Jump to content

Pergunta

Postado

Estava vendo os títulos dos pre-fixados e fiquei na dúvida sobre investir em um título que vencia em 2032 e outro que vencia 2028. A taxa estava em 18,8% em ambos. Por um lado, eu lembro que o ideal é investir no de prazo mais curto, porém por outro também não seria bom travar essa taxa por um prazo mais longo?

• Brabo 1

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
22 minutes ago, Ademilton Carvalho disse:

Estava vendo os títulos dos pre-fixados e fiquei na dúvida sobre investir em um título que vencia em 2032 e outro que vencia 2028. A taxa estava em 18,8% em ambos. Por um lado, eu lembro que o ideal é investir no de prazo mais curto, porém por outro também não seria bom travar essa taxa por um prazo mais longo?

Oi Ademilton,

A ideia é a que você falou: para curto-médio prazo, os prefixados são mais recomendados. Já para médio-longo prazo, os vinculados à inflação são mais indicados.

Acho que no fim, vai depender do seu planejamento e da sua aversão ao risco. Eu, pessoalmente, gosto de prefixados com até 5 anos, e para além disso, IPCA+.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • 1
Postado
1 hora atrás, Ademilton Carvalho disse:

O ponto positivo do título mais longo é demorar mais tempo sem pagar impostos e receber rendimentos sobre esses impostos não pagos. Mas existe o risco maior da taxa selic subir muito e você ficar com um título pagando bem menos. Eu não gosto de pré-fixado, é meio que uma aposta. 

• Brabo 1
  • 0
Postado
28 minutes ago, Ademilton Carvalho disse:

Eu concordo com o @Matheus P S

Pré-fixados muito longos carregam um risco considerável.

Eu até acho que pra uma taxa dessas oferecer risco real, a gente vai ter que entrar num cenário que no mínimo beire a hiperinflação. E prefiro acreditar que isso não vai acontecer.

Mas no Brasil..... eu prefiro não correr nem esse risco baixo.

• Brabo 3
  • 0
Postado
On 12/05/2025 at 10:17, Ademilton Carvalho disse:

@Ademilton Carvalho 

Apenas complementando, e talvez contrariando um pouco, os colegas;

Na minha visão, a regra do risco de prêmio é uma regra geral e não se aplica sempre. Dessa forma, pode não se aplicar tanto aqui se no seu entendimento a taxa de juros está abnormalmente alta e provavelmente não volta a patamares tão esdrúxulos durante o período de vigência do título, pois no caso o título renderia acima da média por mais tempo nos próximos anos, e não necessariamente você vai levar ele até o vencimento, podendo encontrar uma boa janela para realizar a marcação a mercado.

Outro caso que pode acontecer é um título de maior prazo pagar menos juros do que um de prazo mais curto em cenários de medo acentuado do mercado. Nesse caso, ele vai ser muito procurado, o que vai aumentar o valor do título devido a lei da oferta e da demanda e, por aumentar o valor do título, consequentemente a taxa de juros vai ser menor.

Claro, ainda tem mais situações onde nem sempre o título mais curto vai compensar mesmo se ele tiver uma rentabilidade maior ou igual devido a incidência de maiores impostos no título de menor vigência.

• Brabo 2
  • 0
Postado

Complementando ..

Acredito que os pré-fixados que temos acesso nesse momento oferecem taxas excelentes 18%, 19%, 20%.
Sendo assim, mesmo que no médio/longo prazo ela suba um pouco (Apesar de não ser o indicativo), é uma rentabilidade ótima, então caso o pré-fixado seja visto como uma aposta, é meio que uma aposta ganha, ou você ganha BEM ou MUITO BEM.
Por outro lado, se a tendência se concretiza e a taxa volta ao "normal", 10% ou até menos, você tem um rendimento garantido muito acima do oferecido nos anos seguintes, além disso, pode operar a marcação a mercado, caso em sua análise você considere rentável ..

• Brabo 3
  • 0
Postado
9 horas atrás, João Brasil disse:

Complementando ..

Acredito que os pré-fixados que temos acesso nesse momento oferecem taxas excelentes 18%, 19%, 20%.
Sendo assim, mesmo que no médio/longo prazo ela suba um pouco (Apesar de não ser o indicativo), é uma rentabilidade ótima, então caso o pré-fixado seja visto como uma aposta, é meio que uma aposta ganha, ou você ganha BEM ou MUITO BEM.
Por outro lado, se a tendência se concretiza e a taxa volta ao "normal", 10% ou até menos, você tem um rendimento garantido muito acima do oferecido nos anos seguintes, além disso, pode operar a marcação a mercado, caso em sua análise você considere rentável ..

Eu nunca vendi um titulo de CDB, muda algo para com o Tesouro?

• Criar novo...