Acabei de assistir as aulas do curso, e estou começando a montar a minha carteira de investimentos. Uma dúvida que surgiu foi com relação aos ETFs de investimentos globais. O ETF VT possui cerca de 9600 empresas em sua composição, ao redor do mundo todo. Se eu incluir este ativo na carteira, faz algum sentido investir em outros ETFs de ações? No meu entendimento, esse investimento já me expõe em quase todas empresas relevantes do mundo, então qual seria o benefício de incluir outro ETF na carteira?
Outra dúvida que possuo é com relação ao risco nessa classe de ativos. É possível um ETF 'quebrar', ou isso só ocorre se todos os ativos que o compõem 'quebrarem'? A oferta e demanda afeta a cotação, ou isso só depende da valorização/desvalorização das empresas?
Se quiserem compartilhar as estratégias que vocês utilizam em investimentos internacionais, me ajudaria bastante neste começo.
Pergunta
Davi Faistauer
Bom dia a todos.
Acabei de assistir as aulas do curso, e estou começando a montar a minha carteira de investimentos. Uma dúvida que surgiu foi com relação aos ETFs de investimentos globais. O ETF VT possui cerca de 9600 empresas em sua composição, ao redor do mundo todo. Se eu incluir este ativo na carteira, faz algum sentido investir em outros ETFs de ações? No meu entendimento, esse investimento já me expõe em quase todas empresas relevantes do mundo, então qual seria o benefício de incluir outro ETF na carteira?
Outra dúvida que possuo é com relação ao risco nessa classe de ativos. É possível um ETF 'quebrar', ou isso só ocorre se todos os ativos que o compõem 'quebrarem'? A oferta e demanda afeta a cotação, ou isso só depende da valorização/desvalorização das empresas?
Se quiserem compartilhar as estratégias que vocês utilizam em investimentos internacionais, me ajudaria bastante neste começo.
Abraços!
Top Posters For This Question
1
1
1
1
DIAS POPULARES
18/Mai
3
19/Mai
3
Top Posters For This Question
Eddy Paulini 1 post
Antonio Victor Costa 1 post
Denilson Nascimento 1 post
Davi Faistauer 1 post
DIAS POPULARES
18/Mai 2025
3 posts
19/Mai 2025
3 posts
Os mais famosos desse tópico
Davi Faistauer
Bom dia a todos. Acabei de assistir as aulas do curso, e estou começando a montar a minha carteira de investimentos. Uma dúvida que surgiu foi com relação aos ETFs de investimentos globais. O ETF
Antonio Victor Costa
Olá Acredito q vale a pena vc buscar mais de um ETF. Pq com VT vc vai sim investir com muita diversificação. Como disse, tem de tudo. Porém se vc quiser algum nich
Eddy Paulini
Boa tarde, @Davi Faistauer ! Até pode ainda fazer algum sentido a depender de seu objetivo e estratégia. Por exemplo, o ETF QQQ tem uma exposição muito maior ao setor de tecnologia do que o pró
Posted Images
5 respostas para essa pergunta
Recommended Posts