Jump to content
  • 0

Investimento em renda fixa para curto prazo.

Pergunta

Postado

Gostaria de orientações de como fazer uma escolha inteligente para um investimento específico. Pretendo investir 200k para ser resgatado em janeiro de 2027 e estou na dúvida se invisto no Tesouro SELIC, em um CDB(pré ou pós fixado-não sei qual é o melhor), ou em um LCI/LCA(pois são isentos de IR). No cenário atual da economia, qual desses é o mais rentávem e mais seguro? Qual taxa em cada um deles pode ser considerada uma boa opção? Como é um período de menos de 2 anos, pensei em colocar na SELIC, por ser mais seguro. Mas caso eu ache um LCI ou LCA, qual taxa de rendimento conseguiria bater a selic? Tendo em vista que a selic pode começar a ser cortada no decorrer de 2026.

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)

Opa, fala anônimo!

É extremamente difícil prever o futuro, podemos ter uma baixa da selic nos próximos meses ou anos, como podemos ter apenas manutenção da taxa atual, ou Deus me livre ter um aumento. A tendência é de queda da selic, se não me engano para o final de 26, estão prevendo a selic em 12% (ou seja, tirando IR seria um rendimento real de 9,9%. Sem contar os gastos da taxa de custódia por ano).

Como você não precisa de liquidez diária, eu buscaria algo que me garantisse pelo menos 1% ao mês, no mínimo do mínimo. Então um CDB pré-fixado de 15% ou um LCI/LCA/LCD pré-fixado de 12%, vão te entregar isso. Vai ter cobertura do FGC nos dois (200k + os rendimentos que vão mais ou menos dar 50k, totalizando um montante final de 250k, bem no limite do FGC) e para vencimento em 05/2027 tem ofertas dessas ainda no mercado.

Claro que, pode ser que nesses dois anos, ter investido em algo indexado no IPCA + algum %, possa ter sido mais vantajoso ou não, não da pra prever nada!

Editado por João Barros#1434
  • Brabo 1
  • 0
Postado
14 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Gostaria de orientações de como fazer uma escolha inteligente para um investimento específico. Pretendo investir 200k para ser resgatado em janeiro de 2027 e estou na dúvida se invisto no Tesouro SELIC, em um CDB(pré ou pós fixado-não sei qual é o melhor), ou em um LCI/LCA(pois são isentos de IR). No cenário atual da economia, qual desses é o mais rentávem e mais seguro? Qual taxa em cada um deles pode ser considerada uma boa opção? Como é um período de menos de 2 anos, pensei em colocar na SELIC, por ser mais seguro. Mas caso eu ache um LCI ou LCA, qual taxa de rendimento conseguiria bater a selic? Tendo em vista que a selic pode começar a ser cortada no decorrer de 2026.

Boa noite, Anônimo!

Eu sugiro você dar uma comparada no que você está vendo por aí de títulos na calculadora de renda fixa do investidor Sardinha e você poderá ver o que poderá ser mais rentável:

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

Para o seu caso, provavelmente as LCIs e LCAs tendem a ser mais rentáveis justamente pela isenção do IR em prazos mais curtos. E aqui vale o adendo que as LCIs e LCAs não são todas com liquidez diária. Logo, a priori o investimento nelas deve ser feito pensando em levar o título até o vencimento.

Se por ventura há alguma chance de você precisar reaver este valor antes da data, a melhor alternativa seria o Tesouro Selic ou algum CDB de liquidez diária.

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...