Jump to content

Recommended Posts

Postado

O podcast toca em vários outros pontos importantes, mas essa do Replit e da capacidade de construir apps customizados conversando em "linguagem natural" com um agente de IA achei demais (testei aqui um protótipo simples e achei impressionante a assertividade)

Como não é minha area e temos uma quantidade boa de devs na comunidade queria saber o que acham?

• Sad 1
Postado

Ah.. lembrando que teve um vídeo recente do Raul no canal sobre "o que faria se tivesse 20 ou 30 anos".. não é que a ferramenta vai destruir a zona toda, mas com um time reduzido cada vez mais dá pra fazer chover e a velocidade é absurda

Postado
8 minutes ago, Daniel S disse:

Ah.. lembrando que teve um vídeo recente do Raul no canal sobre "o que faria se tivesse 20 ou 30 anos".. não é que a ferramenta vai destruir a zona toda, mas com um time reduzido cada vez mais dá pra fazer chover e a velocidade é absurda

e quem vai criar as ferramentas que usam a IA? reflita

• Brabo 1
Postado
3 horas atrás, Daniel S disse:

O podcast toca em vários outros pontos importantes, mas essa do Replit e da capacidade de construir apps customizados conversando em "linguagem natural" com um agente de IA achei demais (testei aqui um protótipo simples e achei impressionante a assertividade)

Quem programava bem, agora vai precisar liderar, projetar, revisar e guiar.
A IA virou o “júnior” eficiente — e o dev precisa virar “sênior de verdade”.

• Quem souber usar a IA como ferramenta vai produzir 10x mais.
  • Quem resistir... corre o risco de ser ultrapassado até por quem nunca aprendeu a programar, mas soube conversar com o novo mundo.

Bem-vindo à era dos prompt engineers. 😉

• Brabo 1
Postado (edited)
21 minutes ago, Sergio Tanaka disse:

e quem vai criar as ferramentas que usam a IA? reflita

aí é que está meu caro @Sergio Tanaka eu sou LEIGO PRA CARALHO nisso tudo, anteontem saí pra dar uma caminhada e comecei a ouvir esse podcast, terminei no dia seguinte, não sou dev, mas com a provocação do podcast entrei nesse Replit e comecei a usar chat com o Agente de IA com os meus próprios prompts e linguagem leiga só dizendo o que preciso para ver o que sairia "do outro lado"

fiquei impressionado.. feedback imediato, ajustes feitos rapidamente que com uma "relação humana" com o dev, levariam dias, resolvido em minutos... para o que preciso o app criado pelo Agente de IA atenderia facil e isso na versão free!!

nada me impediria de pagar 20 dolares por mês e fazer solo, talvez problemas mais complexos ainda precisem, mas o time certamente seria bem reduzido... e desculpa a brincadeira mas talvez o mercado de devs vai estar bombando tanto que seremos todos devs e daí nesse caso ninguém é dev rsrsrs

o famoso "learn to code" virou learn to prompt !!!

Editado por Daniel S
Postado

sim, mas quem criou as linguagems? as ferramentas? a tecnologia em si? este eh o ponto

obvio que vai evoluir, obvio q eh possivel criar um sistema inteiro sem saber como desenvolver
até chegar no seu primeiro gargalo, seja por performance, seja pelo modo que os dados foram estruturados, seja por dinheiro

obvio que a IA vai te ajudar a inclusive ultrapassar esses gargalos, mas lembre-se que sempre q vc passa uma dificuldade, vem outra em seguida q vc nao sabia q existia pq a anterior bloqueava a tua visao.

vc consegue criar um software hj, mas se te der uma IA pra te ajudar e der a mesma IA para um dev, vc vai tomar uma surra, pq? conceitos, paradigmas etc...

15 minutes ago, Daniel S disse:

e desculpa a brincadeira mas talvez o mercado de devs vai estar bombando tanto que seremos todos devs e daí nesse caso ninguém é dev rsrsr

n precisa pedir desculpa nao, mas isso vc ta certo

vai chegar num ponto q vc vai ter q estudar tanto desenvolvimento de software pra resolver seus problemas, que vc vai acabar virando um dev

mas vc tem tempo pra isso?

um MVP tudo roda lindo

• Aí cê deu aula... 1
Postado

Tens razão, eu já trabalhei com a ferramenta SAS/OR fazendo mapeamento de cadeia produtiva (agro) e implementação dessa ferramenta de pesquisa operacional em um problema super complexo (e caro de resolver) para uma multinacional.

Os obstáculos aparecem de onde menos se imagina, expertise faz toda diferença!!

O paradigma é que similarmente a um algoritmo de pesquisa operacional que roda todos os cenários até resolver de forma otimizada a ordem (em geral nessas cadeias "minimizar custo" ou "maximizar lucro") podemos eventualmente atingir uma fase onde o "estado da arte dos devs" foi entendido e melhorado pelo Agente IA, que vai ter uma capacidade muito maior de processar, resolver, desenvolver, mapear, prototipar e depois corrigir, que a minha...

Nesse caso tempo e expertise deixariam de ser variáveis tão relevantes.. não sei se chegaremos lá, mas é intrigante ouvir esses caras que desenvolveram empresas de dezenas de milhões de dólares achando que sim.

Postado

Dando outra perspectiva aqui ... eu dou aula em tempo parcial em um curso superior de ADS (Analise e Desenvolvimento de Sistemas) e alguns dias atrás estava falando para os alunos sobre mecanismos de controle de erros, dae no final da aula um aluno veio conversar a respeito e ficou claro que ele estava usando os prompts como ChatGPT e outros para gerar codigo mas não estava entendendo oq estava sendo gerado, a ponto de não entender o pq de uma excessão (esse é um dos mecanismos de controle de erro que falei na aula) estava construida da forma que foi proposta ou sequer entendendo como ela funcionava. 

Infelizmente esse tipo de cenário será cada vez mais comum, onde os hoje alunos e logo mais profisionais no mercado irão deixar de estudar muita coisa para confiar totalmente nas ferramentas de IA.

• Brabo 1
Postado
2 minutes ago, Gustavo Bervian Brand disse:

Dando outra perspectiva aqui ... eu dou aula em tempo parcial em um curso superior de ADS (Analise e Desenvolvimento de Sistemas) e alguns dias atrás estava falando para os alunos sobre mecanismos de controle de erros, dae no final da aula um aluno veio conversar a respeito e ficou claro que ele estava usando os prompts como ChatGPT e outros para gerar codigo mas não estava entendendo oq estava sendo gerado, a ponto de não entender o pq de uma excessão (esse é um dos mecanismos de controle de erro que falei na aula) estava construida da forma que foi proposta ou sequer entendendo como ela funcionava. 

Infelizmente esse tipo de cenário será cada vez mais comum, onde os hoje alunos e logo mais profisionais no mercado irão deixar de estudar muita coisa para confiar totalmente nas ferramentas de IA.

ponto super importante mesmo!

meu filho está no último ano do ensino médio, se preparando para o vestibular.. na escola dele desenvolveram um app que propõe exercícios e mede a tua produtividade (% completado das questões propostas) e desempenho (nota 0 a 10 mesmo...), eles já usam desde o primeiro ano do ensino médio

na ultima reunião de pais foi apresentada a correlação disciplina por disciplina entre a performance nesse app e no vestibular de verdade, o aluno com bom grau de confiança "sabe qual sonho" que cabe na capacidade atual dele, claro ainda assim pode se desafiar pra melhorar.... em contrapartida pode relaxar (para que vou me esbagaçar estudando pra medicina se minha vontade é -- sem demerito algum -- cursar pedagogia e minha nota já basta???)

acho foda que alem desse "banco de questões" existem 2 vídeos explicativos (gravado pelos próprios professores de sala) e apostilas pdf com detalhamento da solução de cada questão, um vídeo é mais longo com explicação detalhada e um outro (fast learning) mais curto e objetivo, é claro que a maioria dos adolescentes vai no curto e as vezes nem presta atenção, mas compara isso com a apostila e o livro didático da nossa época!

por ultimo agora criaram um modulo extra com IA onde o aluno pode se desafiar em questões mais complexas e criar um roteiro de estudos onde são propostas novas questões de modo adaptativo as respostas anteriores.. as possibilidades são absurdas no mundo da educação, mas claro vai ter atalho para muitos vagabundearem

Postado

Pessoal, eu acho que toda tecnologia deve ser levada em consideração, mas existem fatores que vão além da IA para desenvolver a interface com base em informações de "linguagem natural".

Quem é dev sabe que além da programação do código em si, existe toda uma lógica não embutida nos apps no que tange ao tratamento da informação, dados que precisam ser validados e arquivados que terão serventia em módulos futuros do sistema sendo desenvolvido.

Se querer duvidar da capacidade da IA de "gerar código", acho muito difícil que tal código substitua os analistas de sistemas, o planejamento da base de dados e o consequente data-mining que será feito com os dados coletados e validados de N formas,

Que IA vai agilizar a programação em si, disso não duvido, mas que a IA tenha capacidade cognitiva de ir além do B-A-Ba de um sistema como um todo, eu acredito que ainda está bem longe o dia que isso vai ser uma realidade.

Acredito que a IA possa gerar o grosso do código, mas as validacões e detalhes, isso acho que está muito difícil. 

Outro fator a considerar são as alterações e melhorias.  Uma coisa e fazer algo do zero e outra coisa é modificar o que já existe.  Aquele famoso "conserta um bug criando dois novos" ou faz uma melhoria que quando posta em prática, causa vários "(d)efeitos colaterais" no que já funcionava.

Não sei se eu sou cauteloso em excesso, mas não vejo o fim do trabalho de dev num curto prazo.

Essa é minha humilde opinião.

• Brabo 1
Postado
3 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

a gente vai morrer e o mercado de devs vai estar bombando

pq? pq tudo é software
e se alguem citar hardware, todo hardware tem software embutido

é a melhor area que existe pra quem nao quer passar por crises

mesma frase dita por donos de fitas VHS kkkkk

tecnologia sempre muda ao longo do tempo, a diferença é quanto tempo leva para a proxima grande mudança

Postado

vou fazer uma provocacao

se o mundo inteiro usar IA pra tudo? nao significa que estaremos cada vez mais dependentes de tecnologia?
e quem ta por tras de todas as tecnologias inventadas ate hj?

a unica maneira de acabar com os devs é literalmente abandonar qqer tecnologia existente

ate o onibus q vcs pegam pra ir pro trabalho deve ter milhoes de linhas de codigo embarcado dentro dele.
é a vida

Postado

Muitas ferramentas já foram criadas ao longo dos anos e várias delas tinham potencial de substituir várias profissões, inclusive houve sim vários casos deste tipo. Mas ferramentas são utilizadas por quem sabe manuseá-las, o entendimento e raciocínio de quando se desenvolve influenciam muito na tomada de decisões. Apesar de a IA ser intuitiva e, com o tempo, certamente será bem mais acessível e intuitivo, acho bem difícil essa extinção de desenvolvedores. Certamente haverá uma diminuição de profissionais qualificados (aumento de desenvolvedores de Ctrl+c, Ctrl+v) e talvez um aumento de carga para os profissionais competentes, mas a área é muito flexível, e se houver uma diminuição de demanda para projetos simples, haverá uma maior requisição em outros pontos. Mas a premissa básica para desenvolvedores sempre foi de que precisariam sempre estar atualizados com o que está rolando no mercado, porque se apegar a uma tecnologia, linguagem ou ferramenta só aumenta as chances de ficar defasado.

Postado

Vou dar meu pequeno pitaco como um profissional de TI. O mundo de TI em grandes empresas é um universo, muitos sistemas interligados, informações de todos os lados, infraestrutura, banco de dados, parte visual, segurança, teste... É um universo que exige pessoas das mais variadas formações e experiências.  Digo que a IA é uma ferramenta e assim como qualquer ferramenta em qualquer área ela surge para reduzirmos o tempo de um profissional em uma tarefa, com a redução do tempo se ganha mais produtividade, a tendência é natural ele produzindo mais pode ocorrer uma redução na força de trabalho, é uma balança.

Esses sisteminhas que vocês fazem com IA é um grão de areia, na magnitude de sistema complexos. 

Um sistema por exemplo bancário é feito por  centenas milhares de pessoas seguindo padrões arquiturais, segurança, teste, integração, dados. É algo extremamente complexo.

Essa conversa, se pesquisar, já tivemos a décadas atrás, inclusive quando novas linguagens de programação surgiram o que foi bom aproveitamos até hoje, é o ciclo de tudo.

Eu acredito mais na IA substituir os buscador do que os devs rs

Usemos a IA como ferramenta e sejamos felizes, os devs gostam e os não devs amam pois dá um poder danado que somente antes os devs tinham, o pessoal do negócio agora que palpitar no código e criar sisteminhas kkk está bem divertido! 

• Criar novo...