Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Olá, pessoal!

Estou me organizando para adquirir um imóvel em 2029, planejando dar uma entrada e financiar o restante. Atualmente, tenho uma quantia reservada para esse objetivo, aplicada em um investimento que rende 102% do CDI. Além disso, pretendo realizar aportes mensais até 2029 para aumentar esse capital, já tendo uma meta final de valor estabelecida.

Considerando o prazo e a segurança desejada (priorizando investimentos no Tesouro Direto e dentro da cobertura do FGC), estou em dúvida sobre a melhor alocação em renda fixa para aplicar a quantia já acumulada. Gostaria de aproveitar os juros compostos até 2029 e, se possível, garantir uma boa rentabilidade. Estou em dúvida entre optar por um título prefixado ou atrelado ao IPCA+. O que vocês indicam nessa situação? Aceito outras sugestões também.

Em relação às aplicações mensais futuras, acredito que será necessário analisar as ofertas disponíveis a cada mês e comparar opções como CDBs, LCIs e LCAs para identificar a mais vantajosa.

Agradeço pela ajuda!

Editado por Isrhael Jhunyor Dos Santos
  • Brabo 1

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Se te fato quiser apenas em 2029, suspeito que a melhor opcao seria "travar" em um LCI/LCA com data proxima a sua necessidade de Resgate (Salvo limites FGC e disponibilidade de titulo) e ainda isento de IR pode trazer melhor ganho. 

Paralelamente os novos aportes podem ser divercificados de fato

• Brabo 3
  • 0
Postado

Boa noite @Isrhael Jhunyor Dos Santos, tudo bem?

O investimento mais seguro nacionalmente é sempre o tesouro, então uma parte deve estar nele, pode ser o Selic ou IPCA+, para ter a certeza de que seu poder de compra será mantido minimamente.

Uma outra parte você pode investir em CDBs e LCA/LCI, sempre dentro do limite do FGC, com vencimento para 2029 de preferência. Como você já tem um destino para esse dinheiro e data, no seu caso, eu escolheria títulos IPCA+, atualmente há ótimos bancos pagando +8%.

Dessa forma você garante a proteção do dinheiro contra a inflação e ainda leva um rentabilidade real de 8%.

• Brabo 2
  • 0
Postado
13 horas atrás, Isrhael Jhunyor Dos Santos disse:

Olá, pessoal!

Estou me organizando para adquirir um imóvel em 2029, planejando dar uma entrada e financiar o restante. Atualmente, tenho uma quantia reservada para esse objetivo, aplicada em um investimento que rende 102% do CDI. Além disso, pretendo realizar aportes mensais até 2029 para aumentar esse capital, já tendo uma meta final de valor estabelecida.

Considerando o prazo e a segurança desejada (priorizando investimentos no Tesouro Direto e dentro da cobertura do FGC), estou em dúvida sobre a melhor alocação em renda fixa para aplicar a quantia já acumulada. Gostaria de aproveitar os juros compostos até 2029 e, se possível, garantir uma boa rentabilidade. Estou em dúvida entre optar por um título prefixado ou atrelado ao IPCA+. O que vocês indicam nessa situação? Aceito outras sugestões também.

Em relação às aplicações mensais futuras, acredito que será necessário analisar as ofertas disponíveis a cada mês e comparar opções como CDBs, LCIs e LCAs para identificar a mais vantajosa.

Agradeço pela ajuda!

Bom dia, @Isrhael Jhunyor Dos Santos !

Apenas complementando nossos amigos.

Vou deixar como sugestão o uso da calculadora de renda fixa do investidor sardinha:

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

Nela você poderá compara rentabilidades de títulos e ver o que melhor poderá render até a data do vencimento em 4 anos. Dentro deste período, pode ser que LCIs e LCAs fiquem para trás mesmo com CDBs tendo desconto de IR. Em prazos mais longos, os CDBs tendem a se sobressair.

Por isso o uso da ferramenta acima para ajudar na tomada de decisão, tanto para saber se vai compensar mais um título isento ou não de IR bem como ter uma noção se um prefixado ou pós fixado vai valer mais a pena. Mas aqui vale lembrar que pode ser um pouco difícil de cravar pois títulos pós fixados não teremos como saber exatamente quanto irão render.

E como eles disseram, se não há chances de o resgate ser antecipado, títulos como CDBs, LCIs, LCAs, etc com vencimento próximo a data de uso, podem ser aplicados. Caso tenha alguma chance  de resgate antecipado, Não terá como fugir de Tesouro Selic ou CDB de liquidez diária.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 3
  • 0
Postado
15 horas atrás, Isrhael Jhunyor Dos Santos disse:

Olá, pessoal!

Agradeço pela ajuda!

Oi Jhunyor,

Seu planejamento está no caminho certo. Um ponto a mais a considerar é a volatilidade dos títulos públicos: prefixados e IPCA+ oscilam bastante antes do vencimento. Se houver qualquer chance de precisar do dinheiro antes de 2029, uma parte em Tesouro Selic ou CDB com liquidez pode dar mais segurança.

Você também pode usar uma estratégia de escada, dividindo os vencimentos entre 2027, 2028 e 2029, ganhando flexibilidade sem deixar de ter rendimento.

E atenção: LCIs/LCAs são isentas de IR, mas não protegem contra inflação como o Tesouro IPCA+. Compare as taxas reais (descontando IR e inflação) para decidir. Avaliar a curva de juros futura também ajuda a entender se vale a pena travar taxas agora.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
  • 0
Postado

Muito obrigado pela ajuda de todos. Analisarei os títulos e utilizarei a calculadora que o @Eddy Paulini indicou.

Hoje dei uma olhada na plataforma e vi títulos pré-fixados de 15,10% até 2029. Pelos cálculos, parece ser uma boa oportunidade de rentabilidade até o prazo, ainda que tenha o IR de 15% e, claro, considerando sempre o limite do FGC até o vencimento.

Gostei da ideia de diversificar. Quem sabe um pouco de pré-fixado e outro de IPCA +.

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Isrhael Jhunyor Dos Santos !

Apenas complementando nossos amigos.

Vou deixar como sugestão o uso da calculadora de renda fixa do investidor sardinha:

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

Nela você poderá compara rentabilidades de títulos e ver o que melhor poderá render até a data do vencimento em 4 anos. Dentro deste período, pode ser que LCIs e LCAs fiquem para trás mesmo com CDBs tendo desconto de IR. Em prazos mais longos, os CDBs tendem a se sobressair.

Por isso o uso da ferramenta acima para ajudar na tomada de decisão, tanto para saber se vai compensar mais um título isento ou não de IR bem como ter uma noção se um prefixado ou pós fixado vai valer mais a pena. Mas aqui vale lembrar que pode ser um pouco difícil de cravar pois títulos pós fixados não teremos como saber exatamente quanto irão render.

E como eles disseram, se não há chances de o resgate ser antecipado, títulos como CDBs, LCIs, LCAs, etc com vencimento próximo a data de uso, podem ser aplicados. Caso tenha alguma chance  de resgate antecipado, Não terá como fugir de Tesouro Selic ou CDB de liquidez diária.

Espero que agregue ao tema!

Outra questão: se eu ficar dentro do limite do FGC até o vencimento do título, posso aplicar tudo em diferentes títulos do Banco Master que estão com vencimento em 01/07/2027 e com uma rentabilidade de 18,60%, certo? 

O único problema seria eventual quebra do banco, mas estaria dentro do limite do FGC.

• Brabo 1
  • 0
Postado
5 minutes ago, Isrhael Jhunyor Dos Santos disse:

Outra questão: se eu ficar dentro do limite do FGC até o vencimento do título, posso aplicar tudo em diferentes títulos do Banco Master que estão com vencimento em 01/07/2027 e com uma rentabilidade de 18,60%, certo? 

O único problema seria eventual quebra do banco, mas estaria dentro do limite do FGC.

@Isrhael Jhunyor Dos Santos sim, você tem o limite de 250 mil pela instituição como um todo. Então ela vai cobrir diferentes títulos, com diferentes taxas e vencimentos sendo do mesmo emissor.

Apenas atente-se a dois detalhes:

O FGC cobre o valor investido + juros auferidos. Se você investe, por exemplo, R$ 230.000 e ganha de juros mais R$40.000 totalizando R$ 270.000, o FGC irá ressarcir os 250 e você perderá R$ 20.000.

Outro ponto é lembrar que o ressarcimento do FGC não é imediato. Levam-se uns dias até todo o processo desde a solicitação do ressarcimento até ter de fato o dinheiro na conta.

24 minutes ago, Isrhael Jhunyor Dos Santos disse:

Uma outra dúvida, quando a coluna estoque tem apenas esse traço "-", significa que o título esgotou?

image.png.85aee2f2f9841e054674314ea344fa4a.png

Si, provavelmente é por não se ter mais lastro disponível.

• Brabo 1
  • Criar novo...