Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite, queridos amigos de cardume

Venho aqui humildemente compartilhar minha visão sobre fundos de papéis e gostaria de saber a visão de vocês sobre o tema

Entendi que em Fundos Imobiliários de Tijolo estamos comprando imóveis, e comprar um imóvel com P/VP abaixo de 1 quer dizer que estamos comprando todos os imóveis do fundo com desconto, além de estarmos levando de graça o aluguel de um tempão para frente ainda, então acho ótimo, sempre leio os Relatórios que os fundos que tenham soltam (embora ainda tenha dificuldade de analisar alguns parâmetros, mas fazer a AUVP tem me ajudado muito nisso), sei que tenho bons fundos de tijolos, com bons imóveis e sei os sinais de risco. Mas ao analisar fundos de papéis, me parece que eles se assemelham muito com a renda fixa em si, mas existe a variação da cota, a diferença entre os fiis e a renda fixa me parece a liquidez e diversificação, pois acaba que os fiis de papel possuem uma diversificação maior, além de possuírem ativos que talvez eu não teria condições de comprar de maneira individual. Sendo assim, na visão de vocês, o que tornaria um fii de papel mais atraente do que comprar renda fixa direto? Uma vez que existe as taxas de gestão envolvidas no negócio (que às vezes são altas)

• Brabo 1

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Cara eu gosto mto. Quando vejo alguém analisando um cri ou uma debênture eu fico pensando, pq q a pessoa não avalia um fundo de papel?

Pra mim eles entram na diversificação não pq são fiis, mas sim pq eu invisto em ativos onde eu não teria segurança em investir isoladamente.

Eh mto mais seguro pegar um fii com mais de 100 papéis do que eu ir lá e escolher uma debênture por ex.

Eu faço um mix de fii IPCA e CDI. 

Tanto q os fii que eu mais tenho carinho são justamente os de papéis. Kncr11 bthf11 e juro11

Eu não vejo eles como vilão como mtos veem, o problema eh vc se meter em qqer um pq o Dy tá alto

• Brabo 3
  • 0
Postado
9 minutes ago, Sergio Tanaka disse:

Cara eu gosto mto. Quando vejo alguém analisando um cri ou uma debênture eu fico pensando, pq q a pessoa não avalia um fundo de papel?

Pra mim eles entram na diversificação não pq são fiis, mas sim pq eu invisto em ativos onde eu não teria segurança em investir isoladamente.

Eh mto mais seguro pegar um fii com mais de 100 papéis do que eu ir lá e escolher uma debênture por ex.

Eu faço um mix de fii IPCA e CDI. 

Tanto q os fii que eu mais tenho carinho são justamente os de papéis. Kncr11 bthf11 e juro11

Eu não vejo eles como vilão como mtos veem, o problema eh vc se meter em qqer um pq o Dy tá alto

Ao que me parece, é isso mesmo, geralmente as carteiras dos fiis são mais diversificadas, você consegue uma boa diversificação utilizando bem menos dinheiro do que se fosse para comprar um por um, alguns dizem que eles são os vilões, mas tudo depende do fii e de sua estratégia, alguns tem DY muito elevado e possuem o risco altíssimo. O que fico pensando é, isso vale a pena pela alta taxa do gestor? Tenho uma pequena parte em fundo de papel só, por ver que ele é bem diversificado (KNCR11), tenho uma alta de 10% da valorização de cota somente

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 minute ago, Andrei Braga disse:

Ao que me parece, é isso mesmo, geralmente as carteiras dos fiis são mais diversificadas, você consegue uma boa diversificação utilizando bem menos dinheiro do que se fosse para comprar um por um, alguns dizem que eles são os vilões, mas tudo depende do fii e de sua estratégia, alguns tem DY muito elevado e possuem o risco altíssimo. O que fico pensando é, isso vale a pena pela alta taxa do gestor? Tenho uma pequena parte em fundo de papel só, por ver que ele é bem diversificado (KNCR11), tenho uma alta de 10% da valorização de cota somente

Esquece o valor da cota. O valor eh importante na hora de vc comprar mais dele. Pois fii de papel tendem a não ter desconto e nem valorização.

Pq vc pegou o kncr?

Me responda isso pq se faz sentido ou n eh mto além do q a taxa de adm

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hour ago, Andrei Braga disse:

Venho aqui humildemente compartilhar minha visão sobre fundos de papéis e gostaria de saber a visão de vocês sobre o tema

Entendi que em Fundos Imobiliários de Tijolo estamos comprando imóveis, e comprar um imóvel com P/VP abaixo de 1 quer dizer que estamos comprando todos os imóveis do fundo com desconto, além de estarmos levando de graça o aluguel de um tempão para frente ainda, então acho ótimo, sempre leio os Relatórios que os fundos que tenham soltam (embora ainda tenha dificuldade de analisar alguns parâmetros, mas fazer a AUVP tem me ajudado muito nisso), sei que tenho bons fundos de tijolos, com bons imóveis e sei os sinais de risco. Mas ao analisar fundos de papéis, me parece que eles se assemelham muito com a renda fixa em si, mas existe a variação da cota, a diferença entre os fiis e a renda fixa me parece a liquidez e diversificação, pois acaba que os fiis de papel possuem uma diversificação maior, além de possuírem ativos que talvez eu não teria condições de comprar de maneira individual. Sendo assim, na visão de vocês, o que tornaria um fii de papel mais atraente do que comprar renda fixa direto? Uma vez que existe as taxas de gestão envolvidas no negócio (que às vezes são altas)

Pense da seguinte forma: FII de papel, infraestrutura ou agro, em regra, representa dívida,, uma obrigação financeira que alguém vai pagar. Por trás desses FIIs existem lastros reais, geralmente imóveis, que funcionam como garantia.

É como comprar uma casa financiada: você possui o bem, mas ainda não é o dono de fato. Existe uma dívida, e você paga juros ao longo do tempo. Se não pagar, o imóvel vai a leilão. No caso do FII de papel, essa dívida gera os rendimentos que são distribuídos aos cotistas. Claro, existe risco e os títulos variam: alguns são atrelados ao CDI, outros ao IPCA, e há os mistos.

Outro ponto importante: por que escolher FIIs de papel e não investir diretamente em CRI, CRA, debêntures ou afins? Porque, na prática, o investidor médio não tem capacidade financeira, conhecimento técnico ou acesso para aproveitar os mesmos benefícios que os grandes players conseguem. Isso inclui análise, estrutura e poder de barganha.

O FII de papel basicamente reflete a realidade do crédito: entrega uma renda mais alta, com um risco também mais elevado. Por isso, é fundamental reinvestir os rendimentos. Afinal, de onde vem esse dinheiro? Do caixa — os FIIs de papel emitem mais quando os juros estão baixos, porque o dinheiro fica mais barato. E por serem grandes, conseguem captar bem, aproveitando o efeito escala.

Agora, por que não escolher apenas a renda fixa? Para mim, não é “ou”, e sim “e”.

Toda economia gira em torno da taxa de juros — no Brasil e no mundo. Quando ela sobe ou desce, diferentes ativos se favorecem. E é aí que entra a estratégia: entender os ciclos. Neste momento, temos boas oportunidades em renda fixa prefixada, por exemplo. É uma chance de travar taxas interessantes.

Recentemente, minha carteira de FIIs estava toda no vermelho  e isso pra mim foi sinal de compra. Continuei aportando normalmente. Hoje, tenho apenas dois fundos em queda, a bolsa disparando... e agora? Esperar. Quem comprou, comprou. Talvez o momento seja de olhar lá fora para novas oportunidades.

No fim, o essencial é entender o papel de cada ativo na sua carteira. Não se trata de ter “A ou B”, mas sim de avaliar por que devo ter os dois. Cada produto financeiro atende a um propósito: curto, médio ou longo prazo.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

Esquece o valor da cota. O valor eh importante na hora de vc comprar mais dele. Pois fii de papel tendem a não ter desconto e nem valorização.

Pq vc pegou o kncr?

Me responda isso pq se faz sentido ou n eh mto além do q a taxa de adm

Basicamente peguei pq gostei da diversificação dele, além de me parecer sólido e me dar acesso a ótimos ativos que eu não conseguiria comprar individualmente. De qualquer forma, não os considero exatamente renda varivável

• Brabo 1
  • 0
Postado

Fala @Andrei Braga , 

O Raul fala um pouco sobre isso na aula de FII no módulo 4, mas os gestores de fii's possuem acesso (até por conta do capital que controlam) a percentuais bem mais interessantes, informações mais preciosas e etc etc. Claro que devem ter fii's de papel bem "papai com mamae" que possuem um catálogo de ativos de RF bem comuns do dia a dia. Tem propostas e propostas, vale entender o que faz mais sentido pra você. Assim como olhamos os imóveis nos tijolos, vale a pena ver o catálogo de ativos de RF do fii de papel. 

Tem FII de papel que tem cada delicinha de RF, que nunca vai tá disponível pra você ou pra mim. Sem falar que é comum gestoras de fii de papel fazerem alienação de imóveis daquela dívida que a empresa tá tomando com esse fundo, que caso ela não pague, podem pegar e fazer lucro. Se eu ou você comprarmos um DEB, CRI, CRA e etc, e a empresa não honrar, é só chorar mesmo kkkkkkkkk 

• Brabo 1
  • 0
Postado
14 horas atrás, Andrei Braga disse:

Bom dia, @Andrei Braga !

Apenas complementando nossos amigos.

Fazer uma comparação direta entre FIIs de papel e Renda fixa não tem muito sentido. Por mais que FIIs de papel invistam em títulos de renda fixa (CRIs mais especificamente falando). A começar que os tipos de ativos na prática são diferentes. FIIs de papel não deixa de ser renda variável. Ou seja, está sujeito a oscilações de mercado, a análise dos CRIs é um pouco mais complexa pois estamos falando de uma cesta de títulos de renda fixa dentro do fundo, a estratégia que o gestor do fundo está buscando com estes investimentos (se ele está majoritariamente atrelado a algum indexador, se está seguindo um contrafluxo, etc). Ao passo que quando avaliamos diretamente um CRI para se ter na carteira, estamos falando de ter uma parte de fato de renda fixa na carteira, aqui há um risco diferente para gerenciarmos que é o risco do reinvestimento pensando que os CRIs pagam cupons de juros periódicos e somos nós quem recebemos os valores para reinvestir e fazer os juros compostos seguirem acontecendo.

São ativos completamente diferentes apesar de terem alguma semelhança a princípio. 

Sendo assim, não existe na prática um investimento que seja melhor que o outro. Cada um tem seus ônus e bônus e pertencem a uma fatia diferente da nossa carteira. 

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Pessoal trazendo uma opinião....

Acredito q não dá pra comparar FII com renda fixa.

Classe de ativos diferentes com propostas diferentes.

Faz sentido ter fii de papel na carteira e renda fixa? Pra mim com certeza.

Exemplo o JURO11. Um fii de papel q investe em papéis de infra estrutura. Com excelente rating e um portfólio de grande diversificação. Pra mim vale a pena pagar a gestão e o retorno devido a proposta do fundo.

Nada impede que eu invista em uma debênture ou cri ou CRA.

Os FIIs de papel envolvem mais riscos q os de tijolo. Ao meu ver sim. Mas como dito anteriormente, faz sentido ter eles pra completar uma carteira diversificada ao meu ver 

Eles podem te dar rendimentos mensais, e se vc concorda com a tese pra longo prazo e a gestão, pode te trazer ganho de valor.

Espero ajudar.

• Me ajudou 1
  • Criar novo...