Jump to content

Pergunta

Postado

Hoje minhas metas no diagrama do cerrado são:

20% renda fixa Brasil; 15% FIi; 40% ações nacionais; 20% ações internacionais e 5% REITs.

Atualmente tenho 50 mil investidos (tudo na AUVP), e faço aportes mensais de 500 reais.

Concretizando essa alteração  no IOF, ficando bem mais caro investir internacionalmente, faria sentido abandonar a conversão dos 500 reais em dólar, e modificar meu diagrama? 

Pensei em 40% renda fixa; 20 Fii; 40 ações nacionais.

Conto com a ajuda da comunidade.

Se tiver bizonhando... Rasguem o verbo.

• Brabo 2

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
10 horas atrás, João Pedro Langaro Ortega disse:

20% renda fixa Brasil; 15% FIi; 40% ações nacionais; 20% ações internacionais e 5% REITs.

Atualmente tenho 50 mil investidos (tudo na AUVP), e faço aportes mensais de 500 reais.

Concretizando essa alteração  no IOF, ficando bem mais caro investir internacionalmente, faria sentido abandonar a conversão dos 500 reais em dólar, e modificar meu diagrama? 

Não deve mudar seu plano a cada nova notícia. Todo dia tem uma nova notícia no mercado. Não será um aumento de 0,38% para 1,1% que tirará toda a vantagem de investir nos EUA(moeda e economia mais forte que a nossa). Tem que seguir o plano, caso contrário, terá bem menos patrimônio no fim. 

• 0
Postado

Bom dia @João Pedro Langaro Ortega, tudo bem?

Na minha visão, investimentos internacionais são fundamentais. Você não deve abandonar eles.

É uma diferença que impacto um pouco, mas no final das contas, ainda irá valer o investimento numa economia muito mais sólida do que a nossa (EUA).

O que faria no seu lugar, é concentrar os investimentos internacionais mensal em um único ativo. Por exemplo, se você tem IVV e QQQ na carteira e o diagrama pede para você rebalancear os dois, em um mês, eu aportaria somente em IVV e no outro, somente em QQQ. Até para pagar menos taxas de corretagem na conta internacional.

Continue seus investimentos no exterior, está foi uma barreira a mais, contudo não deve desanimar de diversificar internacionalmente sua carteira, um abraço!

• Brabo 3
  • 0
Postado

Bom, João, uma coisa que eu considero coerente, visando pagar o mínimo possível em uma transação, é o seguinte: quando vou enviar dinheiro para um investimento internacional e ainda não tenho um montante que justifique o pagamento das taxas (não me refiro à cotação do dólar, mas sim à taxa de conversão e à corretagem internacional), prefiro deixar o valor aplicado em um CDB 100% do CDI, algo básico, apenas para acumular até atingir um valor que compense o custo da remessa.

Pontos negativos:

• É um pouco trabalhoso gerenciar isso no diagrama; precisa ser ajustado depois.
  • Fica sujeito à variação cambial.

Pontos positivos:

• Otimiza taxas e spread (sem a intenção de acertar o “c” da mosca; quando o valor atinge um patamar viável, envio, sem ficar esperando o dólar cair ou algo assim).
  • Busca pagar a menor corretagem possível.

Essa é apenas uma visão, claro. Existem outras formas de fazer, mas considero essencial diversificar, especialmente entre países.

• Brabo 4
  • 0
Postado
50 minutes ago, Everton Alves Dos Santos disse:

Meu, vi q eles revogaram uma parte do IOF mas "no nosso" continuou dentro né

de 0,38% para 3,5%. Eh isso mesmo? 🫠

Resumo das Alíquotas Vigentes (23/05/2025):
Operação    Alíquota do IOF
Cartão internacional    3,5%
Remessa para conta pessoal no exterior    3,5%
Investimentos no exterior    1,1%
Compra de moeda em espécie    3,5%

INVESTIMENTO TA MENOR

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)
2 minutes ago, Everton Alves Dos Santos disse:

Resumo das Alíquotas Vigentes (23/05/2025):
Operação    Alíquota do IOF
Cartão internacional    3,5%
Remessa para conta pessoal no exterior    3,5%
Investimentos no exterior    1,1%
Compra de moeda em espécie    3,5%

INVESTIMENTO TA MENOR

No texto informa que voltou a legislação anterior, só tava escrito lá errado... na prática pra investir nada mudou.

Edit: porém no app do btg tá constando sim de fato 1,1 pra investir

Editado por Thiago M Borges
  • Brabo 2
  • 0
Postado

vamos imaginar q o governo nao tivesse cancelado...

minha resposta seria

nada muda, continue aportando

se hj é 3.5% nada impede q amanha seja 5 e vc vai ficar com o sentimento de q deveria ter investido antes

eu ia postar isso justamente pq a gente nao consegue mudar essas coisas, nos nao definimos as regras
so vai, foca em ganhar mais

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Mateus Souza disse:

Bom, João, uma coisa que eu considero coerente, visando pagar o mínimo possível em uma transação, é o seguinte: quando vou enviar dinheiro para um investimento internacional e ainda não tenho um montante que justifique o pagamento das taxas (não me refiro à cotação do dólar, mas sim à taxa de conversão e à corretagem internacional), prefiro deixar o valor aplicado em um CDB 100% do CDI, algo básico, apenas para acumular até atingir um valor que compense o custo da remessa.

Pontos negativos:

• É um pouco trabalhoso gerenciar isso no diagrama; precisa ser ajustado depois.
  • Fica sujeito à variação cambial.

Pontos positivos:

• Otimiza taxas e spread (sem a intenção de acertar o “c” da mosca; quando o valor atinge um patamar viável, envio, sem ficar esperando o dólar cair ou algo assim).
  • Busca pagar a menor corretagem possível.

Essa é apenas uma visão, claro. Existem outras formas de fazer, mas considero essencial diversificar, especialmente entre países.

Gostei desta alternativa. 

Não havia pensado desta forma. Posso não aportar todo mês.. fazer a casa 3 meses.. aí fica mais vantajoso! 

Muito obrigado pela dica.

• 0
Postado
6 horas atrás, João Pedro Langaro Ortega disse:

@João Pedro Langaro Ortega

Pelo que vi, já houve uma revogação parcial dessa nova medida, e entre o que foi anunciado e o que vai de fato entrar em efeito muitas vezes tem um mundo de diferença. Por essas e outras não tomamos decisões de investimentos com base em notícias. rsrsrs

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Bolívar Luiz disse:

@João Pedro Langaro Ortega

Pelo que vi, já houve uma revogação parcial dessa nova medida, e entre o que foi anunciado e o que vai de fato entrar em efeito muitas vezes tem um mundo de diferença. Por essas e outras não tomamos decisões de investimentos com base em notícias. rsrsrs

Não tomei decisão com base na notícia. Apenas considerei a mudança. Uma vez que meu patrimônio e meu aporte ainda são pequenos (quanto menos taxa pagar melhor, uma taxa alta afetaria e muito na rentabilidade da carteira).

E neste caso, não é bum investimento específico e sim uma estratégia. 

Achei a ironia desnecessária... Não se espera isso de um moderador. 

Abraço aí Bolívar...  Ainda bem que a taxa não subiu tanto.. mesmo assim mais que dobrou não? (Assistiu o lucros líquidos?)

• 0
Postado
6 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

vamos imaginar q o governo nao tivesse cancelado...

minha resposta seria

nada muda, continue aportando

se hj é 3.5% nada impede q amanha seja 5 e vc vai ficar com o sentimento de q deveria ter investido antes

eu ia postar isso justamente pq a gente nao consegue mudar essas coisas, nos nao definimos as regras
so vai, foca em ganhar mais

Mas então.. a questão é que estou na fase inicial.

Talvez agregar mais valor primeiro, e mais pra frente quando os aportes forem maiores, aí sim um vantagem na remessa. 

Não sei... A discussão é essa mesmo. De um jeito ou de outro o investidor fica arrependido! Kkkkk 

Obrigado por expor seu posicionamento! 

Abraço

• 0
Postado
On 23/05/2025 at 10:52, João Pedro Langaro Ortega disse:

Muito cedo para isso, não?

• 0
Postado (edited)
On 23/05/2025 at 09:52, João Pedro Langaro Ortega disse:

Impostos, taxas e novas regras sempre vão ser impostas, cabe o investidor seguir em frente, no longo prazo, vai perceber que foi melhor ter continuado.

Editado por Antonio De Matos Teixeira Neto
  • Criar novo...