Jump to content

Pergunta

Postado

fala galera,boa noite,se eu investir em Itaú e Itaúsa, estaria realmente diversificando ou só aumentando minha exposição ao setor financeiro, já que a Itaúsa é uma holding e sua principal fonte de receita é o próprio Itaú? E no caso do Banco do Brasil e BB Seguridade, considerando que são negócios diferentes (banco e seguradora), mas ambos ainda ligados ao setor financeiro, a correlação entre eles também seria alta? Como vocês analisam essa questão na hora de montar uma carteira?

• Brabo 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
11 minutes ago, Carlos José De Lima Filho disse:

fala galera,boa noite,se eu investir em Itaú e Itaúsa, estaria realmente diversificando ou só aumentando minha exposição ao setor financeiro, já que a Itaúsa é uma holding e sua principal fonte de receita é o próprio Itaú? E no caso do Banco do Brasil e BB Seguridade, considerando que são negócios diferentes (banco e seguradora), mas ambos ainda ligados ao setor financeiro, a correlação entre eles também seria alta? Como vocês analisam essa questão na hora de montar uma carteira?

Eu acho Itau e Itausa juntos inviável. A maior parte do lucro da Itausa é Itau. Mas minha opnião, Itausa é um Itau piorado com algumas empresas que agrega menos juntas. Já entre Banco do Brasil e BB Seguridade não vejo essa relação. BB seguridade não é a maior parte do lucro do Banco do Brasil. Mas todos esses ativos são correlacionados e aumentam sua exposição no setor financeiro. Eu quis ter maior exposição nesse setor por considerar mais previsível, tenho BB, BB seguridade e Itaú. Mas é só uma parte de minha carteira. Não pode é ser um percentual exagerado que te exponha muito a único setor. Eu gosto de diversificar até mesmo dentro de um mesmo setor. 

• Brabo 3
  • 0
Postado

Fala @Carlos José De Lima Filho,

Complementando o @Rafael Antunes Teixeira Silva, no último balanço da Itausa, 92% do lucro líquido veio de Itaú. Tá certo que essa "dependência" do Itaú vem diminuindo, no 1T24 por exemplo esse mesmo indicador era 97%. Mas é inegável que Itausa está extremamente ligada a performance do Itaú. Apesar de fundamentalmente serem empresas completamente diferentes, elas estão extremamente relacionadas por conta dessa gigantesca participação que o Itaú tem na receita da Itausa.

Eu sou do time que entende que BB seguridade e Banco do Brasil tem governanças diferentes e segmentos de atuação distintos. Eles ali no máximo dividem as mesma base de clientes, mas no final do dia banco do brasil só recebe dividendos da BB seguridade.

Diversificando bem, não tem problema nenhum ter BBSE3 e BBAS3 na carteira. Na minha opinião enquanto o Itaú representar mais de 75% do lucro da Itausa, burramente falando, comprar Itausa é comprar Itaú. Apesar da Itausa ter como estratégia depender cada vez menos disso (sem desfazer da posição acionária que ela tem em Itaú, ou seja, comprando outras empresas).

• Brabo 3
  • 0
Postado
17 horas atrás, Carlos José De Lima Filho disse:

@Carlos José De Lima Filho

Um possível equivoco que observo algumas pessoas fazerem é considerar que as empresas se correlacionam apenas por participarem do mesmo setor, mas o buraco é muito mais embaixo que isso. Analisamos de onde vem os lucros da empresa, quais riscos elas estão expostas, se fatores externos à elas impactam elas de forma diferente ou igual, se dependem uma da outra ou concorrem diretamente entre si ou não, etc.

Mesmo sendo uma holding e um banco, é evidente a correlação dos dois: A holding é a maior acionista do banco e mais de 90% dos lucros da Itaúsa vem do itaú. É como investir quase 2x no mesmo ativo. Sei que é uma empresa muito sólida, mas o Diagrama não vai fazer distinção por correlação, apenas por notas de segunça. 

Então, sim, você está diversificando um pouquinho mais na Itaúsa, mas a exposição no Itaú vai dobrar de tamanho, praticamente.

• Brabo 1
  • Criar novo...