Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia a todos.

Acabei de assistir as aulas do curso, e estou começando a montar a minha carteira de investimentos. Uma dúvida que surgiu foi com relação aos ETFs de investimentos globais. O ETF VT possui cerca de 9600 empresas em sua composição, ao redor do mundo todo. Se eu incluir este ativo na carteira, faz algum sentido investir em outros ETFs de ações? No meu entendimento, esse investimento já me expõe em quase todas empresas relevantes do mundo, então qual seria o benefício de incluir outro ETF na carteira?

Outra dúvida que possuo é com relação ao risco nessa classe de ativos. É possível um ETF 'quebrar', ou isso só ocorre se todos os ativos que o compõem 'quebrarem'? A oferta e demanda afeta a cotação, ou isso só depende da valorização/desvalorização das empresas? 

Se quiserem compartilhar as estratégias que vocês utilizam em investimentos internacionais, me ajudaria bastante neste começo.

Abraços!

• Brabo 2

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
18 horas atrás, Davi Faistauer disse:

Bom dia a todos.

Acabei de assistir as aulas do curso, e estou começando a montar a minha carteira de investimentos. Uma dúvida que surgiu foi com relação aos ETFs de investimentos globais. O ETF VT possui cerca de 9600 empresas em sua composição, ao redor do mundo todo. Se eu incluir este ativo na carteira, faz algum sentido investir em outros ETFs de ações? No meu entendimento, esse investimento já me expõe em quase todas empresas relevantes do mundo, então qual seria o benefício de incluir outro ETF na carteira?

Outra dúvida que possuo é com relação ao risco nessa classe de ativos. É possível um ETF 'quebrar', ou isso só ocorre se todos os ativos que o compõem 'quebrarem'? A oferta e demanda afeta a cotação, ou isso só depende da valorização/desvalorização das empresas? 

Se quiserem compartilhar as estratégias que vocês utilizam em investimentos internacionais, me ajudaria bastante neste começo.

Abraços!

Oi Davi,

Sua leitura sobre o VT faz bastante sentido, especialmente no que diz respeito à diversificação global. Ele é, de fato, uma solução prática para quem busca exposição ampla a mercados desenvolvidos e emergentes com um único ativo. No entanto, há outro aspecto a considerar: a flexibilidade e o controle sobre a sua alocação geográfica e setorial, que o VT, por definição, não oferece de forma detalhada.

Ao optar exclusivamente pelo VT, você está basicamente aceitando a alocação que o índice determina - ou seja, majoritariamente Estados Unidos, seguido por Japão, Reino Unido e outros países. Se, por algum motivo, você quiser dar mais peso a mercados emergentes, a tecnologia chinesa, ou mesmo reduzir sua exposição à Europa em determinado ciclo econômico, você não terá como fazer isso se estiver 100% ancorado no VT. Nesse sentido, combinar o VT com outros ETFs mais específicos pode oferecer um grau de personalização que o "ETF do mundo" não permite sozinho.

Sobre o risco, embora já tenham sido abordados os pontos de que ETFs não "quebram" como empresas, vale destacar que eles também estão sujeitos à liquidez e à governança do gestor. Mesmo que os ativos dentro do ETF estejam sólidos, um eventual problema operacional com a gestora ou mudanças regulatórias no país de origem do fundo podem impactar sua negociação ou continuidade. Por isso, é sempre bom investir por meio de ETFs grandes, líquidos e com bom histórico, como é o caso do VT.

Por fim, se você está começando, o VT pode sim ser um excelente ponto de partida para exposição internacional. Mas, à medida que sua estratégia evoluir, você talvez perceba vantagens em adicionar outros ETFs que reflitam sua visão de mundo, sua tolerância a risco ou até suas convicções setoriais - sem abrir mão da base sólida que o VT representa.

Espero ter ajudado!

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Boa tarde, @Davi Faistauer !

8 horas atrás, Davi Faistauer disse:

Até pode ainda fazer algum sentido a depender de seu objetivo e estratégia. Por exemplo, o ETF QQQ tem uma exposição muito maior ao setor de tecnologia do que o próprio VT. 

Isso não faz com que um seja melhor ou pior que o outro, mas veja que pode existir um complemento pensando em maior exposição setorial.

8 horas atrás, Davi Faistauer disse:

ETF quebrar igual uma empresa quebraria, não. O que pode acontecer é o gestor do ETF decidir por encerrar o ETF por algum motivo. 

A cotação dos ETFs variam mais com relação aos ativos nele inseridos e o que o gestor faz com esses ativos. Como a ideia de um ETF é seguir um benchmark, o gestor do ETF vai adotar diversos de estratégias a depender da metodologia do fundo (gestão ativo ou passiva) a fins de replicar um índice ou até mesmo superá-lo. E isso vai além do desempenho das empresas pois também envolver uma certa especulação que o gestor do ETF fará com os ativos.

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • 0
Postado

Olá

Acredito q vale a pena vc buscar mais de um ETF. 

Pq com VT vc vai sim investir com muita diversificação. Como disse, tem de tudo.

Porém se vc quiser algum nicho. Vale a pena incluir mais....por exemplo, caso seja seu objetivo, ETF focado em dividendos, em empresa de tecnologia, de saúde.

Enfim por mais diversificado q o ETF seja, concentrar seus investimentos em um só, pode estar trazendo um custo de oportunidade ao abandonar os outros.

• Brabo 2
  • 0
Postado

O VT monta posição com base no market Cap, mesmo que você esteja investindo em todas as empresas do mundo, você está investindo 58% somente nos estados unidos, além de que as 10 maiores posições são basicamente as mesmas que o IVV, porém dividido por 2.

image.png.94808fa886723dd947489d34c0a39af4.pngimage.png.4f380c0ddae73735c722ca06ef50d94d.png

O VT não faz sentido pra mim por conta disso. Comprar o mundo não faz muito sentido, especialmente se o 58% do mundo for os Estados Unidos num dos momentos em que seus múltiplos estão tão altos.

• Brabo 1
  • 0
Postado
21 horas atrás, Davi Faistauer disse:

Bom dia a todos.

Abraços!

BOA PERGUNTAS, GOSTEI

• Brabo 1
  • Criar novo...