Gustavo Willian Pinheiro Postado ontem às 14:14 Postado ontem às 14:14 Fala, comunidade! Passo o dia todo com o ChatGPT aberto, utilizo a ferramenta para me auxiliar no trabalho, na organização da minha rotina e até mesmo na organização financeira. Coisas simples mas que me ajudam bastante, até uma gamificação do meu desempenho diário eu já fiz com a IA para acompanhar minha evolução. Porém eu sei que posso extrair bem mais disso, gostaria de uma "luz" pra começar a utilizar a IA como uma forma de fazer uma renda extra, um "trabalho"que junto com a IA eu possa automatizar e começar a ganhar dinheiro com isso. Sou completamente leigo em programação e coisa do tipo, mas se souberem de um curso básico para começar a aprender, algo assim, estou disposto a iniciar! Alguém tem alguma recomendação do que começar a estudar para ajudar nisso?
Luciana De Moura Afonso Postado ontem às 14:24 Postado ontem às 14:24 Já vi alguma coisa sobre isso em vídeos curtos mas tudo acho meio furada. Como se todo mundo aceitasse pagar um valor super faturado para algo bobo. "Como vender livros de colorir na amazon sem saber desenhar, tudo com IA" "Como ter sua loja de camiseta sem estoque, tudo por IA" E o preço que eles querem lançar esses produtos: camisetinha sem marketing nenhum agregado por 199... Meu olhar para esse tipo de coisa é muito preconceituoso, então se quiser aprender para agregar conhecimento para a sua vida: ótimo. Mas hoje eu não veria isso como uma fonte de renda PARA MIM. 1
Time AUVP (Admin) Alyf Mendonça Postado ontem às 15:00 Time AUVP (Admin) Postado ontem às 15:00 Cara, dificil algo especifico focado em ganhar grana. O mais simples é usar a IA pra aumentar a sua produtividade e fazer com que você ganhe dinheiro a partir disso, aumentando sua capacidade de entrega. Imagine um serviço que você venderia e colocaria um estagiário pra executar. Isso é algo que da pra ser feito com IA e vendido. Evoluindo um pouco, aprenda sobre criação de agentes de IA. Isso pode te ajudar de vários jeitos (vender o agente, usar ele pra produzir conteúdo pra um blog ou perfil que você vai monetizar, etc). Evoluindo mais ainda, o mais simples é desenvolver um microsaas mesmo. Mas ainda assim precisará saber estratégias de marketing e como adquirir/converter os clientes. 3
Henrique Magalhães Postado ontem às 15:10 Postado ontem às 15:10 @Gustavo Willian Pinheiro estou nesta luta também, e fiz um post mostrando como em algumas horas e dias estudando aprendi algumas coisas (praticamente tudo com videos free no youtube), mas tambem tentando seguir uma linha pratica de estudos e aplicar na real e para monetizar. Algo que eu ja uso no dia a dia é pra me ajudar com ajuste em codigos de programas (eu sou consultor Funcional SAP, mas desenvolvo um pouco) logo o gpt me ajuda em segundo o que eu levaria algumas horas. Em um projeto que eu estava ha um tempo atras eu tinha que fica testando APIs que estavam em desenvovimento, e tinhamos varios gaps, e usei a IA pra ganhar tempo (mas tipo ganhar tempo mesmo pois ecomonizei muitas horas). Sendo assim vejo que a propria curiosidade e ja ir utilizando nos faz ganhar mais, como eu trabalho por hora consegui aumentar minha entregas em uns 15 a 20% nos ultimos meses ( isso pq uso em alguns projeto e nao em todos). Mas sobre o link do post [é mais voltado pra estudos e curiosidade de um jovem senhor de 46 anos], de um aolhada, estamos na luta amigo 2
Sergio Tanaka Postado ontem às 15:10 Postado ontem às 15:10 Pra ganhar dinheiro vc precisa de um problema, esse eh um ponto agora sobre cursos etc, qdo vc nao tem um norte, tenta perguntar pro proprio gpt, ele da uma direcao realmente bem legal 1
Henrique Magalhães Postado ontem às 15:13 Postado ontem às 15:13 46 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse: Já vi alguma coisa sobre isso em vídeos curtos mas tudo acho meio furada. Como se todo mundo aceitasse pagar um valor super faturado para algo bobo. "Como vender livros de colorir na amazon sem saber desenhar, tudo com IA" "Como ter sua loja de camiseta sem estoque, tudo por IA" E o preço que eles querem lançar esses produtos: camisetinha sem marketing nenhum agregado por 199... Meu olhar para esse tipo de coisa é muito preconceituoso, então se quiser aprender para agregar conhecimento para a sua vida: ótimo. Mas hoje eu não veria isso como uma fonte de renda PARA MIM. Infelizmente é o que mais tem nas redes sociais hoje o pessoal vende curso pra ensinar a fazer venda de curso... é uma loucura... como muitas vezes somos leigos no tema, a propaganda parece um milagre e se vc olhar reclame aqui, pesuqisar mais, ai voce ja separa o joio do trigo... mas sobre IA tem muitos videos de graca no youtube que entregam muitas coisas boas para quem nao viu nada ate agora... 1
Leandro Henrique Soares Postado ontem às 15:16 Postado ontem às 15:16 59 minutes ago, Gustavo Willian Pinheiro disse: gamificação do meu desempenho diário Fiquei curioso com essa parte. Como é essa gamificação? Sobre gerar renda com a IA, acredito que gerar conteúdo para redes sociais, criar logo, ebook, montar projetos de curso online, estratégia de márketing, etc. A própria IA deve responder com infinitas possíbilidades para isso. O ideia é no prompt explicar qual a sua experiencia e no que você se sente mais confortável em trabalhar, para que a IA gere ideias baseadas nesse cenário.
Sergio Tanaka Postado ontem às 15:26 Postado ontem às 15:26 7 minutes ago, Leandro Henrique Soares disse: Fiquei curioso com essa parte. Como é essa gamificação? bem isso q eu provoquei ele, ele viu q ele tem um problema com ele e achou uma oportunidade agora o q vc poderia fazer @Gustavo Willian Pinheiro eh do nada (do nada mesmo) falar assim. me ajuda a criar uma aplicacao do zero (nao sei codar nada) para aplicar exatamente isso bla bla bla. veja o q ele vai te responder mesmo sem vc saber porcaria alguma, ele vai te orientar a instalar o q precisa e comecar a criar o seu produto testa ai, vai na loucura mesmo 1
Sergio Tanaka Postado ontem às 15:26 Postado ontem às 15:26 e se prepara pro tanto de resposta errada e repetitiva q ele vai te dar ahuah 1
Gustavo Willian Pinheiro Postado 21 horas atrás Author Postado 21 horas atrás 3 horas atrás, Luciana De Moura Afonso disse: Já vi alguma coisa sobre isso em vídeos curtos mas tudo acho meio furada. Como se todo mundo aceitasse pagar um valor super faturado para algo bobo. "Como vender livros de colorir na amazon sem saber desenhar, tudo com IA" "Como ter sua loja de camiseta sem estoque, tudo por IA" E o preço que eles querem lançar esses produtos: camisetinha sem marketing nenhum agregado por 199... Meu olhar para esse tipo de coisa é muito preconceituoso, então se quiser aprender para agregar conhecimento para a sua vida: ótimo. Mas hoje eu não veria isso como uma fonte de renda PARA MIM. Concordo, o que mais tem na Internet são esses vídeos curtos com a "salvação do mundo" kkkkk a ideia da renda seria como o pessoal falou aqui, poder facilitar e ganhar horas em um trabalho que eu demoraria para entregar sozinho.
Gustavo Willian Pinheiro Postado 21 horas atrás Author Postado 21 horas atrás 3 horas atrás, Alyf Mendonça disse: Cara, dificil algo especifico focado em ganhar grana. O mais simples é usar a IA pra aumentar a sua produtividade e fazer com que você ganhe dinheiro a partir disso, aumentando sua capacidade de entrega. Imagine um serviço que você venderia e colocaria um estagiário pra executar. Isso é algo que da pra ser feito com IA e vendido. Evoluindo um pouco, aprenda sobre criação de agentes de IA. Isso pode te ajudar de vários jeitos (vender o agente, usar ele pra produzir conteúdo pra um blog ou perfil que você vai monetizar, etc). Evoluindo mais ainda, o mais simples é desenvolver um microsaas mesmo. Mas ainda assim precisará saber estratégias de marketing e como adquirir/converter os clientes. Essa seria a ideia, poder usar a IA como uma ferramenta para otimizar meu serviço e aumentar a capacidade de entrega como você citou. Vou dar uma estudada mais a fundo e conversar com o próprio chat para poder executar agora que ja tenho um norte de como seguir! Valeuuu...
Time AUVP (Admin) Alyf Mendonça Postado 20 horas atrás Time AUVP (Admin) Postado 20 horas atrás 4 minutes ago, Gustavo Willian Pinheiro disse: Essa seria a ideia, poder usar a IA como uma ferramenta para otimizar meu serviço e aumentar a capacidade de entrega como você citou. Vou dar uma estudada mais a fundo e conversar com o próprio chat para poder executar agora que ja tenho um norte de como seguir! Valeuuu... Bom demais então. Quando definir um pouco melhor o que quer fazer, traz o caso pra ca que eu recomendo ferramentas especificas pra te ajudar e vemos o que o pessoal pode colaborar também. Tem uma galera aqui da comunidade fazendo umas paradas legais. 1
Gustavo Willian Pinheiro Postado 20 horas atrás Author Postado 20 horas atrás 3 horas atrás, Henrique Magalhães disse: @Gustavo Willian Pinheiro estou nesta luta também, e fiz um post mostrando como em algumas horas e dias estudando aprendi algumas coisas (praticamente tudo com videos free no youtube), mas tambem tentando seguir uma linha pratica de estudos e aplicar na real e para monetizar. Algo que eu ja uso no dia a dia é pra me ajudar com ajuste em codigos de programas (eu sou consultor Funcional SAP, mas desenvolvo um pouco) logo o gpt me ajuda em segundo o que eu levaria algumas horas. Em um projeto que eu estava ha um tempo atras eu tinha que fica testando APIs que estavam em desenvovimento, e tinhamos varios gaps, e usei a IA pra ganhar tempo (mas tipo ganhar tempo mesmo pois ecomonizei muitas horas). Sendo assim vejo que a propria curiosidade e ja ir utilizando nos faz ganhar mais, como eu trabalho por hora consegui aumentar minha entregas em uns 15 a 20% nos ultimos meses ( isso pq uso em alguns projeto e nao em todos). Mas sobre o link do post [é mais voltado pra estudos e curiosidade de um jovem senhor de 46 anos], de um aolhada, estamos na luta amigo Bacana demais, Henrique! Ja pensava sobre isso direto, mas foi justamente seu post que me fez abrir esse tópico em busca de alguma orientação de como seguir. Ja até anotei os termos e caminhos pelo qual você utilizou, gostei bastante da execução pelo que mandou lá... parabéns meu amigo!! É justamente essa vontade que nos faz ganhar mais mesmo, como você mesmo disse! Poder ganhar tempo como você ganhou, ir matando essas curiosidades e jogando o trabalho sujo pra IA fazer, faz com que a gente aprenda ainda mais, mesmo "sem querer". Obrigado pelas orientações!
Gustavo Willian Pinheiro Postado 20 horas atrás Author Postado 20 horas atrás (edited) 3 horas atrás, Leandro Henrique Soares disse: Fiquei curioso com essa parte. Como é essa gamificação? Sobre gerar renda com a IA, acredito que gerar conteúdo para redes sociais, criar logo, ebook, montar projetos de curso online, estratégia de márketing, etc. A própria IA deve responder com infinitas possíbilidades para isso. O ideia é no prompt explicar qual a sua experiencia e no que você se sente mais confortável em trabalhar, para que a IA gere ideias baseadas nesse cenário. Eu estava com dificuldade em seguir a rotina que eu queria ter. Treino, inglês, estudos, trabalho, etc... Joguei um esquema pro ChatGPT resumir tudo que eu passei pra ele, ganhando pontos por tarefas feitas no dia (ex: 1h de treino = +25pts) e perdendo pontos por coisas importantes que eu não fazia (ex: não estudar ou não fazer ao menos 30min de Duolingo = -30pts). No final de cada mês tinha a soma de todos os dias, com um gráfico da evolução, e com recompensas ou punições dependendo da quantidade de pontos que eu havia atingido (ex: viagem curta ou um bom jantar num lugar caro com a minha mulher por ter atingido os pontos necessários, sinal de que eu tinha cumprido o mês conforme desejava). Ficava visível meu progresso e eu gosto de ter tudo planilhado, aí consegui organizar minha rotina dessa forma kkkkkk cada tarefa concluída era como se eu ganhasse XPs. Editado 20 horas atrás por Gustavo Willian Pinheiro 1
Gustavo Willian Pinheiro Postado 20 horas atrás Author Postado 20 horas atrás 3 horas atrás, Sergio Tanaka disse: Pra ganhar dinheiro vc precisa de um problema, esse eh um ponto agora sobre cursos etc, qdo vc nao tem um norte, tenta perguntar pro proprio gpt, ele da uma direcao realmente bem legal Realmente, fiz essa pergunta a ele algumas vezes mas nunca me aprofundei, acho que está aí a resposta que eu queria kkk era só ir atrás. 3 horas atrás, Sergio Tanaka disse: e se prepara pro tanto de resposta errada e repetitiva q ele vai te dar ahuah Hahaha é bem isso, mas sabendo filtrar e tendo um norte de onde quer chegar da pra desenvolver legal. Obrigado!! Vou colocar tudo isso em prática...
Gustavo Willian Pinheiro Postado 20 horas atrás Author Postado 20 horas atrás 10 minutes ago, Alyf Mendonça disse: Bom demais então. Quando definir um pouco melhor o que quer fazer, traz o caso pra ca que eu recomendo ferramentas especificas pra te ajudar e vemos o que o pessoal pode colaborar também. Tem uma galera aqui da comunidade fazendo umas paradas legais. Valeu, Alyf!! Com certeza volto aqui, e espero que com algum resultado bacana ou uma evolução pelo menos... hahah
Leandro Henrique Soares Postado 20 horas atrás Postado 20 horas atrás 10 minutes ago, Gustavo Willian Pinheiro disse: Eu estava com dificuldade em seguir a rotina que eu queria ter. Treino, inglês, estudos, trabalho, etc... Joguei um esquema pro ChatGPT resumir tudo que eu passei pra ele, ganhando pontos por tarefas feitas no dia (ex: 1h de treino = +25pts) e perdendo pontos por coisas importantes que eu não fazia (ex: não estudar ou não fazer ao menos 30min de Duolingo = -30pts). No final de cada mês tinha a soma de todos os dias, com um gráfico da evolução, e com recompensas ou punições dependendo da quantidade de pontos que eu havia atingido (ex: viagem curta ou um bom jantar num lugar caro com a minha mulher por ter atingido os pontos necessários, sinal de que eu tinha cumprido o mês conforme desejava). Ficava visível meu progresso e eu gosto de ter tudo planilhado, aí consegui organizar minha rotina dessa forma kkkkkk cada tarefa concluída era como se eu ganhasse XPs. Uma coisa importante é ter em meta o que são suas prioridades e o tempo que você tem para essas atividades. As vezes a gente quer abraçar o mundo e não consegue sair do lugar. Uma sugestão de livro sobre esse tema é a Triade do Tempo, do Christian Barbosa (ou pede os principais tópicos pro Chatgpt, também está valendo). Principalmente na questão da triade em si como a parte de identificar os papeis que você quer assumir. 1
Gustavo Willian Pinheiro Postado 20 horas atrás Author Postado 20 horas atrás 3 minutes ago, Leandro Henrique Soares disse: Uma coisa importante é ter em meta o que são suas prioridades e o tempo que você tem para essas atividades. As vezes a gente quer abraçar o mundo e não consegue sair do lugar. Uma sugestão de livro sobre esse tema é a Triade do Tempo, do Christian Barbosa (ou pede os principais tópicos pro Chatgpt, também está valendo). Principalmente na questão da triade em si como a parte de identificar os papeis que você quer assumir. Anotado... Querer abraçar o mundo realmente não dá certo, acaba ficando pior do que quando começou. Obrigado pela recomendação!
Recommended Posts