Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde pessoal, tenho umá duvida recorrente. Eu tinha uma carteira baseada apenas em ações e Fiis brasileiros (proporção pretendida 50% a 50%), mais recentemente eu tenho tentando balancear ela, adicionando Reit, ETF internacional (sim, no singular, porque adicionei apenas um de cada até o momento) e Cripto.

Proporção pretendida: Ações 30%, Fiis 30%, ETF inter. 20%, Reit 15% e Cripto 5%.
Proporção atual: Ações 43,31%, Fiis 42,12%, ETF inter. 3,90%, Reit 3,73% e Cripto 1,95%

Feita essa introdução, vem a dúvida, no caso de uma ação ou Fii apresntar uma oportunidade de compra, vale a pena desbalancear mais ainda a carteira para aproveitar a oportunidade, ou seria melhor continuar construindo a diversidade da carteira?

• Brabo 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
On 16/05/2025 at 16:17, Matheus Rodrigeus Silva disse:

Boa tarde pessoal, tenho umá duvida recorrente. Eu tinha uma carteira baseada apenas em ações e Fiis brasileiros (proporção pretendida 50% a 50%), mais recentemente eu tenho tentando balancear ela, adicionando Reit, ETF internacional (sim, no singular, porque adicionei apenas um de cada até o momento) e Cripto.

Proporção pretendida: Ações 30%, Fiis 30%, ETF inter. 20%, Reit 15% e Cripto 5%.
Proporção atual: Ações 43,31%, Fiis 42,12%, ETF inter. 3,90%, Reit 3,73% e Cripto 1,95%

Feita essa introdução, vem a dúvida, no caso de uma ação ou Fii apresntar uma oportunidade de compra, vale a pena desbalancear mais ainda a carteira para aproveitar a oportunidade, ou seria melhor continuar construindo a diversidade da carteira?

Boa tarde, @Matheus Rodrigeus Silva.

Como nosso amigo @Ricardo Ochoa Pachas apontou, justamente por esse FOMO (medo de perder uma oportunidade), o melhor a se fazer é deixar com que o Diagrama do Cerrado faça essa gestão. Ele identificará quais ativos dentro do nosso portfólio apresentam oportunidade quais não apresentam. Não há porquê desbalancear mais a carteira, pois lembre-se, se você já tem uma exposição elevada naquilo, significa que você está correndo um risco maior do que deveria pelas suas próprias métricas de segurança pelo tamanho da sua exposição no ativo.

Abraços.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 2
Postado
53 minutes ago, Matheus Rodrigeus Silva disse:

Você deve seguir o diagrama, ele foi feito para salvar voce de voce mesmo, de querer fazer besteira achando que "identificou uma oportunidade"

Consistência e tempo que vão te dar uma boa carteira, não vão ser "os achadinhos" que vão te deixar rico.

• Brabo 4
  • 0
Postado
6 minutes ago, Matheus Rodrigeus Silva disse:

Acho que se a carteira estiver muito desbalanceada, a prioridade passa a ser o balanceamento, porém, em minha opinião, se já está pouco desbalanceada e surge uma ótima oportunidade que não vá desconfigurar tanto a carteira, sendo o problema resolvidos nos próximos aportes... eu não perderia a oportunidade.

No seu caso, acho que vale mais a pena balancear a carteira ou vai ficar cada vez mais difícil.

• Brabo 1
  • Criar novo...