividades, te deixando menos produtivo, a boa é você tentar canalizar isso em teu benefício. A forma mais simples de começar a controlar é você tirar apps de controle e de home broker do smartphone e deixar tudo no PC até você perder o mau hábito.
Para canalizar isso em teu benefício, na hora que bater a vontade de usar o app, você pega um livro de investimentos e lê umas cinco/dez páginas, ou pega um ativo da sua carteira e vai ler um relatório trimestral, ou vem aqui no fórum e vê se pode ajudar em alguma dúvida, enfim, procure direcionar seu interesse em alguma coisa que vai fazer teu conhecimento evoluir.
Por fim, se você identificar que esse excesso de controle é receio de ver sua grana investida perder valor, refaça seu perfil de investidor e seja o mais sincero possível nas respostas.
Link para compartilhar
Share on other sites

Andre Aparecido De Souza como você viu nas respostas, esta ansiedade é super normal. Eu também ficava olhando todos os dias minha carteira e como ela estava se comportando. Até o dia em que vi o Raul falando em um vídeo (não lembro qual foi) falando justamente sobre esta variação no valor da carteira e deu um exemplo que me ajudou muito a entender a inutilidade em olharmos constantemente a variação da carteira. Ele falou que quando vamos a uma padaria e compramos 10 pães e pagamos por eles R$10,00 e quando saímos da padaria não temos mais R$10, que agora temos 10 pães, e para nós qual a importância se a padaria aumentar ou diminuir o preço do pão? Qual a importância de irmos à padaria todos os dias verificar o preço do pão no dia? Em nada vai mudar em nossa vida. Depois desta história percebi que hoje sou sócio de empresas, independente se o preço da ação subiu ou desceu. Fiz o trabalho de casa, escolhi as empresas que queria ser sócio e como não pretendo vendê-las, o preço da ação não importa mais. Só com o tempo conseguimos deixar de dar importância a variação da carteira. Hoje eu entro na corretora para ver se entrou algum dividendos para fazer o reinvestimento.
Link para compartilhar
Share on other sites

Controle do emocional tinha que ser a primeira aula do curso. =D
Se fez algo na racionalidade não desfaça na emoção. Se quiser usar a emoção e irracionalidade a seu favor use quando o mercado estiver vendendo boas empresas a preço de banana por emoção do povo.
Em um video o Raul falou ... Ações caem no fato e sobem no boato, ou caem no boato e sobem no fato!... Se tem anciedade vai ter que aprender a controlar porque quanto mais aporte fizer mais volatio pode sera a variação do valor da ação. Tem video do Raul contando que a carteira desvalorizou uns 400k se não me engano, e isso é normal, também tem uma valorização absurdamente alta com os bitcoins indo as alturas. Então depois que terminar o curso comece um de controle emocional =D
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...