Tenho uma dúvida: qual seria um percentual "justo" para considerar como rentabilidade real em uma aplicação de renda fixa?
Por exemplo:
Investi R$ 10.000 em um título com rentabilidade de 14% ao ano, por um período de 5 anos.
No final, terei:
Rentabilidade bruta: R$ 19.254,15
Rentabilidade líquida: R$ 16.366,03
Agora, se eu quiser considerar também a inflação do período, qual percentual eu poderia descontar?
Seria mais correto fazer o cálculo com uma rentabilidade menor, tipo 9% ao ano, já estimando o efeito da inflação?
Ou melhor, imaginar um percentual a ser descontado da rentabilidade líquida final?
Olhei em alguns sites e alguns lugares falam para considerar entre 6% a 8% de inflação...
Pergunta
Paulo Ricardo Lima
Pessoal, boa noite! Tudo certo?
Tenho uma dúvida: qual seria um percentual "justo" para considerar como rentabilidade real em uma aplicação de renda fixa?
Por exemplo:
Investi R$ 10.000 em um título com rentabilidade de 14% ao ano, por um período de 5 anos.
No final, terei:
Agora, se eu quiser considerar também a inflação do período, qual percentual eu poderia descontar?
Seria mais correto fazer o cálculo com uma rentabilidade menor, tipo 9% ao ano, já estimando o efeito da inflação?
Ou melhor, imaginar um percentual a ser descontado da rentabilidade líquida final?
Olhei em alguns sites e alguns lugares falam para considerar entre 6% a 8% de inflação...
Top Posters For This Question
1
1
1
DIAS POPULARES
23/Mai
1
21/Mai
1
22/Mai
1
Top Posters For This Question
Eddy Paulini 1 post
Thiago Cappi Da Cruz 1 post
Paulo Ricardo Lima 1 post
DIAS POPULARES
23/Mai 2025
1 post
21/Mai 2025
1 post
22/Mai 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Eddy Paulini
Boa noite, @Paulo Ricardo Lima ! No meu entendimento, não tem um número justo, certo, mágico, etc. Digo isso pensando no conceito de investir em renda fixa pensando no longo prazo e até mesmo s
Paulo Ricardo Lima
Pessoal, boa noite! Tudo certo? Tenho uma dúvida: qual seria um percentual "justo" para considerar como rentabilidade real em uma aplicação de renda fixa? Por exemplo: Investi R$ 10.000 em
2 respostas para essa pergunta
Recommended Posts