Jump to content

Recommended Posts

Postado

Posso dizer que empreendo também , já que somos mais de 70 sócios em uma Cooperativa de serviços específicos para atender clientes com sistema SAP, Coopersap!

como somos sócios atuamos de maneira igual, com mesma taxa hora, atendendo diretamente os clientes , num modelo mais justo!

como realmente somos cooperativa na veia, inclusive com registo na OCB (que burocracia pra conseguir isso), e fazemos tudo por assembleias (decidir taxa hora, benéficos , decisões em gerais ) , é um baita desafio pra quem trabalhou quase 30 anos como empregado e numa visão de hierarquias de ceo, diretor , gerente , supervisor , etc ! 

enfim tem sido 5 anos de uma experiência única, tanto por se arriscar como empreender com outras pessoas como sócios !

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Postado

@Henrique Magalhães que interessante saber que estamos na mesma área de atuação. Eu também sou consultor SAP no modulo de SD e atuo como PJ.
Posso dizer então que também sou empreendedor por ter o meu CNPJ e pagar todo mês os impostos federais na força do ódio.
No momento estou estudando outros ramos para empreender e somar com essa minha área de atuação para ter uma segunda ou até terceira renda. Vamos ver o que virá hahaha

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Postado

Eu adoraria ter meu próprio negócio. Na verdade, eu sou o primeiro da minha ascendência que teve um emprego. Meu pai, meu avô e meu bisavô (provavelmente todos antes) viveram do seu próprio negócio, contudo, eram outros tempos. Hoje, para se montar um negócio no Brasil, você tem que ser meio doido. E vou falar, já tentei, mas parei porque trabalhar como empregado me renderia mais. O Brasil não é feito para se empreender. Por isso a economia informal é tão forte, pois se estes fossem formalizados, quebrariam de tanta regra e imposto. Eu acho até que as regras não são tão ruins quando se está no SMB como MEI ou ME. O Brasil também ajuda muito quem é grande ou muito grande. O problema maior é em quem é médio. Os médios tem que respeitar as regras dos muito grandes, competir com os muito grandes, mas ainda são muito pequenos perto deles. É por isso que não se tem empresas novas no Brasil. Ser médio é um Vale da Morte. Quem sobrevive, acaba tendo uma vida de bonsai, se podando o tempo todo para continuar cabendo no pequeno espaço que lhe cabe.

Trazendo para um ponto mais prático, é difícil montar um plano de negócios racional que justifique um negócio. Isso porque empreender é arriscado e, para compensar o risco, deveria dar uma grande lucratividade. É assim que funciona a cabeça de investidor, certo? Só que a realidade é diferente. Em geral, se você racionaliza o negócio, vai pegar o dinheiro que iria investir em montar um negócio e investir. Até um simples CDB rende mais que muito negócio se apurar direitinho.

Talvez minha visão possa estar errada e ter sido influenciada por minha experiência de anos planejando e gerenciando projetos, onde o planejamento e análise de custos era sempre um drama. Muitos empreendedores vendem sem sequer ter um controle apuração de custos e, mesmo depois de executado o trabalho, não apuram o lucro de forma realista. Sabe aquela história de fazer um investimento e ter que descontar inflação e IR para saber quanto se tem de rentabilidade real? Fazer análise de custos de um projeto vai nesta mesma linha, só que com muito mais variáveis (estou pensando em escrever um post sobre isso). Já ajudei algumas empresas a montar planilhas para se fazer uma análise de custos minimamente consistente e apurar a rentabilidade projetada do que se estava ofertando. Várias vezes ouvi coisas do tipo "Esta planilha do Julio está deixando os projetos muito caros!", vindo principalmente dos vendedores. Como se a culpa dos custos internos e dos impostos fosse minha. É a história de culpar o carteiro pelo conteúdo da carta.

Para concluir, gostaria muito de ter um negócio para complementar a renda, diversificar meus investimentos e gerar empregos. Contudo, no Brasil atual, infelizmente, não me parece uma decisão minimamente racional. 

• Brabo 2
Postado
Just now, Eddy Paulini disse:

Qual é a ótica do seu pai?

é minuscula kkkkk Ótica Zenite, jundiai-sp

image.png.97c6e5304f4e3f578ff987db76af377c.png

mas pagou as contas, um património bom, meu pai me ajudou muito, sou muito grato por isso.

eu nunca passei necessidade, mas a minha irmã (é mais velha) viu as "vacas magras"

ser comerciante (empresario) é matar duzentos leões por dia, por isso não segui o mesmo caminho, hoje sou analista desenvolvedor de sistemas.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Postado
1 hora atrás, Henrique Magalhães disse:

Posso dizer que empreendo também , já que somos mais de 70 sócios em uma Cooperativa de serviços específicos para atender clientes com sistema SAP, Coopersap!

como somos sócios atuamos de maneira igual, com mesma taxa hora, atendendo diretamente os clientes , num modelo mais justo!

como realmente somos cooperativa na veia, inclusive com registo na OCB (que burocracia pra conseguir isso), e fazemos tudo por assembleias (decidir taxa hora, benéficos , decisões em gerais ) , é um baita desafio pra quem trabalhou quase 30 anos como empregado e numa visão de hierarquias de ceo, diretor , gerente , supervisor , etc ! 

enfim tem sido 5 anos de uma experiência única, tanto por se arriscar como empreender com outras pessoas como sócios !

+70 sócios deve ser uma organização absurda 

Postado
12 minutes ago, Nilson Sacchi Junior disse:

é minuscula kkkkk Ótica Zenite, jundiai-sp

image.png.97c6e5304f4e3f578ff987db76af377c.png

mas pagou as contas, um património bom, meu pai me ajudou muito, sou muito grato por isso.

eu nunca passei necessidade, mas a minha irmã (é mais velha) viu as "vacas magras"

ser comerciante (empresario) é matar duzentos leões por dia, por isso não segui o mesmo caminho, hoje sou analista desenvolvedor de sistemas.

E se matar só 180 leões no dia os 20 que sobraram voltam pro dia seguinte  

• HAHAHAHA 2
Postado
22 minutes ago, Gabriel Novais Caetano disse:

+70 sócios deve ser uma organização absurda 

Na real mesmo todos sendo sócios , temos conselho administrativo , presidente, conselho fiscal , e todos são eleitos por votos e podem se substituídos a qualquer momento caso alguém invoque uma assembleia ! 
e dos 70. Uns 12 atuam full time o restante acaba sendo part time , na que a empresa nasceu 100% remota !

• Brabo 2
Postado
1 hour ago, Rodrigo Paes De Alkamim disse:

@Henrique Magalhães que interessante saber que estamos na mesma área de atuação. Eu também sou consultor SAP no modulo de SD e atuo como PJ.
Posso dizer então que também sou empreendedor por ter o meu CNPJ e pagar todo mês os impostos federais na força do ódio.
No momento estou estudando outros ramos para empreender e somar com essa minha área de atuação para ter uma segunda ou até terceira renda. Vamos ver o que virá hahaha

Sou SD também , mas me atrevo a mexer um pouco com MM, vivo fazendo melhorias Z, fiscal enfim, debugar, programar , aumento leque de demandas eu possa atender 

• Brabo 3
  • Criar novo...