Jump to content
  • 0

Vale a pena trocar um CDB pós-fixado por um pré-fixado agora?

Pergunta

Postado

Tenho um CDB pagando 124% do CDI com vencimento em 2026, e estou vendo opções de CDBs pré-fixados rendendo 18% a.a. ou mais com vencimento em datas semelhantes.

Fiz simulações com o ChatGPT, considerando um CDI estável até o vencimento, e a troca renderia aproximadamente 1,66% líquido a mais no período. Isso já descontando o deságio atual da marcação a mercado no resgate.

O raciocínio por trás seria: garantir uma taxa excelente agora, caso o CDI caia (o que parece o cenário mais provável). Ao mesmo tempo, sei que já tenho outros CDBs pós-fixados na carteira, então não perderia tanto em diversificação.

O que vocês acham? Vocês trocariam parte dos pós por pré-fixados agora? Ou preferem manter pós para proteger em caso de alta do CDI?

image.png.4f0cf6a951c0e11637777c72018be8f3.png

• Brabo 3

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
56 minutes ago, Italo disse:

Tenho um CDB pagando 124% do CDI com vencimento em 2026, e estou vendo opções de CDBs pré-fixados rendendo 18% a.a. ou mais com vencimento em datas semelhantes.

Fiz simulações com o ChatGPT, considerando um CDI estável até o vencimento, e a troca renderia aproximadamente 1,66% líquido a mais no período. Isso já descontando o deságio atual da marcação a mercado no resgate.

O raciocínio por trás seria: garantir uma taxa excelente agora, caso o CDI caia (o que parece o cenário mais provável). Ao mesmo tempo, sei que já tenho outros CDBs pós-fixados na carteira, então não perderia tanto em diversificação.

O que vocês acham? Vocês trocariam parte dos pós por pré-fixados agora? Ou preferem manter pós para proteger em caso de alta do CDI?

image.png.4f0cf6a951c0e11637777c72018be8f3.png

Boa noite, @Italo !

Na minha opinião não é uma boa ideia. 

Um CDB de 124% nas taxas de juros de hoje não é nada ruim. Além disso, o principal ponto a se considerar é que provavelmente este seu CDB de 124% não é de liquidez diária. Logo, para você vender ele será via mercado secundário e aqui começa o problema. Para se colocar o título no mercado secundário, a corretora vai lhe cobrar taxas para essa operação bem como vai marcar o título a mercado para poder ser vendido o que vai lhe gerar perda de rentabilidade e até mesmo de capital.

Vamos nos lembrar que investimento é igual sabonete: quanto mais mexe, menor fica. 

Se quiser aportar em CDBs, o melhor é fazer com dinheiro novo e não ficar tirando de um lugar para colocar em outro.

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...