Jump to content
  • 0

Insegurança ao investir.

Pergunta

Postado

Boa tarde pessoal. Tudo bem?

Não sei nem explicar... Mas a questão é: não sinto segurança em investir pela AUVP. Vou explicar.

Existe uma coisa muito nova para mim, que se chama FEE BASED.

Geralmente investimos e só vemos o dinheiro crescer. Entendo que eles dão o Cashback e uma taxa diferenciada, mas para mim é estranho ter que pagar.

Tenho cerca de 50% da minha carteira (25k) em renda fixa em outra instituição, e se pedir portabilidade, não irei ganhar a taxa diferenciada daqui e vou começar pagar fee based no patrimônio. O correto é esperar o vencimento e reinvestir. E Faz bastaaaante tempo que não compro nenhuma renda fixa.

Atualmente estou me posicionando em FIIs e ações... E não há "vantagem nenhuma" em fazê-lo pela AUVP, pois não pago corretagem na outra plataforma, e nem aqui. Mas aqui entra a cobrança do fee based.

Faço aportes mensais de pelo menos 1.5k, dinheiro de pinga... Mas estou conseguindo fazer.

Sinto vergonha.

Sinto que enquanto estiver optando por ações e fiis não vai compensar usar a plataforma da AUVP.

Me desculpem.

:(

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
16 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Não sei nem explicar... Mas a questão é: não sinto segurança em investir pela AUVP. Vou explicar.

Geralmente investimos e só vemos o dinheiro crescer. Entendo que eles dão o Cashback e uma taxa diferenciada, mas para mim é estranho ter que pagar.

Tenho cerca de 50% da minha carteira (25k) em renda fixa em outra instituição, e se pedir portabilidade, não irei ganhar a taxa diferenciada daqui e vou começar pagar fee based no patrimônio. O correto é esperar o vencimento e reinvestir. E Faz bastaaaante tempo que não compro nenhuma renda fixa.

Atualmente estou me posicionando em FIIs e ações... E não há "vantagem nenhuma" em fazê-lo pela AUVP, pois não pago corretagem na outra plataforma, e nem aqui. Mas aqui entra a cobrança do fee based.

Faço aportes mensais de pelo menos 1.5k, dinheiro de pinga... Mas estou conseguindo fazer.

Sinto vergonha.

Sinto que enquanto estiver optando por ações e fiis não vai compensar usar a plataforma da AUVP.

Me desculpem.

Bom dia, Anônimo!

Acho que o mais importante antes de mais nada é entender o que é o modelo fee based como um todo. Vamos pensar nele não apenas com a cobrança que é feita, mas sim como toda uma estrutura.

Quando falamos de taxas escondidas estamos nos referindo a não somente valores sendo cobrados do investidor, mas também valores que o investidor poderia deixar de ganhar. Por exemplo, a corretora recebe um prefixado de 18%a.a. mas ela repassa aos investidores para comprar a 15%a.a. ficando com essa diferença de 3%. Ou seja, ela ganha uma fatia maior repassando um título com uma taxa menor. Uma lógica deveras semelhante pode ser aplicada com relação aos produtos oferecidos por assessores de corretoras que prometem essa assessoria "gratuita" que infelizmente na maioria das vezes é para indicar produtos que não são rentáveis para o investidor mas onde o assessor é melhor remunerado. É o modelo de comissão que chamamos nestes casos citados (comission based).

E como saber dessas taxas, remunerações e comissões? Ainda estamos em processo de descobrir dado a resolução 179 da CVM que passou a obrigar que as corretoras informassem através de relatórios quais as taxas e valores que ela fica em cima dos produtos adquiridos pelos seus investidores. Isso vale para CDBs, fundos de investimentos, COEs, operações de compra e venda de renda variável, entre outros. Acredito que as corretoras ainda estão em fase de adequação pois essa normativa é relativamente recente (entrou em vigor se não me falha a memória em novembro de 2024) e tem um prazo para adequação. 

Dentro da AUVP Capital o que é oferecido para nós alunos é um formato diferente. A cobrança de uma taxa única que é a do fee based a qual é explicita o valor através de um cálculo de 0,9%a.a. sobre o patrimônio investido, cobrados mensalmente a uma taxa equivalente de 0,075%a.m. Ou seja, é uma taxa única, explicita e sem pegadinhas. E quaisquer outros valores que ficariam a AUVP, lhe são devolvidos.

Com isso, a AUVP oferece uma gama de benefícios, vantagens em toda uma estrutura dita como mais ética pois estará claro o único valor cobrado como mencionado antes e os benefícios que se tem em troca disso:

- Taxa private na renda fixa (que é a taxa oferecida pelas corretoras para investidores que tem 10 milhões ou mais investidos e aqui para alunos ela é aplicada a todos nós independente de valor investido);

- Cashback do rebate/comissão da renda fixa;

- Cashback da comissão de aluguel de ações da renda variável;

- Cashback das emissões de FIIs e IPOs;

- Cartão de crédito Mastercard Black com condições para isenção de mensalidade;

- Conta internacional também com condições de isenção da taxa de manutenção e taxa diferenciadas de corretagem;

- Negociação de criptomoedas;

- Relatórios auxiliares para a declaração anual do IR;

- Corretagem zero para negociação de renda variável (o BTG tem uma taxa de R$4,50 por ordem de ações e para alunos na base da AUVP Capital pelo BTG tem essa taxa isenta);

- Taxa diferenciada do fee based de 0,9%a.a. sendo que quem opta pelo fee based dentro do BTG a taxa é de 1,5%a.a.;

- Sem assessores empurrando produtos ruins como COEs, mercado de opções, fundos de investimentos, etc;

- Suporte feito pela equipe da AUVP Capital.

Entenda então quando falo sobre estrutura que é toda uma cadeia de pontos que visam lhe beneficiar no longo prazo que inclusive bate de frente com o que é ensinado nas aulas sobre investir pensando no longo prazo. As taxas que temos acesso, estes benefícios fazem diferença. Saber que não estamos sendo enganados e que não teremos ofertas duvidosas que gerem conflito de interesse, faz bem para o patrimônio.

Lembrando que você realmente não é obrigado a trazer seus investimentos aqui. Inclusive, trazer o que já tem de renda fixa, realmente não seria benéfico pois não teria como a AUVP te pagar cashback em vista que o rebate já foi para a outra corretora. Mas em novos aportes, na minha opinião é bastante rentável dado a taxa private + cashback.

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 1
  • 0
Postado

Bão diias anonimo, tudo certo?

Não há nada de errado em não querer investir pela AUVP, todos temos os nossos motivos e análises do que é vantajoso no momento. Eu por exemplo, iniciei as aulas um tempo atras, terminei os módulos, mas não havia solicitado a transferência de custódia de imediato, levei uns meses para pensar e decidir que ia solicitar a transferência para a AUVP.

O bom de vc fazer essa auto-crítica é que vc está levando em conta toda a sua situação, histórico e agindo com calma e racionalmente. Se no momento acredita que no momento não irá usufruir das vantagens listadas pelo Eddy acima, não se preocupe, tem bastante tempo para analisar e pensar nisso, porém o que o Eddy falou ali em cima sobre a diferença entre fee-based e commision-based é pertinente 😂. É do tipo... "O que os olhos não veem, o coração não sente" por isso que, psicologicamente incomoda mais quando a gente vê a fee-based.

Analise com calma e bons investimentos. 👍

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)

sobre a vergonha, nao precisa ter
entenda sua posicao como cliente

vc pagou para ter um curso e ganha a possibilidade de acesso a plataforma, se pra vc nao faz sentido, nao tem problema algum

a auvp nao vai apontar uma arma na sua cabeca mandando ir pra la

vc esta certissimo na sua posicao como cliente, relaxa...e digo mais, nao tem problema algum em vc criticar

a gente nao deve nada a auvp... fica sossegado qto a isso 
vergonha vc teria q ter se tivesse finalizado o curso e dpois disso ter comprado o combo americanas, magalu e oibr kkkk

Editado por Sergio Tanaka
  • Brabo 1
  • 0
Postado
18 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Sinto vergonha.

Me desculpem.

Relaxe. Aqui cada um faz o que acha mais conveniente pra si. Eu distribuo meus investimentos em diversas instituições de acordo com benefícios/ conveniência que me oferecem. Já estou aqui há 1 ano e terminei o curso e não fiz portabilidade para AUVP ainda. Eu não invisto em renda fixa a não ser tesouro, então não muda pra mim. Ainda não vejo vantagem no meu caso. Mas estou sempre observando e, quando fizer sentido pra mim, vou. Caso contrário, ficará como está. 

• Brabo 2
  • Criar novo...